A Vedamotors apresentou recentemente uma novidade para o mercado, a Válvula e o Retentor de Haste em uma única embalagem — garantindo mais agilidade no dia a dia do mecânico.
O profissional aplicador já conhece a recomendação de sempre trocar o retentor de haste ao instalar uma nova válvula, e ter as duas peças juntas é uma mão na roda para evitar o retrabalho e ainda diminuir custos.
Para mostrar como é feita a aplicação de forma correta, a VEDA produziu um vídeo explicando o processo de instalação da válvula e do retentor.
A Daniele Reis da Engenharia de Produto da VEDA traz dicas importantes para a instalação da Válvula e do Retentor de Haste no motor, veja só!
Nesse artigo iremos mais a fundo nas dicas passadas pela Dani, para que você não tenha nenhuma dúvida ao instalar a válvula e o retentor. Vamos lá? Continue a leitura!
4 Dicas para instalar Válvula e Retentor perfeitamente!
- Faça a limpeza ao desmontar o cabeçote
Ao desmontar o cabeçote, um cuidado simples, porém crucial, é realizar uma boa limpeza. Mas por que isso deve ser feito?
A limpeza deve ser feita para evitar sujeiras ou avarias. Quando a limpeza não é feita com atenção, as novas peças podem ser prejudicada pelo estado de conservação do cabeçote.
Para realizar esse processo, remova as válvulas antigas e faça a limpeza com produto descontaminante, como a Dani mostrou no vídeo.
Com estes cuidados garantimos que o motor vai continuar funcionando adequadamente, preservando a durabilidade de todo o conjunto.
- Atente-se às guias antes de instalar!
Antes de instalar a nova válvula e retentor, você deve verificar se as guias não estão desgastadas ou empenadas.
Esse procedimento é importante, pois instalar novas válvulas com guias danificadas pode causar problemas, como “o motor fumando”
As guias das válvulas de admissão e de escape estão sujeitas a desgaste ao longo do tempo devido às altas temperaturas e ao atrito constante que sofrem. Por esse motivo, deve ser feita a manutenção regular do sistema de válvulas.
Para verificar o desgaste da guia, uma dica é:
- Após desmontar o cabeçote, com o seu dedo indicador tampe o bico da extremidade contrária ao lado onde está a válvula no guia;
- Continue tampando com o dedo essa extremidade e puxe para fora, com precisão, a válvula;
- Nesse momento, você precisa ouvir um som como de uma bolha de ar sendo estourada, causado pela compressão que uma guia em bom estado causa;
- Se o som estiver ausente, significa que a guia perdeu sua capacidade de compressão e precisa ser trocada.
Ao trocar as válvulas, tenha atenção às guias para não ser necessário reabrir o motor e ter o trabalho dobrado!
Uma guia de válvula com problema leva ao desgaste do retentor por conta de vibrações excessivas. O desgaste do retentor permite a passagem de óleo indevido para a câmara de combustão, causando a “fumaça” na moto.
Identificou uma guia desgastada? Troque ela!
- Assentamento das válvulas
O assentamento das válvulas deve ser feito para evitar vazamentos e o motor fumando. Você pode realizar esse processo com uma pasta para assentamento ou esmerilhamento, como também é chamada.
O assentamento irá permitir o fechamento correto entre a válvula e seu respectivo encaixe no cabeçote. Deve ser feito para polimento e ajuste de sede de válvulas, com cuidado para não alterar as dimensões da válvula, sem riscar ou desgastar o metal.
- Regule a folga das válvulas
O ajuste da folga das válvulas deve seguir orientação da montadora. A folga correta irá contribuir para o sincronismo de todo o motor.
Apesar de ser uma manutenção simples de ser feita e com baixo custo, a regulagem das válvulas pode ser negligenciada por alguns condutores. Você, como mecânico, deve garantir que o cliente sempre sairá com o melhor serviço.
As folgas das válvulas servem para compensar a dilatação da peça. Quando o motor está trabalhando, as válvulas também serão aquecidas, ocorrendo a dilatação do material — em quantidade pequenas, porém significativas, no motor.
Podem ocorrer dois problemas principais quando há erros na folga da válvula:
- Folga maior que o recomendado: atrito entre a válvula e o parafuso de ajuste. Ocorre perda de potência e barulhos relativos a esse atrito.
- Folga menor do que o recomendado (válvula presa): desse modo, a válvula não encosta completamente no cabeçote, levando ao superaquecimento do motor, pois a válvula não consegue realizar a troca de calor efetiva. Além disso, a válvula não consegue vedar perfeitamente, escapando gases e causando aumento de temperatura do motor, gasto excessivo de combustível e perda de potência.
Válvula e Retentor de Haste Vedamotors
O lançamento de Válvula e Retentor de Haste numa única embalagem veio para facilitar o corre do mecânico no dia a dia de trabalho e levar mais eficiência para os clientes. Com a experiência e confiabilidade que só a Vedamotors pode entregar!
Confira abaixo as aplicações já disponíveis no mercado:
Se quiser saber onde encontrar na sua região, é só mandar um WhatsApp pro nosso time comercial.
Ficou com alguma dúvida sobre a instalação da Válvula e Retentor? Deixe um comentário abaixo que responderemos!