Aqueles que gostam de levar a vida com praticidade e conforto, especialmente no trânsito da cidade, deveriam pensar em adquirir uma moto scooter. Fácil de pilotar, ágil para driblar os congestionamentos do meio urbano, além de muito econômica, essa categoria do mundo das duas rodas há tempos vem conquistando diversos adeptos.
E ela nem precisa ser utilizada para uma experiência de entrada.
Afinal de contas, scooter é moto?
Existe uma série de pessoas dizendo por aí que scooter não é moto. Bem, nós diríamos que essa não é uma motocicleta comum, na qual você precisa montar para conduzir. Outros, porém, as classificam como “motonetas”.
No entanto, para o Código de Trânsito Brasileiro, elas não se diferem! Tanto que para pilotá-las você precisará de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A.
O que é scooter?
A prima da Vespa e da Lambretta do pós-Segunda Guerra tornou-se uma febre, sendo um escape bastante eficiente das enormes filas de veículos que se formam nas grandes cidades.
Um scooter é um veículo de duas rodas, com capacidade para transportar até duas pessoas. Sua condução é semelhante a de uma bicicleta elétrica: o motorista fica sentado, não há pedais, a transmissão é geralmente automática, e absolutamente todos os comandos são feitos através das mãos (inclusive a frenagem).
Suas rodas são menores que as de motos convencionais, o que traduz-se na necessidade de uma pilotagem menos agressiva e mais cuidadosa, especialmente nas vias brasileiras que não raramente possuem buracos e imperfeições.
Qual a melhor moto scooter do mercado?
Quando tudo começou no mercado brasileiro (na década de 90), apenas duas marcas compartilhavam a concorrência. E a Yamaha foi uma dessas pioneiras.
Hoje, a marca fabrica 3 modelos bastante diferentes um do outro, no entanto, cada um dentro de sua proposta é muito eficiente, potente e tecnológica.
Qual indicaríamos? Bem, primeiramente perceba qual é o seu perfil de pilotagem. Aqui do nosso lado, aconselhamos qualquer uma delas de olhos fechados. Para decidir-se, veja as diferenças no próximo tópico e depois visite uma Geração Yamaha para vê-las de perto.