Os investimentos serão direcionados para otimização da fábrica de Manaus, inovação tecnológica, iniciativas ambientais e transição da sede do grupo de Guarulhos para São Paulo.
A Yamaha do Brasil, empresa japonesa do segmento de Duas Rodas e que atua no Brasil desde 1970, disponibilizando ao mercado grande variedade de motocicletas, além de ser a única fabricante de motores de popa do país, anunciou nesta quarta-feira (22/03/2023), que investirá R$ 520 milhões no mercado brasileiro no período compreendido entre 2023 e 2025.
A maior parte dos investimentos, cerca de 80%, será direcionada para a redução das emissões de carbono, otimização e ampliação da capacidade produtiva da planta de Manaus. O novo ciclo de investimentos se destina à melhoria de processos produtivos internos e junto aos fornecedores, projetos de tecnologia da informação, logística e iniciativas ambientais.
No final de 2022 a Yamaha anunciou a mudança de endereço da sede do grupo de Guarulhos, onde esteve por 52 anos, para São Paulo. Com sua nova sede administrativa, localizada no bairro Cidade Jardim, na Zona Sul de São Paulo, a empresa terá uma estrutura mais moderna e dinâmica, adaptada ao sistema de trabalho híbrido e promovendo agilidade e inovação para a marca seguir com seu crescimento sustentável. O centro logístico e a área de desenvolvimento de produtos seguirão para o município de Jandira, na Grande São Paulo, com acesso rápido ao recebimento e embarque de materiais para a fábrica de Manaus, aprimorando a distribuição de peças e acessórios à rede de concessionárias.
É uma nova fase da história da empresa no país e o reforço do compromisso com o mercado brasileiro. A transição de suas sedes ocorrerá ao longo de 2023, com investimentos que superam R$ 40 milhões.
“Os últimos anos foram complexos, por um lado gerando a necessidade de rápida adaptação a novos desafios e incertezas, mas por outro abrindo novas tendências no consumo e na forma como trabalhamos. Apesar das dificuldades, o mercado brasileiro de motocicletas segue crescendo de forma sustentada. Os investimentos que serão realizados pela Yamaha refletem nossa confiança no mercado e no país”. Afirma Osamu Kobayashi, Presidente do Grupo Yamaha do Brasil.
Com suas operações diretas, o Grupo Yamaha do Brasil emprega aproximadamente 10.000 pessoas, sendo 4500 funcionários mais de 5500 colaboradores da Rede de concessionárias e pontos de venda em todo o país. A marca impacta positiva e diretamente milhares de famílias por meio da geração de postos de trabalho na indústria, em sua empresa de logística, a Yamalog, em seu braço financeiro, com o Banco Yamaha, Corretora de Seguros e o Consórcio Nacional, bem como com as operações de sua rede de concessionárias de motocicletas e de produtos náuticos.
Fonte: Yamaha