De 26 a 31 de janeiro, os melhores pilotos e navegadores do off-road nacional enfrentarão mais de 1 mil km de trilhas entre Teresina (PI) e Beberibe (CE). Atuais campeões querem repetir o feito e abrir a temporada nacional à frente do ranking.
Mais do que uma aventura off-road que corta parte do Piauí e do Ceará… O 38º Rally Piocerá abre a temporada do Campeonato Brasileiro de Enduro e Rally de Regularidade. Com a chancela da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo –, é considerado um dos eventos mais importantes do off-road nacional, atraindo centenas de competidores (de todas as regiões do país) e, entre eles, grandes nomes do circuito nacional.
Para a edição do Rally Piocerá 2025, espera-se uma disputa nos mesmos moldes de 2024: decisões de pódio que ficaram para o último dia de rally com performances que marcaram a história do evento e daqueles que protagonizaram os primeiros lugares.
Na categoria Elite – Moto Enduro –, o piloto Guilherme Cascaes sagrou-se campeão com um desempenho impecável, vencendo adversários de peso como Tiago Wernersbach, Jomar Grecco e Helaindo Onofre Jales. Eles largaram para a etapa final com uma diferença de apenas quatro pontos, o que evidenciou o equilíbrio da competição. Sete competidores disputam a Elite este ano, incluindo o piauiense Guilherme Portela, atual campeão brasileiro da Graduados.
Categoria que também teve uma emocionante disputa em 2024. Luiz Antônio Araújo superou a lenda Dário Júlio, um ícone do rally nacional. O respeito mútuo entre os competidores e a entrega até o último momento deram um tom especial ao certame, mostrando que o esporte vive uma renovação saudável e empolgante.
O piloto mineiro Dário Júlio, da equipe Honda Racing, ressaltou a importância do evento e o impacto que ele tem na preparação dos competidores. “O Rally Piocerá é uma prova excelente e digna de abertura de campeonato. São quatro dias de competição, com distâncias significativas, etapas longas e técnicas. Isso exige muito preparo físico e atenção, além de uma motocicleta em excelentes condições”, pontuou Dário, que ainda destacou as belezas da região por onde o evento passa. “O que mais encanta é a natureza do trajeto. Eu saio do Sul de Minas (Lavras) com a certeza de que vou passar por lugares incríveis, com terrenos variados, e ter o privilégio de conviver com o povo acolhedor do Piauí e do Ceará, que sempre nos recebe de forma especial”.
O time da Honda Racing participa do Rally Piocerá (e Cerapió) há 32 anos e para 2025, segue com cinco pilotos em quatro categorias, sendo: Bruno Crivilim (cat. Elite), Tiago Wernersbach (cat. Elite), Alexandre Valadares (cat. Graduado), Dário Júlio (cat. Over 35) e Bárbara Neves (cat. Feminino). Além de toda uma estrutura de apoio mecânico, com carreta de peças e furgão. “O Piocerá é um importante incentivo e oportunidade para treinarmos e nos manter bem-preparados. E com certeza, buscaremos o pódio em todas as categorias que vamos disputar”, enfatiza Dário.
Carros 4×4: estratégia e navegação
Quer mais emoção? Então, está garantida a adrenalina entre os carros no Rally de Regularidade 4×4. Na última edição, a dupla formada pelo baiano Fábio Ruediger e o catarinense Michael da Silveira Masson, garantiu o título na categoria Máster, com o pódio também decidido nos quilômetros finais. Experiência não faltou, uma vez que o piloto participa do evento desde 2007, sagrando-se bicampeão consecutivo. “O Rally Piocerá é uma prova muito técnica na pilotagem, na navegação e na estratégia. E a cada ano, fica ainda mais competitiva”, disse o Fábio. “Vencer na categoria Máster é chegar ao topo”.
Pode-se afirmar que a disputa foi realmente boa, pois eles brigaram pelo título com outras duas duplas bastante experientes: Fernando Lage e Gustavo Schmidt (Belo Horizonte, MG / São José, SC), e José Carlos da Silva (o Zé do Chapéu) e Bernardo Schafer Andrade (Cuiabá, MT e Piratuba, SC).
UTVs: potência e precisão
A categoria UTV’s é uma das que mais cresce no Rally Piocerá. Na edição de 2024, a dupla Roberto Beto e Roberto Spessato (de Santa Cruz do Sul, RS, e Chapecó, SC) brilhou com uma pilotagem sólida e constante, nessa que foi a segunda participação do piloto e a quarta do navegador (duas na categoria carros).
Eles conseguiram um feito incrível, pois disputaram o título da categoria com duplas do Nordeste: Diego Moura Macedo e Artur de Carvalho Júnior (São Luis, MA); João Giuzatto Barros Leal e Paulo Alcantara Gonçalves (São Luis, MA), e Fernando Oliveira e Daniel Rocha Rodrigues (Teresina, PI).
Depois da história que a edição de 2024 escreveu, deixa para 2025 a expectativa de mais uma competição que combinará técnica, estratégia, adrenalina e alta competitividade dentro de trilhas que apresentam um Brasil grandioso em belezas naturais e cultura. Em Teresina (PI), no dia 26, o capítulo dos 38 anos do Piocerá começará a ser escrito.
Programação – 38º Rally Piocerá
26 de janeiro – domingo
Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)
9h às 18h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo
10h às 22h: Arena Rally Piocerá
27 de janeiro – segunda-feira
Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)
9h às 16h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo
10h às 22h: Arena Rally Piocerá
Briefing técnico – Teresina Shopping
9h às 10h: Motos, Carros 4×4, 4×2, Expedição e Mototurismo
10h às 11h: Bikes – Ranking Nacional XCM
Largada promocional – Teresina Shopping
18h: Bikes
19h: UTVs e Quadriciclos
19h30: Carros 4×4, 4×2 e Categoria Expedição
20h30: Mototurismo e Motos
Roteiro – 38º Rally Piocerá
Carros/Motos/UTVs/Quadriciclos
28 de janeiro – terça-feira
Teresina (PI) a Pedro II (PI)
Percurso: 281km
29 de janeiro – quarta-feira
Pedro II (PI) a Sobral (CE)
Percurso: 276km
30 de janeiro – quinta-feira
Sobral (CE) a Quixeramobim (CE)
Percurso: 310km
31 de janeiro – sexta-feira
Quixeramobim (CE) a Beberibe (CE)
Percurso: 218km
Roteiro
Bike
28 de janeiro – terça-feira
Campo Maior (PI) a Piripiri (PI)
Percurso: 94km
29 de janeiro – quarta-feira
Piripiri (PI) a Pedro II (PI)
Percurso: 81km
30 de janeiro – quinta-feira
Pedra Branca (CE) a Quixeramobim (CE)
Percurso: 84km
31 de janeiro – sexta-feira
Baturité (CE) a Beberibe (CE)
Percurso: 108km
O 38º Piocerá tem patrocínio máster de Consórcio Honda e Monster Energy Drink. Patrocínio de Mtur – Ministério do Turismo, Governo do Piauí e Governo do Ceará. Apoio de Reron, Sebrae, Teresina Shopping, Prefeitura de Pedro II, Prefeitura de Quixeramobim, ONG Mais Vida e Óptica Jockey.
Colaboração de Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Pedra Branca, Prefeitura de Quixada, Prefeitura de Baturité e Prefeitura de Beberibe
Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação de Ciclismo do PI e CE/ CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo.
Realização: Radical Produções