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Bomba de AGUA elétrica? É isso mesmo?

A instalação de uma bomba de água elétrica na sua moto poderia melhorar o desempenho e a vida útil do motor? Algumas equipes de motocross pensam assim e têm se encaixado nelas para ganhar um segundo precioso no Supercross. Isso nos fez pensar, poderia funcionar para enduro?
Enquanto aguardamos a próxima geração de motores de dois tempos injetados por combustível ou o nascimento do motor monocilíndrico movido a hidrogênio, continuamos procurando maneiras de melhorar o que já temos. Ganhos em potência e eficiência do motor ficam cada vez menores e mais difíceis de alcançar a cada atualização do modelo de motocicleta, mas ainda estão por aí.

Que tal isso para uma ideia que qualquer um de nós poderia fazer por nós mesmos e que potencialmente aumentará a potência e a eficiência de um motor. A última parte ‘deve ter’ que várias das equipes de Supercross foram vistas usando esta temporada AMA é a bomba de água elétrica.

Eles estão removendo as bombas de água mecânicas padrão e entalhando em uma unidade simples que aumenta a taxa de fluxo, mantém a temperatura do motor constante, aumenta a potência e prolonga a vida útil do motor também. Então eles afirmam.

Como funciona?
Seu objetivo é aumentar a vazão no sistema de resfriamento através de uma bomba pequena e sem escovas e reduzir o arrasto removendo a bomba mecânica padrão que todas as motos refrigeradas a água instalaram. Isso leva a um aumento na potência devido a uma temperatura de funcionamento mais constante e mais eficiência (menos arrasto) no sistema – há alegações de um adicional de 1,5 hp flutuando.

A ideia faz sentido: uma bomba constante e de forma independente para aumentar a vazão terá benefícios óbvios para um motor de cilindro único. Dependendo de qual bomba, ela pode aumentar a vazão para 35 litros por minuto, embora normalmente seja mais baixa, mas bombas de modelos diferentes são ajustáveis ou têm mais ou menos vazão.

Alguns grandes fabricantes já os produzem – Bosch e Polini, por exemplo, mas há outros fabricantes mais independentes flutuando sobre o objetivo de motos off road. Os que analisamos pesam muito pouco, 360 gramas ou 0,8 libras. Eles afirmam ser simples de encaixar, têm baixo uso de corrente da bateria, têm taxas de fluxo ajustáveis e podem ser ajustados para chutar a uma temperatura escolhida.

Eles poderiam trabalhar para enduro?
Por que não? E quanto ao hard enduro, onde as temperaturas de corrida são mais altas, o fluxo de ar através dos radiadores pode ser inexistente e o resfriamento constante seria um bônus real? Eles já estão por aí, mas por que as pessoas não estão se encaixando neles?

A pergunta que muitos farão aqui é “preciso apresentar outra coisa para dar errado?” É um enigma milenar e algo como um mantra para muitos off-roaders que naturalmente preferem manter as coisas simples.

Não faltam fabricantes que façam kits mecânicos de bomba de água de fluxo mais alto para motos. Normalmente, eles têm impulsores maiores ou maiores para aumentar o fluxo de refrigerante, reduzir a temperatura de funcionamento e melhorar o desempenho e o slot diretamente.

As bombas de água elétricas também não são novidade, notavelmente o fabricante espanhol de moto Vertigo as encaixou em suas motos. Eles também são usados em motores de kart e são populares no mercado de reposição adequados à fraternidade de ajuste e corridas de scooters.

As pessoas têm feito os mesmos argumentos para manter os eletrônicos fora de todos os tipos de motos off road há anos e está ficando um argumento cansado. Não é do interesse de ninguém ter uma peça ou moto que continue quebrando – os fabricantes de motos e componentes eletrônicos têm o bom hábito de melhorar a cada geração, assim como telefones, carros ou computadores.

Ninguém está dizendo para comprar uma bomba de água de US$ 30 em uma loja online aleatória e correr GNCC. Mas há muito dinheiro envolvido no Supercross e ninguém estaria encaixando peças em motos que falhariam ou lhes custariam lugares e pontos. As bombas que analisamos reivindicam muitos milhares de horas de confiabilidade.

Embora o Supercross obviamente não seja tão difícil em uma moto quanto a floresta andando na lama e na chuva, mecanicamente é um esporte de moto muito difícil, especialmente em um motor. Supondo que esses coisas estão atualmente vendendo como bolos quentes para meninos e meninas corsários e amadores de motocross.

Alimento para pensar
Alguns pilotos de enduro já reduzem o arrasto internamente em seu sistema de resfriamento removendo o termostato, encaixando um ventilador (onde não é padrão) e um interruptor manual. Ajuda, mas uma bomba elétrica poderia ser o próximo passo? É motivo para pensar.

Estaríamos interessados em ouvir de qualquer pessoa que tenha instalado e usado um para enduro. Também estaríamos interessados em encaixar uma em nossas motos de teste e tentar. Entre em contato pelo ZAP 24-99821-9988 queremos conhecer melhor e fazer matérias….



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