Três campeões inscritos nas motos para o Sertões BRB já seriam suficientes para sugerir uma disputa empolgante na edição 2023 do maior rally das Américas, de 11 a 19 deste mês, ligando Petrolina (PE) ao Preá, em Cruz (CE), ao longo de um prólogo e oito etapas num total de 3.800 km. Mas a prova sobre duas rodas ganhou este ano um elemento a mais de interesse, com a presença de uma das principais revelações dos ralis cross-country. E quatro países representados.
Ricardo Martins (Yamaha), vencedor em 2020; o francês Adrien Metge (Yamaha), melhor em 2021, e Bissinho Zavatti (Honda), atual campeão, largam com o mesmo desafio de chegar a uma segunda conquista no Sertões. A rivalidade entre as duas marcas, aliás, tem sido a tônica nas últimas edições. Algo capaz de proporcionar um momento raríssimo no ano passado – Metge e Bissinho completaram a quarta etapa, de Campo Grande a Costa Rica (MS) empatados até no décimo de segundo após 382 quilômetros cronometrados.
A Honda ainda conta com o argentino Martín Duplessis, segundo colocado em 2022; e com Gabriel Soares, o Tomate, quarto em seu primeiro ano na modalidade, após uma trajetória no motocross e no Enduro FIM. Pelo lado da Yamaha, Gabriel Bruning é mais um nome para brigar pelas primeiras posições.
A novidade no Sertões BRB responde pelo nome de Mason Klein. O californiano de 22 anos é o atual campeão mundial na categoria Rally 2. Foi nono colocado em seu primeiro Dakar (2022) e, este ano, venceu uma etapa e liderou a classificação mesmo comandando uma KTM privada, antes de ser obrigado a abandonar devido a contusões. Ele aceitou o convite do também piloto e empresário Dimas Mattos (DM Workshop / Brasil Moto Tour) para encarar o novo desafio em sua carreira.
Destaque ainda para mais uma participação de Moara Sacilotti, que larga em Petrolina como a atual campeã na Moto Over, disposta a repetir a façanha.
Nos quadriciclos, Marcelo Medeiros tem a chance de fazer história. Ele parte em busca de seu quinto título, o que o isolaria como maior vencedor do Sertões na modalidade. Atualmente, está empatado com os também tetracampeões Carlo Collet e Robert Naji Nahas. No último Dakar, o maranhense mostrou estar entre os melhores do mundo ao vencer quatro etapas e liderar a prova.
BF Goodrich
Em 2023, pelo terceiro ano seguido, BF Goodrich será o pneu oficial do Sertões. A marca de pneus vencedora das mais lendárias competições off-road internacionais proporciona aos pilotos a mais alta qualidade em performances como resistência, dirigibilidade e aderência em diversos tipos de terrenos, condição fundamental em provas em que os pneus são submetidos a condições extremas.
Aspas
Bissinho Zavatti (campeão 2022)
“Venho bastante focado novamente para mais um ano. As expectativas são as melhores possíveis, tenho treinado forte e desde o ano passado tracei uma linha muito boa, que me levou ao título, e agora não está sendo diferente. A preparação foi muito parecida, ajustei alguns detalhes. Muito ansioso para chegar o dia de estar em Petrolina e começar a acelerar. Eu e o time Honda estamos 100% prontos”.
Adrien Metge (campeão 2021)
“A expectativa é muito boa. Desde o início do ano venho treinando e competindo bem. A equipe tem feito um ótimo trabalho e ganhamos todas as provas do Brasileiro até aqui. O Sertões deste ano promete ser bem técnico, com diversos terrenos. Com certeza vai ser um Sertões gostoso de andar. Tenho certeza de que a equipe também vai dar o melhor. Meus companheiros também estão muito bem e o clima é ótimo. Vamos em busca de recuperar esse título. Agora é manter o foco e acelerar”.
Mason Klein
“Estou muito feliz em participar do Sertões e experimentar novos terrenos para me tornar um piloto melhor. Agradeço ao convite do Dimas Mattos e sua equipe. Pretendo acelerar forte e espero ver a todos na linha de chegada”.