Depois de uma temporada como nenhuma outra, dentro e fora da pista, 2021 vai dar ao Campeonato do Mundo de MotoGP uma oportunidade de ralhar a face as adversidades e seguir em frente. Com um difícil 2020 para trás, a Repsol Honda Team também está pronta para reiniciar e mostrar que esta pronta para qualquer desafio. Neste desafio junta-se a Marc Marquez e Pol Espargaro, recém-chegado da sua melhor época na categoria Queen. Os dois cresceram competindo juntos, batalhando de campeonatos locais na Espanha até a categoria Queen e trazendo com eles 446 participações no Campeonato Mundial, 184 pódios, 109 poles e 97 vitórias.
Com o mundo ainda esta trabalhando para superar a pandemia de Covid-19, a Repsol Honda Team lançou seu desafio 2021 com uma apresentação totalmente online pela primeira vez na história da Honda. Um novo estilo de apresentação para um ano marcado por novos desafios.
O Campeão do Mundo de Moto2 de 2013, Pol Espargaro, realiza um sonho de longa data em 2021 ao vestir as cores da Repsol Honda Team a bordo da Honda RC213V de fábrica. Com mais de 100 largadas na categoria rainha, o jovem de 29 anos está entre os pilotos mais experientes do MotoGP e chega na melhor forma da sua carreira. Lutando pelo quinto lugar na classificação do Campeonato Mundial com cinco pódios e duas poles, Pol traz não só experiência, mas um fogo inegável para vencer a equipe.
Para Marc Marquez, a temporada de 2021 é um novo começo, já que ele está prestes a retornar da lesão sofrida no final da temporada em Jerez. Concentrando-se exclusivamente na recuperação de uma fratura no úmero direito, o oito vezes Campeão do Mundo tem trabalhado diligentemente para retornar ao seu melhor e se recuperar forte para a temporada de 2021. O espírito de um campeão leva Marquez a ter sucesso em tudo o que faz.
A icónica pintura da Repsol Honda Team será outra constante em 2021, com a Repsol e a Honda a continuarem a sua parceria de mais de um quarto de século. Com 180 vitórias na categoria rainha, 447 pódios na categoria rainha e 15 Campeonatos Mundiais, a combinação é, sem dúvida, a mais condecorada no Grand Prix Racing e está determinada a retornar a esses níveis de sucesso.
A Repsol Honda Team vai agora viajar para o Qatar para a pré-temporada de MotoGP, onde Pol Espargaro vai experimentar a Honda RC213V. Marc Marquez não comparecerá ao Teste do Qatar, pois continua a se concentrar na recuperação.
Tetsuhiro Kuwata – Diretor de HRC – Gerente Geral da Divisão de Gestão de Operações de Corrida: “Entramos em mais uma temporada cheia de expectativa e desejo. Depois do difícil ano de 2020, continuamos aprendendo e trabalhando para voltar ao topo do campeonato. Do lado técnico, a HRC tem trabalhado duro como sempre para continuar melhorando a RC213V. Temos um novo piloto, Pol Espargaró, este ano, que traz boa experiência e desejo de vitória. Todos estamos aguardando ansiosamente o primeiro teste com ele. Do lado do Marc, temos acompanhado de perto a sua recuperação e continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o apoiar e voltar o mais forte possível. Por último, gostaria de agradecer à Repsol e a todos os nossos patrocinadores pelo apoio contínuo. Sem eles não poderíamos correr, não são apenas patrocinadores, mas também parceiros neste grande desafio”.
Ana Camps – Diretor Adjunto de Patrocínios, Mídia, Publicidade e Relações Públicas – Repsol: “É claro que esperamos alcançar os resultados que sempre foram a nossa marca, como lutar por vitórias, pódios e campeonatos. É por isso que, passados mais de 25 anos, continuamos ao lado do melhor parceiro do MotoGP, Honda A aliança entre as nossas duas empresas vai além de um contrato de patrocínio e é baseada na tecnologia: a colaboração entre as instalações da Honda em Saitama e o Laboratório Técnico Repsol em Madrid. Os nossos cientistas do Tech Lab aplicam a tecnologia mais vanguardista aos nossos combustíveis e lubrificantes e aproveitamos todo o conhecimento que a alta competição proporciona aos nossos produtos Repsol. Sabemos que Marc é um piloto extraordinário e uma pessoa única com uma grande capacidade de superar qualquer coisa, por isso não temos dúvidas de que em breve ele nos surpreenderá novamente. Marc, claro, tem todo o nosso apoio para alcançar os objetivos que almeja. Também estamos ansiosos pela chegada de um novo piloto, Pol Espargaro. Ele é um grande profissional e um piloto maduro e agora terá a oportunidade de provar o seu incrível talento”.
Marc Marquez: “Depois de muito tempo longe, foi bom ver a minha moto de novo e usar as minhas calças de couro. 2020 foi um ano difícil para todos e especialmente para mim com a lesão e assistindo as corridas de casa. Mas continuei a trabalhar com os médicos, com a minha equipa e comigo próprio para recuperar e regressar ao MotoGP. Claro, eu gostaria de ter voltado mais cedo, mas é muito importante ouvir os médicos e meu corpo até estar totalmente em forma. Posso imaginar a melhor reviravolta que é voltar a andar com a moto e ser o mesmo, mas vai ser difícil ser assim. Mas veremos se leva uma corrida, duas corridas, metade da temporada para ser o mesmo Marc. Não estarei no Teste do Qatar, pois pretendo voltar apenas quando estiver 100% e ainda houver trabalho a fazer”.
Pol Espargaro: “A preparação para esta temporada foi uma das mais emocionantes da minha carreira, foi como esperar pela minha primeira temporada ou pela minha estreia no MotoGP. Pilotar para a Repsol Honda Team é o sonho de qualquer piloto e algo de que se orgulhar. A cada poucas semanas eu dei mais um passo, vendo a bicicleta em minha casa, agora vestindo as roupas de couro. O passo final é rodar com a RC213V pela primeira vez no Qatar, esta emoção está a motivar-me a treinar mais e ser o melhor que posso para o Campeonato do Mundo de 2021. Estou aqui na Repsol Honda Team para ter sucesso e lutar no topo, esta é a meta para 2021”.
Crédito: MotoGP Honda Corporation