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Royal Enfield, uma jornada na estrada

A tradicional fabricante Inglesa de motos continua se reinventando através dos principais acontecimentos no mundo.

A empresa sempre esteve presente no mercado e agora vem se destacando com modelos clássicos e retrôs que nunca saem da moda. Abaixo segue a “time-line” sobre as curiosidades da marca, adaptações aos novos tempos e principalmente potencial de crescimento com sua gama de modelos. 

1891

Em novembro de 1891, os empresários Bob Walker Smith e Albert Eadie compram a George Townsend & Co. da Hunt End, Redditch. A Townsend’s é um respeitado fabricante de agulhas há quase 50 anos que começou recentemente a fabricar bicicletas.

1893

A dupla vence um contrato para fornecer peças de precisão à Royal Small Arms Factory de Enfield, Middlesex. Para celebrar esse pedido de prestígio, eles renomearam a empresa Enfield Manufacturing Company Ltd. e chamaram sua primeira bicicleta projetada por Bob Walker Smith, a Enfield. No ano seguinte, suas bicicletas são renomeadas como Royal Enfields e a marca comercial ‘Made Like A Gun’ é introduzida.



1898

Bob Walker Smith projeta o primeiro veículo motorizado da empresa. Conhecido como quadriciclo, ele é construído em torno de dois quadros de bicicleta robustos e usa um motor De Dion de 1 1/2 hp proprietário. A empresa finaliza seu nome comercial como The Enfield Cycle Co. Ltd., nome a ser usado pelos próximos 70 anos.

1900

Royal Enfield investiga o automobilismo quando um de seus quadriciclos entra no primeiro teste de 1000 milhas. Após uma tortuosa rota de cross-country de Londres para Edimburgo e vice-versa, o evento faz muito para convencer o público britânico da viabilidade do transporte motorizado.

1901

A primeira motocicleta Royal Enfield é produzida. Projetado por Bob Walker Smith e pelo francês Jules Gotiet, ele tem um motor Minerva de 1 1/2 hp montado na frente da cabeça de direção. A roda traseira é acionada por uma longa correia de couro cru.

1909

O primeiro V-twin da Royal Enfield, usando um motor Motosacoche de 297cc fabricado na Suíça, é lançado no Stanley Cycle Show. O modelo alcança inúmeros sucessos de competição no ano seguinte, incluindo no julgamento de John O ‘Groats to Lands End.

1914

A primeira motocicleta de 2 tempos da Royal Enfield entra em produção total. À medida que a Grã-Bretanha se envolve na Primeira Guerra Mundial, a produção da maior motocicleta da empresa, a 770cc de 6 hp V-twin, tem precedência. Durante o conflito, a empresa fornece motocicletas para os exércitos britânico, belga, francês, norte-americano e russo imperial.

1924

O desenvolvimento contínuo resulta em uma série de 8 modelos, incluindo o lançamento do modelo esportivo 351, a primeira motocicleta Royal Enfield 350cc OHV a 4 tempos com mudança de marcha acionada a pé. Também é apresentado um passo a passo exclusivo de modelo de senhoras de 225cc a 2 tempos.

1926

Um grande incêndio ocorre na fábrica do Redditch de 18 alqueires. A brigada de incêndio da empresa consegue combater as chamas que ameaçam engolir toda a planta.

1928

A Royal Enfield adota tanques de sela no lugar de tanques planos fora de moda. É também um dos primeiros fabricantes a mudar seu sistema de garfos dianteiros de um design Druid para garfos de viga com mola central.

1930

A década começa com uma gama diversificada de onze modelos, desde o modelo A de 2 tempos a 225cc até o modelo K. de 976cc com V-twin. Também são produzidas novas máquinas de válvulas laterais e de válvulas de 350 e 500cc com lubrificação por cárter seco.

1932

Nasce a lendária motocicleta “Bullet”. É exibido pela primeira vez em novembro de 1932 no Olympia Motorcycle Show, em Londres. São produzidas três versões: 250, 350 e 500cc, todas com motores ‘sloper’ inclinados, cabeçotes de cilindro de duas portas, troca de marchas com pedal e pistões de alta compressão.

1933

O sócio fundador e o diretor administrativo conjunto, Bob Walker Smith, falecem. Seu filho, major Frank Smith. que havia sido diretor administrativo conjunto com o pai por vários anos, assume o controle total da The Enfield Cycle Company.

1933

O inovador modelo Z ‘Cycar’ está à venda. Destinado a passageiros, este veículo de 148cc a 2 tempos apresenta um motor e proteções de pernas totalmente fechados para proteger seu motociclista do pior dos elementos.

1936

A bala de 500cc é radicalmente alterada com o lançamento do modelo JF. Possui um motor na vertical com uma cabeça de cilindro de 4 válvulas. Uma versão esportiva, com uma cabeça de cilindro de bronze, está disponível mediante pedido especial.

1939-1945

A Royal Enfield produz grandes quantidades de motocicletas militares, bicicletas, geradores e preditores de armas antiaéreas durante a Segunda Guerra Mundial. O modelo mais icônico é a motocicleta ‘Airborne’ de 125cc, conhecida como Flying Flea. Esses 2 tempos de 126cc podem ser carregados em berços de para-quedas especialmente fabricados e jogados com paraquedistas atrás das linhas inimigas.

1948

O protótipo Bullet de 350cc do pós-guerra, com suspensão traseira de braço oscilante radical com amortecimento de óleo, é exibido no Julgamento da Colmore Cup de fevereiro de 1948. Duas balas fazem parte da vitoriosa equipe do British Trophy no ISDT de 1948 (International Six Days Trial), realizada na Itália. Os dois pilotos ganham medalhas de ouro.

1949

Os novos modelos Bullet de 350cc e 500cc Twin são lançados no Reino Unido. Ambas as bicicletas compartilham o mesmo quadro, suspensão do braço oscilante, garfos dianteiros telescópicos e caixa de velocidades. K. R. Sundaram Iyer lança a Madras Motors para importar motocicletas britânicas para a Índia, incluindo a Royal Enfields.

1952

O piloto estrela do Royal Enfield, Johnny Brittain, vence o prestigioso Scottish Six.

1952

Madras Motors recebe um pedido do exército indiano de 500 balas de 350cc. As motos chegam do Redditch no início de 1953 e provam ser um grande sucesso, sendo resistentes e fáceis de manter.

1955

A empresa Redditch associa-se à Madras Motors na Índia para formar ‘Enfield India’. O trabalho começa na construção de uma fábrica construída em propósito em Tiruvottiyur, perto de Madras.

1956

A fábrica de Tiruvottiyur é aberta e as balas começam a ser fabricadas sob licença. Inicialmente, essas máquinas são enviadas da Inglaterra em kit e montadas na fábrica de Madras. Um total de 163 balas da Enfield India são construídas até o final do ano.

1957

Johnny Brittain vence o Scottish Six Days Trial pela bala pela segunda vez e também termina no topo do campeonato britânico de ensaios. O modelo Crusader de 250cc é lançado na Grã-Bretanha. Produzindo 13 cv, a motocicleta apresenta um motor de construção de unidade e componentes elétricos do alternador com ignição por bobina.

1964

O icônico piloto de café Continental GT é aclamado quando uma equipe de jornalistas monta uma de John O ‘Groats a Lands End em menos de 24 horas, incluindo 8 voltas no circuito de Silverstone. O GT apresenta um tanque de gasolina de corrida em fibra de vidro, guidão com presilha, conjuntos traseiros, um assento de corrida, um conta-rotações e um escapamento traseiro.

1967

Com apenas dois modelos restantes em produção no início do ano – o Continental GT de 250cc e o Interceptor de 736cc – o Redditch da Royal Enfield fecha e o site é vendido aos desenvolvedores. A produção do Interceptor continua na instalação subterrânea de Enfield em Upper Westwood, perto de Bradford na Avon, até seu fechamento em junho de 1970.

1977

A Enfield Índia começa a exportar a bala de 350cc para o Reino Unido e a Europa. As vendas crescem rapidamente à medida que a moto desenvolve seguidores entre os entusiastas clássicos da motocicleta.

1989

Um novo Bullet de 24 cv a 500cc é lançado. A bicicleta é destinada principalmente aos mercados de exportação, onde está disponível nos acabamentos Classic, Deluxe e Superstar trim.

1993

A Enfield India produz a primeira e única motocicleta a diesel fabricada em massa do mundo. Conhecido como o Enfield Diesel, ele usa uma unidade de 325cc de alta eficiência em combustível instalada no chassi de rolamento Bullet padrão.

1994

O fabricante de veículos e tratores comerciais, The Eicher Group, adquire a Enfield India Limited. Eicher tem raízes na Índia desde 1948. Renomeia a empresa Royal Enfield Motors Limited.

1997

Quarenta motocicletas Royal Enfield escalam o Khardung La, o mais alto passe motorizado do mundo, estabelecendo um precedente para passeios épicos em alguns dos terrenos mais difíceis do mundo e criando um plano para o passeio anual da Himalayan Odyssey.

1999

Utilizando as habilidades de design da empresa austríaca AVL, a produção de um motor Bullet revisado de 350cc e alumínio, conhecido como A350, começa em uma nova fábrica da Royal Enfield perto de Jaipur, Rajasthan.

2001

Os Demolidores, a equipe de exibição de motocicletas do Corpo de Sinais do Exército Indiano, Jabalpur, formam uma pirâmide humana de 201 homens em dez balas de 350cc. Eles percorrem uma distância de mais de 200 metros para estabelecer um novo recorde mundial.

2002

O Thunderbird, um elegante cruzador de queimaduras magras, é lançado. Possui a primeira caixa de 5 velocidades usada em um Royal Enfield desde os anos 1960. Mais de 1.000 motocicletas da Royal Enfield de todas as idades descem ao Redditch para o evento “Redditch Revisited” do Royal Enfield Owner’s Club.

2004

O Electra X, um Bullet de exportação com uma versão de 500cc do motor de queima magra de todas as ligas, está à venda. O “Bullet Machismo”, com estilo retrô, é classificado como “No.1 Cruiser” em uma pesquisa da TNS Autocar.

2005

A Royal Enfield comemora seu 50º aniversário na Índia com o lançamento dos modelos comemorativos Thunderbird e Bullet Electra e o livro de mesa de café ‘The Legend Rides On’.

2008

O Thunderbird Twinspark é lançado na Índia com o novo Unit Construction Engine (UCE). A Royal Enfield começa a exportar o Classic, a primeira motocicleta EFI de 500cc, compatível com Euro III da Índia, para os mercados europeus.

2009

O motor UCE de 500cc é lançado na Índia. A versão Classic com estilo retrô atinge imediatamente o status de culto e as vendas crescem rapidamente.

2011

Os pilotos da Royal Enfield em todo o mundo são incentivados a dar uma volta no evento inaugural ‘One Ride’. Torna-se um passeio anual, ocorrendo a cada primeiro domingo de abril. A empresa adquire 50 acres de terra em Oragadam para sua nova fábrica. Uma viagem organizada pela fábrica atravessa a fronteira com o Nepal pela primeira vez com o ‘Tour of Nepal’.

2012

A Royal Enfield lança seu primeiro cruzador de estrada, o Thunderbird 500 totalmente preto. Os trabalhos na nova fábrica de Oragadam continuam rapidamente, enquanto a fábrica de Tiruvottiyur estabelece um novo recorde de produção para atender a 113.000 vendas de motocicletas.

2013

A fabricação começa em Oragadam, Tamil Nadu. Esta fábrica de ponta, que inclui uma instalação de pintura robótica, será o núcleo das futuras ambições globais da Royal Enfield.

2013

Quarenta e oito anos depois de desenvolver seu primeiro piloto de produção de café, a Royal Enfield lança o novo Continental GT. Com uma estrutura de berço projetada pela Harris Performance e um motor UCE de 535cc, este novo café racer se torna o ponto de partida para inúmeras versões personalizadas.

2014

A Royal Enfield apresenta uma nova experiência de varejo na Índia com a abertura da primeira loja exclusiva de artigos de artes em Khan Market, Nova Délhi.

2015

A empresa adquire a Harris Performance, uma renomada empresa britânica de design e fabricação de motocicletas, para aprimorar seus recursos de engenharia e design de produtos.

2015

É estabelecida a Royal Enfield North America. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, é a primeira subsidiária de distribuição direta da empresa fora da Índia.

2016

Royal Enfield estréia o Himalaia, sua primeira motocicleta de aventura. Com um novo motor SOHC de 411cc e suspensão de longo alcance, ele foi projetado para oferecer aos motociclistas aventureiros a ferramenta certa para todas as estradas e sem estradas.

2017

O novo Centro de Tecnologia Royal Enfield é inaugurado em Bruntingthorpe Proving Ground, perto de Leicester, no Reino Unido. Uma equipe de mais de 100 engenheiros, designers e testadores começa a trabalhar em pesquisa, desenvolvimento e estratégia de produto a longo prazo.

2017

A produção começa na terceira planta da empresa. Localizada em Vallam Vadagal, perto de Chennai, esta fábrica de classe mundial dedica-se à produção de máquinas Royal Enfield 350cc.

2017

Os novos gêmeos Royal Enfield Interceptor de 650cc e Continental GT são apresentados no EICMA Motorcycle Show, em Milão, na Itália, e no Rider Mania, em Goa, na Índia. A empresa abre seu primeiro café, chamado Royal Enfield Garage Café, em Baga, Goa.

2018

O Royal Enfield Classic 500 Pegasus, uma homenagem à Royal Enfield Flying Flea da Segunda Guerra Mundial, é lançado no Imperial War Museum, Duxford, Reino Unido. Limitado a apenas 1000 motocicletas numeradas individualmente em todo o mundo, a alocação no mercado indiano de 250 máquinas é vendida em menos de 3 minutos.

2018

Cayla Riva, um piloto de 18 anos da Califórnia, estabelece um novo recorde de velocidade em terra de 157.053 mph durante a Speed ​​Week no Bonneville Salts Flats. Sua bicicleta, uma Continental GT 650 twin, é especialmente preparada para Bonneville com o ajuste do motor S&S Cycle. E um quadro Harris Performance.

2018

Com dicas de design retiradas dos gêmeos V de 1140cc KX do final da década de 1930, o 838cc KX Concept V demonstra as capacidades da equipe de design do Centro de Tecnologia do Reino Unido. Com garfos de viga com um farol integrado e uma traseira de rabo macio de um lado, é a estrela do show quando revelada na EICMA.



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