Apesar de ser uma compra menos onerosa do que a de um carro zero, a motocicleta necessita da mesma prevenção básica relacionada à manutenção. Em mãos descuidadas, ela pode tornar-se uma arma, colocando em risco a vida do piloto, do carona e de todos os demais usuários do trânsito.
Da mesma forma, há ainda aqueles que quando encontram um problema, trocam as peças de moto por materiais de segunda linha, pouco confiáveis e com uma durabilidade duvidosa.
Nós gostamos de trazer debates deste tipo, para gerar consciência em nossos leitores e, sobretudo, fazê-los entenderem o nível de exigência e de criticidade que devem assumir quando estão frente a frente com uma decisão: levar o item original, que custa o dobro do preço ou o secundário, que é mais barato e o mecânico insiste que possui os mesmos atributos?
Já vamos adiantando: esses produtos não são recomendados, mas o risco é todo seu, porque essa escolha está em suas mãos. O que nós podemos fazer é orientar.
Dito isso, aqui vão 5 motivos pelos quais você sempre deve optar por materiais genuínos. Bora saber?
1 | A falsa sensação de economia motivada por peças de moto paralelas
É comum os pilotos acharem que é papo de vendedor, quando o assunto é: leve a original e você não terá dores de cabeça por um bom tempo. “Vendedor quer é garantir a comissão”. Será que isso é realmente verdade?
Claro que você pode estar em uma fase mais “apertada”, na qual precise pensar duas vezes no custo-benefício. Então, vamos lá!
Peças de moto não originais, por sua baixa qualidade, tendem a apresentar defeitos em um curto prazo (questão de meses mesmo). Então, lá está você com um problemão outra vez nas mãos, porém, agora muito pior. Veja no tópico abaixo por quê.
2 | A insegurança sobre os efeitos a longo prazo nos demais componentes da moto
Os fabricantes paralelos conseguem fazer réplicas iguaizinhas em formato e tamanho, no entanto, o que importa mesmo você não consegue enxergar. Sendo assim, para fazer o teste de qualidade, literalmente, você terá que pagar para ver.
Ocorre que uma peça genérica muitas vezes afeta o desempenho da moto, interferindo no bom funcionamento de outros componentes. Para ter certeza de que isso não está acontecendo, você teria que investir mais ainda em prevenção, programando para a sua máquina uma série de revisões que não estavam previstas.
Entendeu a jogada? Você economizou ontem, mas hoje está com um prejuízo muito maior do que o valor da peça de moto original, em sua primeira concepção, lhe traria.
3 | Garantia de três meses nas peças de moto, não é garantia!
Quem não gosta de ter a sua compra assegurada contra qualquer defeito que surja, concorda!?
A montadora de sua motocicleta investe tanto em qualidade, que não tem receio nenhum de lhe garantir a troca das peças avulsas que oferta em até cinco anos (para alguns componentes um pouco menos, mas ainda assim uma grande vantagem).
Por conhecerem o baixo padrão dos materiais, é comum que os fabricantes de peças de moto paralelas ofereçam apenas aquilo que está estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor: 90 dias. Você acha mesmo que pode confiar?
4 | O mercado desvaloriza veículos sem componentes originais
É possível que no ano que vem a Yamaha lance uma super máquina, pela qual você sinta amor à primeira vista. Aí, ao olhar para a motocicleta em sua garagem, sua decisão provavelmente não irá demorar: é hora de deixá-la fazer outro piloto feliz.
Essa é uma dica valiosa, da qual você deve lembrar na hora de tomar uma decisão sobre troca de peças: não instalar materiais originais pode “ferrar” com a valorização no momento da revenda e, para desfazer-se da sua motocicleta, você terá que baixar – muito – o preço solicitado.
5 | Risco à vida com a moto em movimento
A compra de peças de moto originais não é apenas sobre ter garantia e evitar um rombo no orçamento. Imagine que você está em uma rodovia, em alta velocidade, quando a sua motocicleta dá um defeito. Isso pode ser fatal!
Se a manutenção está em dia e você tem respeitado as trocas por materiais genuínos, a probabilidade de sofrer um acidente por falha mecânica é baixíssima.
_
Precisando de uma ajudinha para encontrar peças de moto Yamaha, em Santa Catarina!? Entre em contato agora mesmo com a Geração Yamaha. Clique aqui e encontre a loja mais próxima de você!