O Brasileiro de Enduro 2023 tem apresentado grandes disputas e sua semifinal acontece em Belo Vale (MG), nos dias 25, 26 e 27 de agosto. A prova conta pontos para a 11.ª e 12.ª etapas e a rodada dupla também soma pontos para a 3.ª e 4.ª etapas do Campeonato Mineiro Sherco de Enduro, para os pilotos licenciados pela federação mineira.
A prova tem o apoio da franco-espanhola Sherco. Sua sede no país fica em Belo Horizonte (MG), mas considera a cidade de Belo Vale (MG) o quintal de sua casa.
Sexta-feira (25), o público terá o privilégio de assistir a emocionante SHERCO SUPER PRIME, que é uma disputa promocional dentro de um circuito fechado e obrigatório para os pilotos ELITE e opcional para os pilotos da OPEN. A pista será montada no parque de exposição da cidade ao lado do Paddock.
Na frente da montagem técnica da prova está o ídolo local Fernando Juruna, campeão brasileiro em 2019 e com duas participações no International Six Days Enduro, além dos pilotos Adriano de Ávila (Tilanga), Aloísio Assis (Loló) e vários integrantes da carismática equipe Q4 na organização.
–– Muito feliz e grato por mais um ano poder organizar uma prova do Brasileiro de Enduro. Todos sabem que não é fácil montar as especiais e felizmente pude trazer um pouco da minha experiência internacional para poder montá-las para atletas de alto nível. Está sendo incrível ser ao mesmo tempo organizador e piloto, poder andar sempre entre os dez primeiros, e aprendendo sempre a cada dia — comentou Juruna.
O percurso total, com três voltas de 50 quilômetros aproximadamente, conta com trilhas características da região e especiais desafiadoras para os pilotos.
O Cross Teste TM, com extensão de 3 quilômetros, será montado com bumps e estacas, além de possui trechos de areia e terra batida. O trajeto ainda revela o Enduro Teste Just 1, com 4,5 quilômetros, montado em uma região montanhosa com altimetria elevada e descidas técnicas. Para finalizar, o Enduro Teste Honda, com 4 quilômetros, localizado em uma região de morros com curvas de alta velocidade. Para as categorias da classe OPEN, todas as especiais na primeira volta serão apenas para reconhecimento do percurso.
Liderando a Geral/Elite, com 237 pontos, vem Patrik Capila (Beta), seguido por Luciano Rocha (Husqvarna) 198 e Romulo Bottrel (Honda) 196. Na Geral/Open, a disputa está acirrada entre os pilotos André Dalsasso (KTM), liderando com 200 pontos, com Felipe Legarrea (KTM) em segundo, com 196, e João Pedro L. Martini (TM), com 141.
As informações completas sobre o Brasileiro de Enduro, incluindo o ranking completo de todas as categorias e resultados das provas da temporada 2023, estão disponíveis no site do campeonato, no endereço eletrônico brasileirodeenduro.esp.br/.
O Campeonato Brasileiro de Enduro é patrocinado por Honda, TM Racing e Just1. Conta com o copatrocínio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS, Motorex, Nitro Mouse, Tubliss, Dyva, Beta Racing, KTM, Sherco, Husqvarna, Edgers, Rece Tech, Sig Visual, BMS Racing, W-Tech, MRPro, Brasil Racing, Expocaccer, Sekai, Parts 57, HSS, America Sports, Soul, Motofire, Mcorse, Bamba Racing, Jarva, Tribo Motos, Base 41.
Ranking do Campeonato Brasileiro após 5ª prova
Geral Elite
1º – #33 Patrik Capila – 237 pts
2º – #94 Luciano Rocha – 198 pts
3º – #22 Romulo Bottrel – 196 pts
4º – #3 Bernardo Tibúrcio – 165 pts
5º – #711 Joaquim Neto – 163 pts
Geral Open
1º – #914 André Luiz Dalsasso – 200 pts
2º – #29 Felipe Legarrea – 196 pts
3º – #313 João Pedro Lanzi – 141 pts
4º – #559 Rodrigo Lopes – 136 pts
5º – #21 Danilo Vescovi – 130 pts