Testamos a nova scooter da Yamaha, a Fluo ABS, que chega com um visual moderno, com linhas fluidas e harmônicas além de muita tecnologia para a categoria. Ela ainda proporciona ao piloto, agilidade e economia de combustível, além de ser um veículo leve, ideal para motociclistas iniciantes e segundo o fabricante, ela é o modelo 125cc mais tecnológico no mercado atualmente.
Geralmente início minhas avaliações falando da motorização, mas desta vez vamos deixar para o final, e falar das tecnologias embarcadas, iniciando pelo seu farol em LED que proporciona maior amplitude de iluminação, trazendo consigo uma pilotagem noturna mais segura.
Essa scooter vem equipada com o sistema Stop & Start Inteligente – esse mecanismo eletrônico identifica quando a scooter para e automaticamente desliga o motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de poluentes. Para que o motor volte a funcionar, basta acelerar novamente, esse comando tem uma resposta rápida e automática. Para ativar ou desativar esse sistema, basta pressionar o botão que está alocado no guidão do lado direito, indicado por um “A”.
Este sistema também identifica se a scooter trafega em condições normais ou em situações de tráfego intenso, modulando seu funcionamento. Em tráfego normal, o sistema desliga o motor após a parada do scooter no tempo de 1,5 segundos, e em tráfego intenso, em que as paradas são mais frequentes, isso ocorre após 5,0 segundos.
O Stop & Start é capaz de proporcionar partidas rápidas sem alterar a vida útil da bateria. Segundo o fabricante, isso acontece graças ao sistema Smart Motor Generation System, que minimiza o consumo de energia quando o Start & Stop entra em ação, desligando o motor, e fazendo com que o pistão seja automaticamente posicionado de forma a facilitar a nova partida.
Lembra que comentei da economia de combustível logo no início desta matéria?! Pois bem, a scooter tem a função ECO, para quem busca diminuir ainda mais os gastos com combustível, a Fluo ABS traz em seu painel essa função. Ela indica o momento de pilotagem em que o consumo de combustível é menor, auxiliando em uma condução mais econômica.
E as tecnologias não param por aí, ela possui a chave Smart key, ou seja, não há mais a necessidade de utilizar a chave mecânica para ligar a moto, essa tecnologia advém das motos luxo e de alta cilindrada. Basta portar a Smart Key no bolso ou na mochila, por exemplo, se aproximar da scooter e ela irá liberar através do seletor junto à coluna de direção, o acesso ao porta objetos, tanque de combustível, bloqueio do guidão e acionar a partida elétrica do motor.
Com esse recurso, o condutor ganha não só em comodidade para o dia a dia, como também ganha mais segurança, já que ao se distanciar da Fluo com o Smart key, ele automaticamente garante que todas as funções da scooter sejam bloqueadas, impedindo seu funcionamento.
Ela é a única scooter da categoria que conta com a tecnologia do freio ABS na roda dianteira, oferecendo maior controle em emergências, como piso escorregadio e outras condições de baixa aderência. Seu conjunto de freios é potente e progressivo, capaz de frenagens em curtos espaços. Na dianteira, conta com disco de 200 mm e pinça simples. Na traseira, o sistema é a tambor, com 130 mm de diâmetro.
Seu chassi é construído em aço tubular e foi elaborado para oferecer resistência, leveza e baixo centro de gravidade, garantindo notável agilidade e estabilidade, como disse acima, essa scooter possui ótima dirigibilidade no trânsito e consegue realizar manobras em pequenos espaços.
Para maior conforto, a balança da suspensão e motor trabalham integrados e são ligados ao chassi através de um link que, além de auxiliar no movimento do motor, também tem a função de minimizar as vibrações.
Na dianteira, a Fluo possui uma suspensão de garfo telescópico com curso de 90 mm. Já na traseira, o sistema é composto por um amortecedor único, e seu curso é de 88 mm.
O espaço do porta objetos abaixo do assento conta com uma armazenagem de 25 litros e comporta um capacete fechado de tamanho grande e ainda sobra espaço para mais itens do dia a dia.
Para acessá-lo é fácil, um simples clique no botão junto a chave seletora localizado na coluna de direção. O compartimento se tranca automaticamente com o distanciamento da Smart Key, como já dito acima, garantindo assim, mais tranquilidade e segurança para o condutor que não precisa se preocupar em esquecê-lo destravado.
Assim como outras Scooters, ela conta com um gancho junto a coluna para o transporte de pequenas sacolas e bolsas, perfeito para aquelas compras de última hora. Ele é equipado com tomada 12 volts, também localizada junto à coluna de direção, e garante a praticidade de recarregar o celular em qualquer momento.
A posição de pilotagem é confortável, com braços e pernas posicionados de maneira relaxada e pouco flexionados. O assento conta com 845 mm de comprimento e tem boa ergonomia, promovendo uma boa acomodação do piloto e do passageiro. Sua altura em relação ao solo é de 780 mm, facilitando o apoio dos pés no chão, tornando a Fluo amigável até mesmo para condutores de menor estatura e menos experientes.
Seguindo o DNA de uma scooter, conta ainda com base plana para apoio dos pés e o escudo em frente as pernas ainda oferece proteção contra sujeira e água. Esse conceito nasceu logo nas primeiras Scooters e lambretas, matéria já tratada aqui na Pró Moto no especial A História das Scooters.
As rodas possuem diâmetro de 12 polegadas contribuem para agilidade, tornando-o capaz de realizar mudanças bruscas de direção com facilidade e grande rapidez, comuns na condução urbana. Os pneus Pirelli Diablo Scooter têm as medidas de 100/90 – R12 na dianteira, e 110/90 – R 12 na traseira. Eles são mais largos, garantindo maior área de contato com o piso, promovendo maior aderência, e por terem o perfil alto, contribuem para filtrarem irregularidades do pavimento, minimizando os solavancos.
Para abastecer a Fluo não é preciso levantar o banco. O acesso ao tanque, cuja capacidade é 4,2 litros, é prático e tem um bom acabamento, ele fica à frente do condutor, assim como o botão que destrava a tampa, junto a coluna de direção.
Ela é equipada com sistema Auto-stop incorporado ao apoio lateral, que a desliga automaticamente quando acionado e ainda impede a saída do scooter com o apoio abaixado. Além do apoio lateral, a Fluo também conta com o Cavalete Central como item de série. Praticidade e segurança ao deixar sua moto parada.
Essa scooter tem uma pilotagem ágil e divertida, ainda mais por conta do câmbio 100% automático associado ao baixo peso em ordem de marcha, de 102 kg e motor monocilíndrico tipo SOHC de quatro tempos com capacidade de 125cc, sistema de injeção eletrônica, potência máxima de 9,5cv a 8.000rpm e torque de 1,0 kgf.m a 5.500 rpm. Seu funcionamento é suave, com baixos níveis de vibração em todas as rotações.
Ela vem disponível nas cores Racing Blue (Azul Metálico), Midinight Black (Preto sólido) e Branco Cristal (Branco Sólido) e tem seu preço público sugerido de R$ 13.390,00 + frete (exceto Estado de São Paulo). A Yamaha ainda oferece ao cliente 4 anos de garantia, e a participação do programa de Revisão Preço Fixo Yamaha, onde o cliente já sabe quando irá pagar pelas revisões e mais, as duas primeiras revisões têm mão de obra gratuita.
Leia a matéria completa clicando aqui