HomeMotoraidTaka Higashino é bicampeão do Rio Freestyle Motocross

Taka Higashino é bicampeão do Rio Freestyle Motocross

A vitória é do Japão, mas quem fez a festa foi o público brasileiro na segunda edição do Rio Freestyle Motocross, nesse sábado (18/11), na Arena Jeunesse, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O piloto Taka Higashino conquistou o bicampeonato da competição internacional, que reúne pilotos estrangeiros e brasileiros. A prova também encerrou a temporada 2023 do Arena Freestyle Show, válido pelo Campeonato Brasileiro de Freestyle Motocross, que teve Fred Kyrillos como campeão.

Ao todo, dez pilotos participaram da disputa que começou com um classificatório. Taka Higashino, Fred Kyrillos, Genki “Wanky” Watanabe, também do Japão, Jeff Campacci, Diego Dias, Marcelo Simões, Pao Bergamini e Gian Bergamini avançaram para a rodada dos confrontos. Pedro Nougalli e Kleber Mazoni foram eliminados.

Na segunda fase, os dois japoneses, Kyrillos e Campacci se destacaram e chegaram às semifinais. Por fim, a decisão ficou entre Brasil e Japão. De um lado Kyrillos e do outro Higashino. Mas com uma manobra na qual rodopiou 360º em cima da moto, o japonês levou o público ao delírio e garantiu o título. Os juízes foram Guilherme Gaino e Caio Lopes, que avaliaram como critérios a dificuldade, execução, estilo e variedade.

Entusiasmado com a vitória, Taka Higashino interagiu com a galera logo após o pódio e aumentou a legião de fãs brasileiros. “Este ano foi mais difícil porque tive problema nos primeiros treinos com os pneus, que eram diferentes, mas depois tudo se encaixou. Estou muito feliz em estar aqui, com todo mundo gritando e vibrando. Sou muito grato por ter tudo a oportunidade de voltar ao Brasil. Obrigado”, destaca o piloto de 38 anos, dono de três medalhas de ouro do X-Games.

Melhor brasileiro do Rio Freestyle Motocross e campeão da temporada 2023 do Arena Freestyle Show, Fred Kyrillos comemorou o sexto título brasileiro da modalidade. “Competir aqui no Rio foi demais. Ano passado eu fiquei de fora (por causa de uma lesão) e estava com muito expectativa. Minha estratégia era colocar bastante pressão no Taka na final para ver se ele cometia um erro, mas quem cometeu o erro fui eu. Agora é treinar mais para a próxima temporada. Taka e eu somos muito amigos e a gente treina muito junto”, evidencia Kyrillos, de 37 anos.

Organizador do evento, Carlinhos Romagnolli comenta que a temporada foi encerrada com bastante sucesso. “Quando a gente via a galera nas arquibancadas em pé, vibrando, parecia que estávamos em uma final de campeonato mundial. Me sinto muito honrado em poder fazer um evento em um espaço tão fantástico como esse e com pilotos sensacionais aqui do Brasil, além do Taka e do Wanky. O nível dos pilotos brasileiros melhorou muito. Esse intercâmbio com os estrangeiros é muito bom. O Freestyle Motocross está crescendo e, para 2024, chegaremos mais fortes e com novidades”, finaliza.

O Rio Freestyle Motocross 2023 tem patrocínio da Monster Energy, Honda e Pro Honda, além de copatrocínio da Kawasaki e Yamaha. O apoio é da Arena Jeunesse, revista Pró Moto, revista Dirt Action e Moto Channel Brasil. A supervisão é da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A realização é da Romagnolli Promoções e Eventos e da Liga Nacional de Esportes a Motor (Linem).

Sobre a Romagolli Eventos

Especializada em eventos de esportes a motor há 36 anos, a Romagnolli Eventos, comandada por pai e filho, Carlinhos e Leandro Romagnolli, tem a paixão por esse segmento, adrenalina e profissionalismo no DNA da empresa. Responsável pelo Arena Cross, campeonato que completou 25 anos em 2023, além de outras competições como o Arena Freestyle Show, Kart dos Artistas, Desafio Internacional de Kart, Superliga Brasil, Racing Festival e as etapas do Brasil do MXGP, Campeonato Mundial de Motocross. Em relação a esse último, a empresa é três vezes vencedora do título de melhor organizador do mundo, prêmio recebido pela organização do MXGP. Também tem no currículo quatro prêmios Guidão de Ouro, da revista Dirt Action, que elegeu o Arena Cross como o melhor evento off-road do Brasil.

Sobre a Jeunesse Arena
Construída para receber competições esportivas durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, se tornou referência de legado bem administrado no Brasil e importante ferramenta de atração de oportunidades para a cidade, com papel fundamental nesta retomada da economia. Desde 2007, a gestão é feita pela multinacional francesa GL events. O espaço multiuso segue o padrão das principais arenas do mundo, com configurações customizadas para realização de eventos com público que pode variar entre 300 e 18 mil pessoas. Mais informações: http://jeunessearena.com.br/

Resultados Rio Freestyle Motocross 2023


Arena Jeunesse – Rio de Janeiro (RJ)



Campeão
Taka Higashino (JAP)

Duelo Final
Fred Kyrillos (BRA) x Taka Higashino (JAP)*



Semifinais

Semi 1 – Genki “Wanky” Watanabe (JAP) x Fred Kyrillos (BRA)*

Semi 2 – Jeff Campacci (BRA) x Taka Higashino (JAP)*



Quartas de Final


Duelo A – Marcelo Simoes (BRA) x Genki “Wanky” Watanabe (JAP)*
Duelo B – Diego Dias (BRA) x Jeff Campacci (BRA)*
Duelo C – Pao Bergamini (BRA) x Fred Kyrillos (BRA)*
Duelo D – Gian Bergamini (BRA) x Taka Higashino (JAP)*
Classificatório

1 – Taka Higashino (JAP)**
2 – Fred Kyrillos (BRA)**
3 – Genki “Wanky” Watanabe (JAP)**
4 – Jeff Campacci (BRA)**
5 – Diego Dias (BRA)**
6 – Marcelo Simões (BRA)**
7 – Pao Bergamini (BRA)**
8 – Gian Bergamini (BRA)**
9 – Pedro Nougalli (BRA)
10 – Kleber Mazoni (BRA)



*Vencedores dos duelos

**Avançou para a fase seguinte

Classificação Final – Arena Freestyle Show 2023
1º Fred Kyrillos – 60 pontos
2º Jeff Campacci – 47 pontos
3º Marcelo Simões – 45 pontos
4º Pedro Nougalli – 34 pontos
5º Pao Bergamini – 31 pontos
6º Diego Dias – 28 pontos
7º Gian Bergamini – 28 pontos
8º Tatá Mello – 10 pontos
9º Kleber Mazoni – 9 pontos

Calendário Arena Freestyle Show 2023
29 de julho – Caraguatatuba (SP)
16 de setembro – Ilhabela (SP)
18 de novembro – Rio de Janeiro (RJ)

Veja mais em Motoraid

Leia Também