Destaques em vídeo e resultados da corrida final da temporada de Hard Enduro dos EUA de 2023 no espetacular Donner Hard Enduro em Norden, Califórnia, onde Cody Webb voltou ao degrau superior com uma exibição de mestre de testes nas rochas de granito.
Depois de mais de 800 polegadas de neve (!) Detingindo a Estância de Esqui Donner em Norden, Califórnia, no inverno passado, as datas originais planejadas em junho foram transferidas para o final da temporada. Ninguém quer perder a viagem neste local, mas o promotor, Brian Garrahan, fez com que o Donner Hard Enduro fizsse parte de um fim de semana maior de eventos de corrida, chamado Donner Challenge.
Isso incluiu uma corrida de Motoclimb e um AMA District 36 Hare Scramble, e a rodada final da AMA West Hard Enduro Series.
Cody sai rápido dos quarteirões com a vitória na corrida de qualificação
Aproveitando o fim de semana multidisciplinar, o District 36 Hare Scramble atuou como a corrida de qualificação para o Donner Hard Enduro, misturando pilotos e dando aos pilotos amadores de hard enduro algum tempo extra na montanha.
Na corrida de corrida de lebres, Cody Webb, da FactoryONE Sherco, colocou um marcador e se afastou com a liderança com o medalhista de ouro da ISDE Anson Maloney atrás não muito atrás. Ryder Leblond, do Rockstar Husqvarna, ficou em terceiro nas primeiras voltas, mas acabou passando por Anson pelo segundo lugar. Danny Lewis, da Beta USA, e James Flynn, da IRC Tire, completaram os cinco primeiros nos resultados finais da corrida da lebre.
Nesta qualificação de sábado, determinou a posição de linha para todas as classes da principal corrida de enduro de domingo, que não foi corrigida no tempo.
Batalha de pontos da corrida principal AMA West
Sendo que esta foi a rodada final do AMA West Hard Enduro Championship, houve uma batalha de pontos em várias das classes, incluindo a classe Pro entre Cody Webb, Ryder LeBlond e Will Riordan, da RPM Racing Team.
A corrida de domingo durou 3,5 horas e o percurso tinha cerca de 10 milhas de comprimento, subindo e descendo as lajes de granito, densas florestas de pinheiros, riachos úmidos e pistas de esqui abertas do Donner Ski Ranch.
A corrida começou em fileiras de 20 com base na corrida da lebre no dia anterior, e foi Keith Curtis quem pegou o buraco para liderar a frente até a popular seção “Spectator Hill”, que atraiu centenas de espectadores que estavam esperando ansiosamente pela loucura amadora que se seguiu.
Cody Webb assumiu a liderança na primeira volta e não olhou para trás, limitando seus erros e aproveitando suas habilidades de prova nas seções muito técnicas de rock e log do curso. Will estava sentado em segundo lugar quando desceu em uma trilha de transferência e quebrou seu radiador. Ele teve que voltar aos poços para consertá-lo, perdendo lugares e tempo, mas continuou depois que ele se recomenvolveu e descobriu que sua mangueira do radiador tinha um vazamento. Todos juntos, ele perdeu mais de 30 minutos e teve que trabalhar duro para ganhar tempo de volta – fazendo as voltas mais rápidas do dia no processo.
Ryder LeBlond estava sentado confortavelmente em segundo lugar e começou a puxar para Webb no final da corrida, mas não conseguiu enrolá-lo até o fim. James Flynn avançou para a terceira posição passando por Curtis, e estava montando uma de suas melhores corridas do ano.
Seções como “No Way”, “AA Hills” e “End of the World” que mantiveram alguns dos profissionais e muitos dos pilotos da Classe A que foram colocados nessas divisões de curso.
Na terceira volta, Webb entrou na linha de chegada às 3,5 horas, vencendo o Donner Hard Enduro e conquistando o AMA West Regional Championship. LeBlond entrou na linha de chegada quatro minutos atrás em segundo.
O drama ficou para trás, no entanto, quando Flynn se esforçou para segurar um Riordan, mas com um passe logo antes de uma das verificações finais, vencendo Will, conquistou o último lugar no pódio de Flynn por apenas 14 segundos com Curtis em quinto.
O Donner Hard Enduro foi mais difícil do que nos anos passados, e foi dito ser uma das corridas mais difíceis do país. Havia alguns pilotos de enduro difíceis pela primeira vez nas fileiras amadoras, e o curso definitivamente os derrotou – embora os organizadores ainda estejam declarando que “eles tiveram uma ótima experiência”.
O Donner encerra a temporada de Hard Enduro dos EUA de 2023, e a equipe da USHE gostaria de agradecer aos muitos patrocinadores, clubes e promotores que ajudaram a tornar esta temporada possível. Obrigado também a Josh Schaecher e Mike Soudas da Oh727 Promotions por trabalharem em todos os eventos este ano e manterem as operações funcionando sem problemas.
A temporada de 2024 está se aproximando e a USHE está trabalhando na construção do programa para a próxima temporada.