Está chegando a temporada 2023 do motovelocidade, no Brasil a modalidade esportiva vem crescendo e atraindo cada vez mais público.
Motovelocidade ganha espaço no Brasil
A retomada do esporte motor trouxe uma surpresa para os amantes do motovelocidade.
Após um longo período de recesso os atletas que pilotam suas maquinas voltaram com força e determinação em busca da conquista de títulos. Há quem diga que tal movimento se deve ao grande período de confinamento em razão da pandemia do COVID-19, no qual a população teve que se voltar para outras atividades e acabou por descobrir que bons programas podem ser feitos na frente da TV.
O crescimento dos serviços de streaming trouxe à tona assuntos ate então ignorados, deixados de lado ou sem tanta importância para a mídia, e na busca por novas pautas para divulgar, programas voltados ao esporte motor tiveram oportunidade de chamar atenção de apaixonados pela velocidade.
As transmissões do MOTO GP geraram expectativas entre os apaixonados, principalmente por parte de pilotos que estavam com suas máquinas paradas na garagem pegando poeira. Com o fim do Lockdown e a poeira removida, voltaram a acelerar, trazendo junto novos praticantes para o esporte e, por sua vez, atraindo atenção de patrocinadores.
Durante entrevista concedida a nossa equipe, o presidente da CBM, Firmo Alves, comentou sobre a retomada no esporte no Brasil – “A Pandemia causou bastante estrago em nossas vidas e no Motociclismo não foi diferente. Os aportes financeiros foram reduzidos e a nossa capacidade de realizar eventos, foi praticamente parada. Atualmente isso é um fato superado e o Motociclismo retomou suas atividades de forma normal.”
A temporada 2023 tem bandeira verde e começa com o SUPERBIKE BRASIL, que vale também pelo campeonato paulista de motovelocidade acontecendo no dia 26 de fevereiro no autódromo de interlagos/SP. No dia 16 de abril é a vez de ouvir os motores roncarem na abertura da YAMALUBE R3 BLU CRU CUP, a R3 CUP que acompanha o campeonato brasileiro de motovelocidade, o BR.MV organizado pela TECH TIME a mesma organizadora do GP Gerais de motovelocidade que vem com novidades essa temporada. Já a organização do carioca de motovelocidade foi assumida pela equipe da TECH TIME e passa a chamar GP RIO de Motovelocidade, tendo ainda firmado parceria entre a federação mineira – FMEMG e a federação do RJ – FEMERJ para organizar a Copa Rio Minas de motovelocidade, seguindo com calendário unificado durante a temporada. A largada acontece no dia 19 de março no autódromo de Potenza, no município de Lima Duarte/MG.
O motovelocidade nacional chega com força trazendo novidades e disputas que despertam olhares dentro e fora do país. Grandes revelações nacionais despontam no exterior como Erik Granado, Diogo Moreira, Turquinho Jr., Enzo Valentim, Kevin Fontainha e irmão Kawakami, entre outros nomes.
Acompanhe a seguir o calendário dos principais campeonatos de motovelocidade nacional, lembrando que as datas e locais podem ser alteradas pelos organizadores.
A cobertura oficial é da pró moto magazine, para ficar por dentro da temporada 2023, acompanhe em nosso site e nossas redes socias.
CALENDÁRIO 2023
GP Gerais/GP RIO/ COPA RIO MINAS
1º ETAPA – 19/03 – Autódromo Potenza/MG
2º ETAPA – 30/03 – Circuito dos Cristais/MG
3º ETAPA – 16/03 – Autódromo Potenza/MG
4º ETAPA – A DEFINIR
5º ETAPA – 08/10 – Circuito dos Cristais/MG
BR.MV/R3 CUP
1º ETAPA – 16/04 – Autódromo de Goiania/GO
2º ETAPA – 28/05 – Autódromo de Campo Grande/MS
3º ETAPA – 16/07 – Autódromo Potenza/MG
4º ETAPA – 27/08 – Autódromo de Cascavel/PR
5º ETAPA – 08/10 – Circuito dos Cristais/MG
6º ETAPA – 12/11 – Autódromo de Goiania/GO
SUPERBIKE BRASIL
1º ETAPA – 16/02 – Autódromo de Interlagos/SP
2º ETAPA – 09/04 – Autódromo de Interlagos/SP
3º ETAPA – 07/05 – Autódromo de Interlagos/SP
4º ETAPA – 04/06 – Autódromo de Interlagos/SP
5º ETAPA – 02/07 – Autódromo de Interlagos/SP
6º ETAPA – 13/08 – A DEFINIR
7º ETAPA – 10/09 – Autódromo de Cascavel/PR
8º ETAPA – 22/10 – Autódromo de Goiania/GO
9º ETAPA – 19/11 – Autódromo de Londrina/PR
10º ETAPA – 10/12 – Autódromo de Interlagos/SP