Dirigir ou pilotar? Eis a questão!
Brasileiro, de modo geral, é apaixonado pelos dois mundos: das duas e das quatro rodas. Embora muitos tenham receio de pegar uma moto e se aventurar, justamente por não saberem lidar com os riscos, há outros que preferem os carros pelos quesitos conforto e segurança.
Porém, há situações para as quais o uso de motos para o dia a dia é a melhor escolha, especialmente se você reside em grandes centros urbanos, nos quais o fator “tempo” é muito importante. Conforme estudos divulgados recentemente, em um ano, o somatório de horas que a população gasta no trânsito pode chegar a custar 32 dias.
Você consegue se imaginar perdendo mais de um mês, apenas no deslocamento entre o seu trabalho e a sua casa? Pode parecer exagero, mas pare e pense no que você está deixando para trás e nem percebe.
Momentos de lazer? Oportunidades de cuidar de si? Instantes únicos de diversão e atenção com aqueles que você ama? Pois é, definitivamente, a mobilidade tem um grande impacto no bem-estar de todos os cidadãos.
Quer saber quais são as situações nas quais você deveria optar por deixar o carro em casa e subir em uma motocicleta? Acompanhe nosso conteúdo!
Sua prioridade é economizar
Em todos os sentidos! Combustível, manutenções mensais e preventivas, estacionamento, seguro, IPVA…
Absolutamente tudo em um carro pesará mais no seu bolso. A maior parte dos motoristas costuma calcular como gasto com o veículo, apenas os custos com gasolina, etanol ou gás natural, sem atrelar a isso os demais itens. Ou seja, cria-se uma ilusão!
Sabe aqueles R$ 500 que você considera que sejam a sua despesa mensal aproximada? Acrescente aí, ao menos, mais R$ 500 como pagamento para aquilo que você nem percebe.
Em seus deslocamentos, usar motos para o dia a dia poupa suas reservas financeiras. Alguns modelos disponíveis no mercado podem gastar, em média, um litro de combustível a cada 40 km percorridos.
Além disso, por demandarem menor queima, são opções amigas do meio ambiente e que contribuem para a preservação da natureza.
Otimizar sua produtividade e potencializar seu tempo para o que mais importa neste momento
“Time is money” para você? E quais outros ganhos uma melhor administração do seu tempo lhe proporcionaria?
Dissemos na introdução deste artigo e reforçamos: muitas horas valiosas são perdidas em meio ao trânsito lento e, muitas vezes, parado nas ruas e avenidas do Brasil.
Uma motocicleta oferece essa praticidade, tão determinante para uma boa qualidade de vida.
No entanto, lembre-se que a vantagem de conseguir fugir das filas perde-se a partir do momento em que você comete imprudências que podem colocar em risco não somente a sua vida, mas também causar grandes problemas para os demais usuários.
Um incentivo a mais para você que sonha em começar a pilotar
Permita-se sentir o vento no rosto e a adrenalina de pilotar! Qual é o seu receio? Não passe pela vida sem experimentar a sensação. Incluir motos para o dia a dia como seu meio de transporte prioritário é uma escolha bastante inteligente, além de lhe permitir viver aventuras genuínas.
Que tal começar com uma scooter como a Yamaha NEO 125 UBS? Aos poucos vá subindo de categoria. Uma Yamaha Factor 125i UBS é uma boa escolha para dar esse upgrade na cidade. Caso você esteja em Santa Catarina, ambos os modelos você poderá encontrar na Geração Yamaha, em Florianópolis e Palhoça.
Não há receio de uma mudança radical, por um bem maior
Seja qual for o motivo que o leve a optar por motos para o dia a dia, sempre existe o medo da vulnerabilidade.
Sem dúvidas, depois dos pedestres e ciclistas, os motociclistas são os personagens do trânsito que mais poderão sofrer com eventuais acidentes. Seus pensamentos são totalmente justificáveis e conscientes.
Pilotar é responsabilidade. E a verdade é que com o tempo você adquire experiência, fica mais atento e consegue praticar uma direção voltada para as práticas defensivas com bastante eficiência. Esse já é, sem dúvidas, um ótimo caminho para evitar situações de risco.
Nosso conselho para você que enxergou nas motocicletas ótimas opções – e elas são mesmo – para deslocar-se em seu cotidiano é: comporte-se com seriedade e lembre-se sempre que você também é responsável por manter um trânsito mais seguro.