Desde o seu lançamento, a Yamaha Ténéré 700 tem sido um best-seller graças à sua combinação de leveza e especialização em autêntico «trail». É uma moto polivalente, adequada para uso diário e boa em saídas por campo, graças à sua simplicidade e leveza entre outros fatores. O novo modelo Ténéré 700 World Raid, que leva o nome do programa de competição da Yamaha, vai um passo além na sua especialização em «off road».Vejamos as 5 chaves que a melhoram neste aspecto…
A primeira chave para melhorar a Yamaha Ténéré 700 em uso «aventureiro» é precisamente que ela seja capaz de ir mais longe. O World Raid tem dois tanques de gasolina, o mais visível esteticamente pelas duas bocas de enchimento, que somam 23 litros e permitem-lhe chegar a 500 quilómetros.
Embora sejam preenchidos separadamente, logicamente algumas condutas e uma bomba interna equilibram os depósitos para otimizar a distribuição de pesos e aproveitar até a última gota de combustível, algo que pode ser vital em algumas circunstâncias. O centro de gravidade não mudou em relação ao modelo padrão.
Melhores suspensões
Se já o Ténéré 700 se destacou, por sua parte, ciclo «off road» no World Raid, vai mais um passo. São montadas suspensões Kayaba de qualidade superior na frente e atrás, e é montado um amortecedor de direcção Öhlins ajustável (com fácil acesso do piloto para que possa mudá-lo mesmo em marcha).
O garfo é um KYB com barras de 43 milímetros de diâmetro e revestimento anti-fricção especial, e maior curso (230 mm) que melhora o comportamento sobre firme irregular. É também multirregulavável tanto em pré-carga de mola como em hidráulico (compressão e extensão). O amortecedor traseiro KYB também oferece 20 mm extra de curso em relação ao Ténéré padrão, a bieleta foi reforçada para suportar melhor os impactos no campo e o amortecedor também é totalmente ajustável em pré-carga da mola, compressão e extensão hidráulica.
Mais controle
A posição de pilotagem foi alterada, pensando mais no uso off-road: o assento é mais plano e um pouco mais alto (890 mm) permitindo que o piloto fique de pé e se mova com mais liberdade para a frente ou para trás, dependendo do trecho e das encostas. A ergonomia melhorada é complementada por um pára-brisas mais alto, rodapés maiores com inserções de borracha facilmente removíveis, defletores laterais (fácil de remover) e nova carenagem dianteira.
Por outro lado, o sistema ABS de travões foi actualizado: agora o T700 World Raid tem três modos que se adaptarão às condições de pilotagem e ao solo. No modo 1 o ABS permanece ativo em ambas as rodas, o modo 2 o ativa na frente, permitindo bloquear a roda traseira (por exemplo, em pistas ou com cascalho) e o modo 3 desativa completamente o ABS em ambas as rodas.
Nova tela
O controle do piloto vai além da ergonomia e dos modos ABS: o novo ecrã TFT de 5 polegadas, montado na vertical para melhorar a leitura no modo «raid» com várias tripes parciais, inclui ainda novas funcionalidades de conectividade (aplicação MyRide). Tem 3 opções de visualização ou «temas» para usar como trip em ralis ou de forma habitual em uso urbano ou viagens.
Mesmo motor CP2
A última chave é o motor… que não muda! O Yamaha bicilíndrico CP2 de 689 cc e 75 cv de potência máxima oferece uma resposta tão boa a partir de baixo regime e bom desempenho que não foi necessário alterá-lo para esta nova versão do Ténéré 700. É um motor que há anos prova a sua fiabilidade em modelos como o naked MT-07 ou o novo desportivo R7, para além do próprio Ténéré nas suas versões originais, e a sua resposta e baixo peso adaptam-se perfeitamente à filosofia do novo World Raid.