HomeYamaha GeraçãoYAMAHA: 5 curiosidades sobre motos que qualquer piloto deve dominar

YAMAHA: 5 curiosidades sobre motos que qualquer piloto deve dominar

Isso mesmo. Todo piloto raiz sabe de onde surgiu a invenção e como ela vem evoluindo ao longo dos tempos.

Dizem por aí que Leonardo da Vinci — além de um artista excepcional, também considerado um inventor muito à frente de seu tempo —, foi o autor do esboço da primeira motocicleta. Entretanto, há muitas dúvidas sobre essa origem, já que a explicação surgiu a partir da restauração (bastante suspeita, diga-se de passagem) de um de seus antigos cadernos.

O início do que viria a ser a motocicleta é atribuído — com os pés no chão — a um americano e a um francês. O primeiro era Sylvester Howard Roper, que em 1867 trouxe ao mundo uma bicicleta movida a vapor (e que era acionada por carvão). Todavia, um pouco antes disso (1860), a história conta que já existia na França um propulsor de combustão — mais eficiente que o vapor — construído pelo engenheiro Étienne Lenoir.

Mas foram dois alemães, Wilhelm Maybach e Gottlieb Daimler (sim, os fundadores da Mercedes-Benz), em 1885, as pessoas consideradas os pais da primeira motocicleta (com o conceito que conhecemos). O quadro e as rodas eram de madeira, o motor – com meio cavalo de potência – era movido à combustão interna e chegava a uma velocidade de 18 km/h

A primeira linha de produção começou em 1894, através dos alemães Hildebrandt & Wolfmüller. Ao todo, até 1920 a indústria de motocicletas já contava com mais de 400 fabricantes no mundo.


Veja mais em Yamaha Geração

Leia Também