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Testamos a Yamaha Crosser ABS 2023

Para quem me conhece já há algum tempo, sabe até onde essa moto pode chegar… A Crosser me levou até os Estados Unidos da América em uma viagem surreal de mais de 55 mil quilômetros, 17 países, 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal em 728 dias! 

Estou contando algumas histórias que se passaram durante estes dois anos de viagem aqui na Pró Moto Street e também narrei com mais detalhes em meu segundo livro, intitulado Acelere Seus Sonhos.

Na época utilizei uma Crosser zero quilômetro, ano 2017 e freios a tambor. Em abril deste ano, a Yamaha apresentou a evolução da Crosser ABS, com mais modernidade e tecnologia. Ela ganhou um novo conjunto óptico e uma nova lanterna traseira em LED. Além de um novo painel totalmente digital e ainda uma tomada 12v junto ao guidão.

Na hora da pilotagem a moto apresenta uma ótima agilidade no trânsito, ou fora dele, durabilidade com baixa manutenção, economia de combustível e conforto na pilotagem.

A Crosser está disponível em duas versões, S e Z. A versão S traz um estilo mais urbano, com o paralama baixo, próximo ao pneu e motor com acabamento em preto fosco, reforçando a pegada esportiva e mais urbana da moto. Já a versão Z, que foi a que testei, traz inspiração do universo off-road, com o para-lama mais alto, que garante um visual mais radical e aventureiro, e é claro que testei ela na terra também. A Pró Moto também evoluiu, mas nunca deixou de lado suas raízes do off-road.

Seu motor monocilíndrico tipo SOHC, arrefecido a ar, conta com 149cc, é capaz de gerar a potência máxima de 12,2 cv quando abastecido com gasolina, e 12,4 cv com etanol. Sua alimentação é feita pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível BLUEFLEX, que permite o abastecimento com gasolina, etanol, ou mistura de ambos em qualquer proporção. Esse sistema garante ainda baixo consumo, refletindo na ótima autonomia alcançada com o tanque de 12 litros, possibilitando um amplo intervalo entre um abastecimento e outro. Durante a minha viagem cheguei a ter autonomia de mais de 450 quilômetros.

Essa moto tem uma pilotagem ágil e divertida, e se destaca pela suavidade no funcionamento do motor com baixa vibração e que se traduz em uma pilotagem mais confortável.

Voltando ao novo design do conjunto óptico, que para mim, foi o que mais me chamou atenção, ele vem equipada com luzes de posição e projetor de LED, muito mais impactante e eficiente. Ele tem maior amplitude e potência de iluminação, tornando a condução noturna mais segura e clareando as ruas e estrada, além de oferecer maior durabilidade e menor consumo energético. 

O design da lanterna traseira também é novidade, com desenho mais esportivo, é em LED, garantindo maior durabilidade e melhor visibilidade para quem vem atrás, e é claro, garantindo assim mais segurança para o piloto.

Como item de série, a tecnologia do freio ABS na roda dianteira, oferece ao piloto maior controle em emergências, como piso escorregadio e outras condições de baixa aderência, diminuindo consideravelmente a distância necessária para parar a motocicleta.

Seu conjunto de freios é potente e progressivo, como disse acima, ele é capaz de realizar frenagens em curtos espaços. Na dianteira o sistema é composto por um disco de 245 mm e uma pinça de duplo pistão, e na traseira, por um disco de 203 mm e pinça de um pistão.

Em ambas versões da Crosser, a “Z” e a “S”, o tamanho das rodas, com diâmetro de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, somam-se a elementos como a geometria do chassi e o baixo peso para dar à Crosser sua notável agilidade, tornando-a capaz de desviar dos obstáculos com rapidez, sempre de forma estável e equilibrada. Esse comportamento faz dela uma motocicleta fácil de ser conduzida, tornando-a uma opção perfeita para motociclistas iniciantes e experientes. Os pneus Levorin têm as medidas de 90/90 – 19 M/C 52P na dianteira, e 110/90 – 17 M/C 60P na traseira.

Em 2018 fui convidado como cliente pela Yamaha para participar do Segundo Tour Interativo da Crosser, nós percorremos a Estrada Real, partindo de Paraty / RJ, passamos por diversas estradas de terra até chegar em Diamantina / MG. Posso afirmar que com certeza a moto me surpreendeu, eu nunca havia colocado a minha moto para rodar em condições tão duras quanto a que enfrentamos. Sem contar ainda que cruzamos alguns rios com facilidade. 

Mais uma novidade é o painel multifunção sendo o mais completo da categoria, segundo o fabricante. Ele é 100% digital e seu novo visual reforça a modernidade. Sua iluminação também é em LED e o fundo do tipo blackout, contrastando ainda mais as informações no display, e com isso facilitando a leitura tanto na pilotagem diurna quanto noturna.

O novo painel conta com a função ECO, ideal para quem busca diminuir ainda mais os gastos com combustível. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.

Ele traz ainda um útil Indicador de marcha, que facilita a condução, marcador do nível de combustível, conta-giros, velocímetro, hodômetro total e dois parciais, relógio e as luzes indicadoras do sistema de ABS, do sistema Blueflex, de funcionamento de sistema de injeção e de piscas, farol alto e neutro. Localizada junto ao painel, encontramos uma tomada de 12 volts, inexistente nos modelos anteriores e proporcionando ao usuário a praticidade de carregar o celular ou o GPS em qualquer momento.

No quesito suspensões, seja por ruas esburacadas, seja no off-road, elas cumprem com seu papel e são capazes de filtrar com grande eficiência as imperfeições do piso e ainda garantir suavidade e estabilidade na pilotagem.

Na dianteira, o garfo telescópico tem curso de 180 mm e conta, em ambas as versões, com protetores do tipo sanfona, que protegem o garfo dianteiro de danos causados por impactos de pedras, poeira e outros detritos. 

Já na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único e seu curso é de 160 mm. Sua fixação na balança é feita através de links, que garantem maior conforto e suavidade na absorção de impactos. A principal vantagem desse sistema em uma motocicleta on/off-road é tornar o funcionamento mais progressivo, com um amortecimento que começa macio e fica mais rígido à medida que é mais exigido, minimizando os riscos de que a suspensão chegue ao final de seu curso.

O banco é amplo e em dois níveis, foi desenvolvido, segundo o fabricante, para proporcionar apoio à lombar. Ele está a 850 mm do solo e se destaca pela ergonomia, promovendo uma boa acomodação sobretudo no encaixe das pernas junto ao tanque, deste modo, o piloto consegue “travar” os joelhos mais facilmente na motocicleta para uma pilotagem mais esportiva.

Logo no início, falei sobre a posição de pilotagem, e para se adaptar à altura do piloto, a Crosser traz outro diferencial, o guidão é ajustável, que pode ser fixado 15 mm a frente, possibilitando explorar ainda mais a versatilidade e aumentar a sensação de conforto.

O seu Chassi é construído em aço tubular, do tipo berço semi-duplo que foi elaborado para oferecer resistência, leveza e baixo centro de gravidade, garantindo a agilidade e estabilidade que se tornaram umas das características mais marcantes do modelo.

A Yamaha oferece 3 anos de garantia e conta com um plano de Revisão a Preço Fixo, na qual, o valor da revisão é o mesmo em todas as concessionárias Yamaha participantes em todo o Brasil e com isso o cliente já sabe quanto irá custar a revisão e com isso poder se programar.

As versões S e Z da Crosser estão disponíveis nas cores Black Eclipse e Vermelho Pepper (na versão S) e Competition Blue e Dakar Areia (na versão Z).  A Crosser 150 S tem o preço sugerido de R$ 16.590,00 + frete, e R$ 17.160 + frete para São Paulo. Já a versão Z, com paralama alto, o preço sugerido é de R$ 16.790,00 + frete, e R$ 17.368,00 para o Estado de São Paulo.

Para ver as fotos da primeira Crosser a chegar rodando nos Estados Unidos sendo pilotada por um brasileiro, acesse meu Instagram:  @matth_oliver. 

Especificações Técnicas 

MOTOR

  • Tipo: SOHC, 2 válvulas, 4 tempos, Refrigeração a ar
  • Potência (gasolina): 12,2 cv (7.500 rpm)
  • Potência (etanol): 12,4 cv (7.500 rpm)
  • Torque (gasolina): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Torque (etanol): 1,3 kgf.m (6.000 rpm)
  • Cilindros: 1
  • Cilindrada: 149 cc
  • Diâmetro X curso: 57,3 mm X 57,9 mm
  • Taxa de compressão: 9,6:1
  • Alimentação: Injeção Eletrônica
  • Tipo de combustível: Gasolina/Etanol

SUSPENSÃO

  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico
  • Suspensão traseira: Balança traseira tipo Monocross com link
  • Curso da suspensão dianteira: 180 mm (suspensão) / 180mm (roda)
  • Curso da suspensão traseira: 61 mm (suspensão) / 160 mm (roda)

CÂMBIO

  • Sistema de transmissão: Sincronizada, 5 velocidades
  • Transmissão final: Corrente
  • Embreagem: Multi-Disco úmida

FREIOS

  • Sistema de freios: ABS
  • Freio dianteiro: Disco hidráulico com sistema anti bloqueio
  • Ø do freio dianteiro: 245 mm (Ø externo)
  • Freio traseiro: Disco hidráulico
  • Ø do freio traseiro: 203mm (Ø externo)

DIMENSÕES:

  • Pneu dianteiro: 90/90 – 19 M/C 52P – LEVORIN
  • Pneu traseiro: 110/90 – 17 M/C 60P – LEVORIN
  • Tipo de chassi: Berço Semi-Duplo
  • Distância entre eixos: 1350 mm
  • Altura do assento: 850 mm
  • Capacidade do tanque (reserva): 12L (3L)
  • Peso Líquido: 137 kg
  • Comprimento x Largura x Altura: 2050 mm X 830 mm X 1160 mm
  • Altura mínima do solo: 235 mm



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