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Yamaha apresenta a nova MT-09 no exterior.

Mais agressiva e robusta o novo modelo traz mudanças para uma experiência inovadora.

Na Europa, a Yamaha redesenhou a MT-09, equipado com motor paralelo de 3 cilindros, e o anunciou como modelo 2024. O exterior foi redesenhado com um corpo mais fino e nítido e faróis LED mais compactos, além de um som mais sensual.

O novo visual agressivo e vanguardista volta a combinar o icónico e impetuoso motor CP3 com uma ciclística evoluída e altamente contundente, além de tecnologia vanguardista na sua eletrónica, que torna a tua experiência de condução intensa, focada e emocionante.

Exatamente 10 anos após a primeira geração MT-09, anunciada no salão de Colônia no outono de 2013 e lançada no Japão em 2014, a Yamaha anunciou a nova MT-09 na Europa. A primeira geração da MT-09, que apareceu como uma virada de jogo para a Yamaha, mais tarde ganhou popularidade como um motor hipernu equipado com um motor paralelo de três cilindros que foi classificado como um conceito de planos cruzados e se tornou popular com MTs.

Entre as características mais notáveis ​​da nova MT-09 estão a sua nova carroçaria e posição de iluminação, inspiradas na série YZ de motocrossO tanque de combustível, que parece ter tido a tonalidade retirada, passou da impressão de inseto para uma solidez de escultura que impressiona a nova geração. Os faróis também foram atualizados, com luzes de presença nítidas colocadas abaixo do LED bifuncional se completa com uma nova tela TFT de 5 polegadas montada em cima dele.

O som de três cilindros que determina a impressão do MT-09 é criado por um novo duto que se estende da caixa de ar, criando um rugido entorpecente na faixa de alta rotação. Ainda mais do que antes, certamente provocará uma “sensualidade homem-máquina”, onde o som, a vibração e a aceleração são sincronizados com um atraso requintado, com “o som dando uma sensação de poder”. O motor em si foi recentemente compatível com Euro 5+ e a embraiagem assistida e deslizante foi refinada. A relação de transmissão também foi otimizada.

A posição de pilotagem foi alterada para uma mais esportiva, com uma inclinação um pouco mais para a frente, revisando o guidão, os pedais e o assento. O guidão rebaixado pode ser ajustado em altura em dois níveis. As pedaleiras foram recuadas 30,6 mm e elevados 9,5 mm. Além disso, o formato plano do assento permite que o piloto se mova com mais liberdade. Por outro lado, o assento tandem agora é separado e o degrau é montado sob o chassi traseiro, aumentando o conforto dos passageiros.

O sistema operacional utiliza um novo cilindro mestre radial Brembo para aumentar a controlabilidade, e o formato da alavanca da embreagem também foi renovado. Os pedais de freio e câmbio esquerdo e direito também foram atualizados, e os pedais de freio agora são feitos de alumínio forjado. Os interruptores do guidão também foram atualizados.

A suspensão está equipada com os recentemente anunciados pneus radiais Bridgestone Battrax Hyper Sports S23, e as suspensões dianteira e traseira são fabricadas pela KYB, com garfo invertido totalmente ajustável de φ41 mm na frente e monoamortecedor com articulação modificada na traseira.

A recém-adotada tela TFT de 5 polegadas possui quatro temas de exibição e pode ser conectada a um smartphone, permitindo o uso de fone de ouvido separado para receber chamadas e ouvir música via conexão Bluetooth, e também poderá usar a função de navegação gratuita Garmin Street Cross.

O controle eletrônico utiliza o IMU de 6 eixos adotado no modelo 2021, e o modo de pilotagem integrado permite alternar entre “Esporte/Rua/Chuva”. Além do sistema convencional de controle de tração (TCS), sistema de controle de deslizamento (SCS), sistema de controle de elevação (LIF) e sistema de controle de freio (BC), um novo regulador de deslizamento traseiro foi adotado.

Esta é uma função que restaura a aderência aumentando ligeiramente rotação do motor, mesmo em estradas de baixa aderência, onde a roda traseira bloqueia quando os travões são aplicados e a embreagem assistida e deslizante é difícil de funcionar.

Além disso, o controle de cruzeiro agora é padrão (anteriormente disponível apenas com SP), novos piscas com cancelamento automático com capacidade de clique suave e um câmbio rápido de terceira geração que permite mudanças para cima/para baixo, independentemente de o acelerador estar aberto ou fechado.

O veículo está disponível em três cores: Midnight Cyan, Icon Blue e Tech Black. As datas de lançamento e os preços variam dependendo do destino. Nenhum anúncio foi feito sobre sua introdução no Japão, mas parece provável que o novo modelo seja apresentado, no Brasil a marca não tem previsão de chegada do novo modelo, mas acreditamos que é tudo uma questão de tempo e mercado.

Fique ligado para mais informações!



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