Sempre atenta às questões sustentáveis e ambientais, a Rinaldi acaba de conquistar mais uma vez o Certificado de Energia Renovável. Desde 2013, a empresa conta com essa distinção que calcula os dados de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) sob metodologias reconhecidas internacionalmente. A certificação é conferida pela Ludfor Energia Ltda.
Para receber o certificado, uma série de pontos são considerados na avaliação. O consumo de energia elétrica nas instalações da Rinaldi deve ser proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente. São consideradas fontes limpas as seguintes modalidades: eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas.
Conforme a certificação, entre janeiro de 2013 e dezembro de 2020, o volume de 6.665,875 toneladas de gás carbônico deixou de ser emitido para a atmosfera em função do cuidado da Rinaldi com o tema. Somente em 2020, a redução foi de 585,813 toneladas de CO2. Em outros termos, somente com o volume de gases não emitidos no ano passado, o equivalente a 16.187 mudas de árvores, conservadas por 20 anos. A redução de 2020 também pode ser comparada a 5.821 veículos leves à gasolina, percorrendo 500km.
O gerente de engenharia e manutenção da Rinaldi, Ronaldo Miguel Sonza, destaca que a certificação é importante para que os consumidores da marca saibam que a empresa se preocupa com a preservação do meio ambiente na fabricação dos seus produtos. “O uso de energias renováveis, além de possuir um importante papel no fator econômico, oferece a possibilidade do desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental. No longo prazo, a redução da concentração de gases poluentes na atmosfera é importante para o controle do efeito estufa e poluição”, explica.
Crédito: Rinaldi