A avant-première para o lançamento das motos aconteceu em Londres ontem, dia 27 de junho e contou com a presença da imprensa mundial
A Triumph Motorcycles lançou mundialmente terça-feira, dia 27 de junho, em avant-premiére em Londres, a Speed 400 e a Scrambler 400 X: dois modelos totalmente novos que se juntam à linha Triumph em 2024.
Para o evento, imprensa de todo o mundo foram convidados para ver em primeira mão as duas novas motocicletas. O time brasileiro conta com a presença de executivos da marca e quatro jornalistas convidados.
Nascido em uma linhagem inigualável, a roadster Speed 400 junta-se à linha clássica moderna de maior sucesso da Triumph, as Speed Twin 900 e 1200, enquanto a Scrambler 400 X remete aos traços de design robusto das Scrambler 900 e 1200, com um pedigree off-road que remonta às primeiras Scramblers de fábrica da década de 1950.
Projetados desde o início com uma nova plataforma com motor monocilíndrico em seu coração, esses novos modelos são projetados para oferecer uma pilotagem divertida, ágil e confiável para pilotos de todas as idades e níveis de experiência.
Juntamente com a capacidade líder da classe, tecnologia focada no piloto, qualidade e detalhes líderes da categoria, e com um elevado nível de especificação padrão, longos intervalos de revisões e uma garantia abrangente, esses novos modelos representam uma incrível relação custo-benefício e trazem o estilo, a qualidade e o desempenho icônicos da Triumph para toda uma nova geração de pilotos da Triumph.
VELOCIDADE ICÔNICA DA TRIUMPH E DNA DE DESIGN DA SCRAMBLER
Concebidas e projetadas em Hinckley, no Reino Unido, essas duas novas adições à linha de clássicos modernos foram desenvolvidas com a mesma atenção aos detalhes dos modelos mais célebres da Triumph. Elas são instantaneamente reconhecíveis graças às suas atemporais silhuetas Triumph, tanques de combustível esculpidos característicos e perfis de motores clássicos, foram projetadas para oferecer toda a qualidade, sensação e presença de suas companheiras de maior capacidade.
Toques tradicionais, como o cilindro refinado com aletas e braçadeiras no coletor de escapamento tradicionais que combinam detalhes contemporâneos como o silenciador virado para cima, grafismos ousados e a tecnologia sensivelmente incorporada, como resfriamento a líquido oculto e um escape fluido com silenciador primário oculto. Tudo combinado para entregar o inconfundível estilo personalizado moderno da Triumph.
O acabamento de alta qualidade e os detalhes elegantes continuam com as carcaças do motor revestidas a pó preto, garfos anodizados dourados rígidos, pintura de alta qualidade e detalhes do logotipo que garantem que o acabamento desses novos modelos sejam premium.
Os esquemas de pintura de dois tons da Speed 400, cada um com um gráfico de tanque Triumph proeminente, refletem seu estilo roadster dinâmico, com as cores Carnival Red, Caspian Blue e Phantom Black disponíveis.
Acentuando a atitude para todo o terreno da Scrambler 400 X estão muitos recursos práticos e propositais, incluindo proteção para o farol, radiador e cárter, bem como protetores de mão, um apoio de guidão acolchoado e um para-lama dianteiro mais longo.
A Scrambler 400 X está disponível em três esquemas de cores elegantes e contemporâneos, cada um com a distinta faixa de tanque ‘Scrambler’ e o emblema triangular da Triumph, com opções Matt Khaki Green e Fusion White, Carnival Red e Phantom Black, além de Phantom Black e Silver Ice.
DNA Atemporal do Design da Triumph com Postura Contemporânea:
- Silhuetas atemporais Triumph Roadster e Scrambler
- Tanque esculpido característico com recuos no joelho
- Perfil clássico do motor Triumph com logo triangular
- Braçadeiras de cabeçote de exaustão e cabeçote com aletas distintas
- Silenciador contemporâneo virado para cima
- Materiais e acabamentos premium
- Cada um disponível em uma escolha de três esquemas de cores específicos do modelo.
O NOVO MOTOR TR-SERIES
Nomeado para celebrar a histórica linhagem Triumph ‘Trophy’, cujas raízes remontam aos singles de corrida do início do século XX e, em particular, à competição offroad Six Day Trial. Este novo motor monocilíndrico de 398cc com injeção de combustível e resfriado a líquido combina o estilo clássico moderno da Triumph com engenharia de última geração para oferecer um desempenho superior com uma entrega de potência responsiva, divertida e cheia de personalidade, juntamente com uma nota de escape evocativa, rica e distinta.
Os destaques técnicos incluem um motor monocilindro com cabeçote DOHC de quatro válvulas e um virabrequim que foi perfeitamente pesado e equilibrado para otimizar a inércia para a pilotagem em baixa velocidade. O sistema de acionamento de válvulas utilizando o balancim de massa otimizada e revestimento DLC (Diamond Like Carbon) apresenta baixo atrito e contribui para a rápida elevação de rotação e desempenho do motor.
A caixa de transmissão com seis velocidades oferece uma seleção de marchas leve e precisa, com relações perfeitamente distribuídas para aproveitar este motor característico e rico em torque.
As principais características deste novo motor incluem:
- Potência máxima de 40 cv líder da classe e pico de torque de 37,5 Nm
- Refrigerado a líquido, monocilíndrico, atende a legislação de emissões Euro 5
- Refrigeração a líquido oculta e aletas de refrigeração usinadas
- Invólucros do motor revestidos a pó preto típicos
- Entrega de potência característica, atraente e responsiva
- Ruido de escapamento evocativa, rica e distinta
- Caixa de tramissão de seis velocidades
PILOTAGEM CONFIÁVEL FÁCIL, ÁGIL E DINÂMICA DA TRIUMPH
Com ergonomia projetada para um ótimo conforto e controle, a Speed 400 e a Scrambler 400 X se beneficiam de uma cintura fina que combina com uma altura de assento acessível de 790 mm e 835 mm, respectivamente, e um baixo peso de 170 kg/ 179 kg para garantir um manuseio seguro em baixa velocidade e manobras fáceis com os pés abaixados.
Ambos os modelos se beneficiam de seu próprio chassi específico do modelo, com uma nova estrutura, subquadro traseiro aparafusado e braço oscilante de alumínio fundido emparelhado com configurações de suspensão adaptadas a cada caso de uso, ambos oferecendo o famoso manuseio fácil, ágil e dinâmico da Triumph.
A Speed 400 apresenta grandes garfos dianteiros invertidos de pistão grande de 43 mm, unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório externo, rodas leves de 17 polegadas, geometria e distância entre eixos específicas das roadsters. Proporcionando uma pilotagem envolvente e intuitiva, juntamente com uma posição de pilotagem confortável e neutra que inspira confiança para pilotos de todos os tamanhos e níveis de habilidade. Poderosos freios dianteiros radiais de quatro pistões com um disco dianteiro de 300 mm e flexíveis trançados dão uma sensação de frenagem responsiva para melhorar a confiança do piloto.
A Scrambler 400 X possui uma distância entre eixos mais longa, suspensão maior curso, roda dianteira maior de 19 polegadas e guidão largo para maior estabilidade e controle ao pilotar em superfícies soltas, além de fornecer uma posição de pilotagem mais vertical e dominante da Scrambler. Um pedal de freio de aço fundido maior e pedais de alta aderência que são posicionados mais baixos e mais largos também contribuem para uma posição de pilotagem mais natural fora de estrada, enquanto um disco de freio dianteiro maior de 320 mm e um composto de pastilha otimizado proporcionam um desempenho de frenagem progressivo e reconfortante em todas as condições.
Sensação divertida, confiável e intuitiva
- Estrutura totalmente nova com subestrutura traseira aparafusada e braço oscilante de alumínio fundido
- Configuração e geometria específicas do modelo da Speed 400 e da Scrambler 400 X
- A cintura esbelta cria uma altura de assento mais acessível
- Posição de pilotagem confortável e envolvente para a Speed 400 com uma posição de pilotagem mais vertical e dominante para a Scrambler 400 X
- Garfos dianteiros invertidos de pistão grande de 43 mm de diâmetro
- Unidade de suspensão traseira monochoque com reservatório externo
- Otimizado para pilotagem com piloto ou com garupa com pré-carga de suspensão traseira ajustável
- Pinça radial de quatro pistões com flexíveis de freio trançados
- Distância entre eixos mais longa e ergonomia mais vertical para a Scrambler 400 X
TECNOLOGIA MODERNA FOCADA NO PILOTO
Adicionando conveniência, desempenho e segurança ao piloto, a Speed 400 e a Scrambler 400 X compartilham algumas das mais recentes tecnologias focadas no piloto, adaptadas para cada modelo.
Aceleração ride-by-wire
A gestão do motor Bosch com a aceleração ride-by-wire proporciona uma resposta linear e intuitiva da aceleração com uma entrega de potência previsível para maior capacidade de condução, segurança e controle.
Controle de Tração e ABS
O sistema de controle de tração em ambos os modelos é comutável com uma seleção simples de ligar ou desligar, para que o piloto possa desativar a intervenção de forma rápida e fácil.
O ABS de canal duplo da Bosch oferece frenagem garantida em todas as condições para maior segurança e tranquilidade, e a Scrambler 400 X também pode ser desativada para maior controle ao pilotar fora de estrada.
Novos e elegante painéis de instrumentos de formato duplos
Os painéis de instrumentos com formatos duplos, limpos e contemporâneos, apresentam um grande velocímetro analógico e uma tela LCD integrada que inclui tacômetro digital, marcador de combustível restante e indicador de marcha proeminente, claramente visíveis em todas as condições de iluminação.
Toda essa funcionalidade é acessada por meio de um botão de rolagem intuitivo, fácil de usar, montado no guidão, e o visor é pré-ativado para mostrar o status do acessório de manoplas aquecidas, se instalado. Uma tomada de carregamento USB-C convenientemente localizada permite o carregamento em movimento de dispositivos montados no guidão, como smartphones e sistemas de navegação.
Embreagem deslizante e assistida
Este sistema engenhoso reduz o esforço da alavanca de embreagem para reduzir a fadiga durante a parada/início da pilotagem, além de melhorar a confiança e a tranquilidade do piloto, evitando o travamento das rodas traseiras durante as reduções de marcha.
Iluminação totalmente em LED
Projetado para desempenho e presença, o poderoso farol apresenta uma luz diurna distinta com assinatura Triumph de DRL, enquanto a lanterna traseira também inclui uma assinatura de luz moderna, juntamente com guias de luz moldadas e marca Triumph. Indicadores finos e contemporâneos completam o pacote.
Segurança instalada de fábrica
Tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X vêm equipadas com uma trava de direção e um imobilizador anti-furto como padrão. O chip transponder integrado na chave de ignição garante que apenas o proprietário possa ligar o motor.
Os destaques da especificação incluem:
- Um elevado nível de tecnologia focada no piloto para melhorar o desempenho e a segurança
- Aceleração Ride-by-wire para melhorar a pilotagem, segurança e controle
- Controle de Tração Comutável na Speed 400 e Scrambler 400 X
- ABS de canal duplo (comutável na Scrambler 400 X para uso off-road)
- Embreagem deslizante e assistida
- Novos e elegantes painéis de instrumentos de formato duplo
- Iluminação totalmente em LED
- Imobilizador
CONSTRUÍDA PARA TORNAR SUA
Mais de 25 acessórios genuínos estão disponíveis para a Speed 400 e Scrambler 400 X. Desde estilo e conforto até bagagem e segurança, ambas as motos podem ser equipadas com acessórios para atender a uma ampla gama de necessidades dos pilotos.
Os proprietários podem configurar sua nova motocicleta no configurador on-line fácil de usar ou podem comprar acessórios de qualquer concessionária autorizada Triumph — Todos os acessórios Triumph são projetados e desenvolvidos em conjunto com as motocicletas para garantir o ajuste e a função perfeitos e são cobertos pela mesma garantia de quilometragem ilimitada de dois anos.
VALOR IMBATÍVEL
Com desempenho líder da classe, qualidade incomparável e baixos custos de utlização, esses novos clássicos modernos e empolgantes representam uma incrível relação custo-benefício.
Tanto a Speed 400 quanto a Scrambler 400 X terão preços competitivos em relação aos principais concorrentes em cada mercado, garantindo uma proposta de comprador incrivelmente atraente, tanto em termos de valor geral quanto de preço inicial de compra.
Ambos os modelos serão lançados na Índia a partir do próximo mês e estarão à venda em todos os outros mercados no final do ano, quando os preços para esses mercados serão anunciados.
Valor imbatível:
- Preços extremamente competitivos
- Desempenho e qualidade líderes
- Intervalo de revisões de 16.000 km e líder da categoria
- Garantia de quilometragem ilimitada de dois anos
- À venda a partir do primeiro trimestre de 2024
ESPECIFICAÇÕES
MOTOR E TRANSMISSÃO
Speed 400 | Scrambler 400 X | |
MOTOR E TRANSMISSÃO | ||
Tipo | Refrigerado a líquido, 4 válvulas, DOHC, monocilindro | |
Cilindrada | 398,15 cc | |
Diâmetro | 89,0 mm | |
Curso | 64,0 mm | |
Compressão | 12:1 | |
Potência Máxima | 40 cv / 39,5 bhp (29,4 kW) a 8.000 rpm | |
Torque Máximo | 37,5 Nm @ 6.500 rpm | |
Sistema de Combustível | Injeção eletrônica de combustível Bosch com controle de aceleração eletrônico | |
Escape | Sistema de cabeçote de pele dupla inoxidável com silenciador de aço inoxidável | |
Acionamento Final | Corrente de anel em X | |
Embreagem | Multiplacas banhadas em óleo, deslizante e assistida | |
Caixa de transmissão | 6 marchas |
CHASSI
Speed 400 | Scrambler 400 X | |
CHASSI | ||
Estrutura | Coluna/perímetro híbrido, aço tubular, subquadro traseiro aparafusado | |
Braço oscilante | Liga de alumínio fundido de duas faces | |
Roda Dianteira | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 3 pol | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 19 x 2,5 pol |
Roda Traseira | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 4 pol | Liga de alumínio fundido, 10 raios, 17 x 3,5 pol |
Pneus | Metzeler Sportec M9RR | Metzeler Karoo Street |
Tamanho do Pneu Dianteiro | 110/70 R17 | 100/90 R19 |
Tamanho do Pneu Traseiro | 150/60 R17 | 140/80 R17 |
Suspensão Dianteira | Garfos de pistão grandes de 43 mm invertidos. Curso de 140 mm | Garfos de pistão grandes de 43 mm invertidos. Curso de 150 mm |
Suspensão Traseira | RSU de monochoque a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga. Curso de 130 mm | RSU de monochoque a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga. Curso de 150 mm |
Freios Dianteiros | Disco fixo de 300mm, pinça radial de quatro pistões, ABS |
Disco fixo de 320mm, pinça radial de quatro pistões, ABS |
Freios Traseiros | Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante, ABS | Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante, ABS |
Instrumentos | Velocímetro analógico com tela LCD multifuncional integrada |
DIMENSÕES E PESOS
Speed 400 | Scrambler 400 X | |
DIMENSÕES E PESOS | ||
Comprimento | 2056 mm | 2117 mm |
Largura (guidão) | 795 mm | 825 mm |
Altura (sem espelhos) | 1075 mm | 1190 mm |
Altura do assento | 790 mm | 835 mm |
Entre-eixos | 1377 mm | 1418 mm |
Rake | 24,6 ° | 23,2 ° |
Trail | 102 mm | 108 mm |
Peso em ordem de marcha* | 170 kg | 179 kg |
Capacidade do tanque de combustível | 13 litros |
*(90% combustível – massa em ordem de marcha)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES
Speed 400 | Scrambler 400 X | |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | ||
Consumo de combustível | (Valores Sujeitos à Homologação Final) | |
Emissões de CO2 |
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