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Roman pronto para o HEWC

Piloto da Sherco espera se tornar o primeiro campeão mundial de Hard Enduro da FIM

Mario Roman vai enfrentar a defesa de seu título Extreme XL Lagares em 7 de maio com uma ambição totalmente nova: se tornar o primeiro campeão mundial de Enduro Hard Enduro da FIM. O ex-vencedor do Campeonato Mundial de Enduro 125 pode afirmar ter um dos conjuntos de habilidades mais desenvolvidos de todos os melhores pilotos de Hard Enduro, com um nível impressionante em Motocross, Enduro e Trials.

É um conjunto de habilidades que nunca foi totalmente realizado na série anterior do WESS porque o piloto da Sherco, junto com seu companheiro de equipe Wade Young, nunca disputou o campeonato inteiro, a equipe se concentrou nas principais corridas extremes do calendário.

Agora essas grandes corridas extremas, mais dois novos eventos  formam toda a série HEWC e Mario segue para a edição 2021 de Lagares totalmente inscrito e com o objetivo de buscar uma nova coroa mundial.

 

Mario, você está esperando há muito tempo por um Campeonato Mundial FIM Hard Enduro. O que você acha do campeonato e do ano que vem?

Mario Roman; “É uma ótima notícia ter um campeonato mundial este ano. Eu corro Hard Enduro desde 2014 e sinto falta de uma série como fazemos no enduro clássico. Alinhá-lo com o FIM nos coloca no mesmo nível que o MotoGP e o MXGP com um título mundial pelo qual correr. Eu ganhei o título mundial de Enduro 125 em 2010, então se eu pudesse fazer isso no Hard Enduro depois de tantos anos, seria incrível!”.

 

Você viaja o mundo com suas escolas de treinamento. No nível de base, o esporte de Hard Enduro está crescendo e um campeonato mundial irá ajudá-lo ainda mais?

“Eu amo as escolas de treinamento e coaching que faço. Isso me ajuda a viajar para tantos lugares ao redor do mundo, como América do Sul, Israel e, quando as restrições de viagem diminuem, Austrália. Conseguir passar um tempo cara a cara com pilotos amadores e passar minha experiência adiante é legal. No início, fazíamos principalmente técnicas de enduro clássico, mas agora isso mudou. Querem saber escalar, andar em pedregulhos, empurrar e cavalgar no caminho do Hard Enduro. Então, eu vejo o esporte se desenvolvendo muito. Esperançosamente, com um campeonato mundial agora, isso trará oportunidades e investimentos para os jovens pilotos desses países, para que eles possam correr conosco também”.

 

Você deve estar ansioso para voltar e defender seu troféu?

“Sim! Extreme XL Lagares é uma corrida especial para mim. Fica a apenas cinco horas de minha casa em Madrid e, no passado, muitos parentes e amigos próximos vieram me apoiar. Há alguns anos eu vinha tentando vencer e finalmente aconteceu em 2019. Infelizmente, não corremos no ano passado, mas como a primeira rodada do campeonato mundial é uma motivação extra lutar pela vitória novamente. Embora tenhamos tido uma longa pré-temporada, sinto que fiz minha lição de casa. Estou em sintonia com minha Sherco e sinto que minha pilotagem está em um bom lugar. Vou manter o foco, fazer minha própria corrida e espero que seja o suficiente para entregar um grande resultado”.

 

A região de Lagares se tornou uma segunda casa para você. O que torna o terreno tão difícil?

“O que torna isso tão difícil são as pedras, elas são sempre super escorregadias. Se estiver seco, é muito mais fácil pilotar, mas nunca seca em Lagares! Se chover durante a noite e depois parar antes da corrida, estamos com problemas porque eles ficam muito gordurosos. A melhor situação é quando continua a chover, assim as pedras ficam sempre limpas”.

 

Que dicas você pode compartilhar para ajudar os pilotos amadores a sobreviverem a Lagares?

“As três chaves são preparação física, afinação da moto e pneus. Você precisa de um bom nível de preparação física para sobreviver cavalgando essas montanhas por cinco horas. Mas a configuração da motocicleta pode ajudar muito. Eu coloco minha Sherco baixa na parte traseira para que eu possa colocar os dois pés no leito do rio a qualquer momento. Isso ajuda em águas profundas e evita colisões. Se você bater lá e precisar trocar uma vela, perderá muito tempo. Pneus e uma boa mousse também são fundamentais. Eu uso um composto supermacio para encontrar aquela tração extra quando eu mais preciso”.

 

Quais corridas você está mais ansioso para esta temporada?

“Honestamente, o calendário está ótimo. Red Bull Erzbergrodeo, Hixpania Hard Enduro e Red Bull Romaniacs são meus outros favoritos, mas estou ansioso para ver como é a corrida na Itália também. Acho que é a variedade de corridas que adoro. A final do Red Bull TKO é de 30 minutos, mas o Red Bull Romaniacs dura cerca de 40 horas em uma semana. E quando posso passar um tempo assim na minha motocicleta, fico feliz! ”

 

A etapa de abertura do 2021 FIM Hard Enduro World Championship terá lugar no Extreme XL Lagares em Portugal de 7 a 9 de Maio.

 

Crédito: Jon Pearson – Enduro21



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