O piloto Francês da Yamaha, Fabio Quartararo vence mais uma corrida de ponta a ponta na etapa Alemã da motoGP em Sachsenring, à frente de Johann Zarco e Jack Miller.
Após um dia perfeito com recorde da pista nos treinos de sábado, Pecco Bagnaia, Ducati, pagou um alto preço logo na curva 1 após a largada, depois atacou Quartararo na primeira volta da corrida. No entanto, o francês – ansioso para manter sua yamaha voltou direto para o confronto com a Ducati.
O desastre, na forma de uma quarta desistência da temporada, aconteceu na saída da mesma curva apertada várias voltas depois, quando a moto de Bagnaia perdeu a traseira e escorregou quando ele perdeu o controle da moto na curva.
Esse erro deu ao atual campeão Quartararo uma vantagem de 1,3s sobre Zarco, da Pramac Ducati, com as Aprilias de Aleix Espargaró e Maverick Vinales se estabelecendo em terceiro e quarto.
Após 30 voltas no circuito de Sachsenring, o lado esquerdo do pneu traseiro e as temperaturas escaldantes desta tarde (35 no ar, 52 no solo) aumentaram as preocupações de durabilidade dos pneus, mesmo com Quartararo entre apenas três pilotos (junto com Vinales e Pol Espargaró) para escolher o meio em vez do pneu traseiro duro, todos os olhos estavam em qualquer erro do piloto da Yamaha no final da corrida.
Mas Quartararo manteve um ritmo sólido até o final e agora detém uma vantagem de 34 pontos no campeonato, com Zarco em segundo, enquanto Aleix Espargaró e Miller lutaram pelo terceiro.
Vinales ficou atrás de Espargaró na primeira metade da corrida, seguidos por Jack Miller em quinto lugar que se recuperava de uma penalidade por cair sob bandeiras amarelas no sábado.
O australiano ficou em quarto lugar quando o dispositivo de altura traseira da Aprilia de Vinales teve problemas, forçando o Espanhol a desistir a 13 voltas do final.
Miller atacou Espagaró na curva um com 8 voltas para o final, mas escapou após ter feriado tardiamente.
Depois repetiu a manobra, com o mesmo resultado sem sucesso, algumas voltas depois, quando ambos estavam sob ameaça de Luca Marini, que estava se aproximando rapidamente na dupla, faltando 5 voltas.
No entanto, pouco antes de Marini chegar, Miller ficou em terceiro lugar quando Espargaró escapou na curva 1.
O companheiro de equipe de Zarco, Jorge Martin (pilotando pela primeira vez desde a cirurgia na mão) completou a sexta posição atrás de Marini, com Brad Binder liderando a KTM em sétimo, o novato Fabio di Giannantonio em oitavo e Miguel Oliveira em nono.
Joan Mir, da Suzuki, caiu momentos depois de Bagnaia, acabando com suas esperanças de recuperação da décima segunda posição. Takaaki Nakagami e Alex Rins voltaram neste fim de semana após o acidente em Barcelona. Rins, que sofreu uma fratura no pulso, foi forçado a se retirar do evento após FP3, enquanto Nakagami continuou na corrida apesar de estar com ombro lesionado no sábado.
O fim de semana de Nakagami terminou após uma queda no início da corrida, com o companheiro de equipe Alex Marquez e Pol Espargaró, da Repsol Honda, também estarem na lista de desistências.
Quartararo foi o novo vencedor do MotoGP alemão desde 2013, com Marc Márquez – invicto em Sachsenring desde as 125cc em 2011 – ausente da corrida, enquanto continua na recuperação de uma quarta operação no braço direito.
Márquez foi novamente substituído pelo piloto de testes da HRC e herói da casa de Sachsenring, Stefan Bradl. Sachsenring é o circuito mais curto do calendário da MotoGP, com apenas 3,7 km de comprimento e uma reta mais longa de 700m. O circuito também tem uma forte inclinação no sentido anti-horário de 10 curvas à esquerda, em comparação com 3 curvas à direita, uma delas sendo a infame queda de ‘cachoeira’ na curva 11. Sachsenring também marcou o ponto médio das 20 rodadas planejadas temporada do campeonato mundial, com a 11ª etapa no circuito Assen na Holanda no próximo fim de semana.
Confira como ficou o resultado da etapa Alemã em Sachsenring: