O Festival do Japão está de volta e novamente a Yamaha participou parte deste grande festa!
Depois do hiato indesejado em função da Pandemia do Covid-19, o Festival chega a sua 23ª edição e aconteceu entre os dias 15 e 17 de julho no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo, o Festival do Japão de São Paulo teve como principal objetivo, preservar e divulgar a cultura japonesa e transmitir as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.
Nos três dias de evento, os visitantes curtiram shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária regional tradicional das províncias japonesas, exposições culturais, workshops, cerimônia do chá e, ainda, atividades gratuitas para as crianças, jovens, adultos e idosos.
Já no estande da Yamaha, esteve expostos modelos como as Edições Limitadas YZF-R3 60 Anos, que comemorar o 60º aniversário de participação da Yamaha no Campeonato Mundial de Motovelocidade, e XMax Darth Vader, terceiro modelo da série StarWars, resultante da Collab entre a Yamaha e os Estúdios Disney.
Outro destaque é a novíssima Edição Especial da Série Marvel, cujo tema é inspirado em Thor, com vários detalhes que remetem ao Super-herói. Tem até o poderoso martelo do Príncipe do Olimpo, que pode ser empunhado pelos visitantes.
A participação da Yamaha no Festival do Japão vai além. Também existiu uma grande ação solidária voltada a arrecadação de alimentos, que teve início do dia 1º de julho no “Yamaha Day”, a data que a Yamaha Motor comemora mundialmente seu surgimento em 1955. Consistindo na doação de 1kg de alimento não perecível para pessoas necessitadas, que serão encaminhados pela Yamaha a instituições credenciadas.
COLABORANDO A CULTURA JAPONESA NO BRASIL
No dia 18 de junho é comemorado o Dia da Imigração Japonesa no Brasil. O marco inicial dessa data é a chegada – há 114 anos – do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, após partir do Porto de Kobe em uma viagem de 52 dias, que trouxe a bordo 781 imigrantes do Japão.
Junto com o sonho de construir um novo lar em solo brasileiro, os japoneses trouxeram também grandes ensinamentos, como honra, respeito ao próximo e extrema qualidade no que fazem. Hoje, o Brasil é o país que abriga a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.
A Yamaha, valorizando suas origens, apoia o Museu da Imigração Japonesa que, no dia 22 de junho, reinaugura o nono andar de sua sede em São Paulo. Após passar por obras e readequações, este espaço voltará a ser aberto ao público para exposições, contribuindo assim para contar e mostrar mais da cultura Japonesa no Brasil.