A quarta rodada das cinco do FIM World Rally-Raid Championship de 2023 vai para Desafío Ruta 40, na Argentina, onde uma extenuante rota de 2.804 km entre La Rioja, Belén (Catamarca) e Salta, se divide em cinco etapas entre 26 de agosto e 1o de setembro.
Uma lista de entrada de elite W2RC FIM ligeiramente esgotada, mas sem menos, para esta 11a edição do rali argentino é liderada pelo líder de pontos do campeonato de 2023, Toby Price, enquanto entramos na penúltima corrida esta semana. O piloto da Red Bull KTM Factory Racing tem uma margem de sete pontos sobre o herói local Luciano Benavides (Husqvarna Factory Racing) e uma diferença de nove pontos sobre Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda), o que torna o Ruta 40 um evento decisivo em potencial.
A KTM também comanda o ranking do fabricante com 113 pontos, mas a Honda, em segundo lugar com 95, tem força em números com o dobro de pilotos novamente inseridos em comparação com seus principais rivais da equipe de fábrica. Haverá quatro pilotos vermelhos contra apenas dois para a equipe laranja e o mesmo número para a Hero MotoSports. Husqvarna e GASGAS estão recebendo um concorrente esta semana.
2023 W2RC FIM World Rally-Raid round four, Desafio Ruta 40 lista de entrada de classes de moto:
Honda em vigor
Há 10 participantes na categoria RallyGP para pilotos profissionais no total, então não é a maior entrada e também há alguns pilotos notáveis faltando por lesão ou não comparecimento. Toby Price é acompanhado por apenas um companheiro de equipe da Red Bull KTM Factory Racing, Mathias Walkner, após o acidente de treinamento do vencedor do Rali Dakar de 2023, Kevin Benavides, em 30 de julho.
O irmão Luciano Benavides carregará a bandeira para os fãs argentinos em casa, mas estará sozinho após a saída de Skyler Howes da equipe Husqvarna Factory Racing – aguardamos com interesse para ver o que está acontecendo com o americano. Mason Klein também está faltando nesta lista enquanto tropeça em uma primeira temporada completa na classe RallyGP depois de ganhar o título mundial do Rally2.
A Red Bull GASGAS Factory Racing também terá apenas um piloto, Sam Sunderland, já que Daniel Sanders também ainda está se recuperando de suas lesões nas pernas sofridas no mês passado.
A Hero MotoSports escolhe Ross Branch e Sebastian Bühler para esta rodada, adicionando à lista de equipes de fábrica que não colocarão em campo mais de dois pilotos.
A Monster Energy Honda contraria essa tendência, no entanto, com nada menos que quatro pilotos de fábrica: Adrien Van Beveren, Pablo Quintanilla, Nacho Cornejo, Ricky Brabec e você poderia adicionar Tosha Schareina como o quinto piloto não oficial no CRF450 Rally apoiado pela fábrica.
No ranking da equipe do fabricante, os atuais campeões mundiais Honda mais uma vez contarão com a força em números para tentar alcançar a equipe KTM que está dominando a temporada até agora. A KTM tem 113 pontos para o 95 da Honda e o 89 da Husqvarna.
Rali 2 classe
Há oito pilotos na lista de início do Rally2 e eles são os grandes rebatedores do campeonato. Paolo Lucci (BAS World KTM Racing), está empoleirado no topo da classificação com 66 pontos com Romain Dumontier (Husqvarna HT Rally Raid) apenas três pontos atrás. O terceiro no geral com 45 pontos é Jean-Loup Lepan (Duust Diverse Racing), será flanqueado por pilotos do calibre de seu companheiro de equipe Konrad Dąbrowski e regulares como Michael Docherty e Bradley Cox da BAS World KTM Racing.
Programação do Desafio Ruta 40 de 2023:
· 22 de agosto: Abertura do acampamento no Estádio Superdomo de La Rioja às 8h
· 26 de agosto: Escrutínio administrativo no Estádio Superdomo de La Rioja
– Examinamento técnico no Estádio Superdomo de La Rioja das 10h às 18h
– Conferência de imprensa no Estádio Superdomo de La Rioja às 12h
· 27 de agosto: Conclusão da escrutínio administrativo e técnico no Estádio Superdomo de La Rioja até as 10h
– Publicação da ordem inicial às 11:30 da manhã
– Briefing geral no Estádio Superdomo de La Rioja às 13h
– Prólogo de 9 km em Dique Los Sauces a partir das 15h
– Escolha da ordem inicial pelo top 10 no prólogo no Estádio Superdomo de La Rioja às 18:30
– Início cerimonial no Estádio Superdomo de La Rioja das 19:30 às 20:30
Dias de corrida:
· 28 de agosto: estágio 1 – La Rioja–Belén especial: 334km / total: 696km
· 29 de agosto: estágio 2 – Belén–Belén especial: 339km / total: 460km
· 30 de agosto: estágio 3 – Belén–Belén especial: 268km / total: 464km
· 31 de agosto: estágio 4 – Belén–Belén especial: 348km / total: 584km
· 1o de setembro: estágio 5 – Belén–Salta especial: 257km / total: 561km
– Acabamento dos primeiros concorrentes a partir das 14h
– Cerimônia final do pódio no Centro de Convenções de Salta a partir das 17h