A Beta anunciou uma renovação completa de sua clássica dupla esportiva, motocicleta off-road, as versões Alp 4.0 e X 350cc, além de um modelo atualizado de 200cc.
Honestamente, não nos lembramos da última vez sobre quaisquer palavras significativas sobre o Beta Alp. Como uma das motocicletas off-road de esporte duplo original, sua mistura de habilidades fáceis de testes com doses de moto de trilha à moda antiga e facilidade básica de uso a transformou em uma espécie de precursora. Este modelo do fabricante italiano é tão antigo quanto as colinas (ahem).
Uma reforma completa para o ano do modelo 2024 foi revelada esta semana no show de motocicletas EICMA em Milão, com novos chassis, motor e componentes todos na mesa.
O Beta parece particularmente orgulhoso do modelo Alp X, que certamente parece o mais legal para nós e fica ao lado das novas versões 4.0 e 200.
Alp 4.0 e Alp X detalhes
As principais diferenças entre o Alp 4.0 e o Alp X, além da aparência, são os tamanhos das rodas (o 4.0 tem rodas de 18″ e 21″ e pneus projetados mais para off-road; Alp X tem rodas de 17″ e 19″, mas com pneus um pouco mais de dupla finalidade – embora ainda sejam capazes de off-road.
O Alp X apresenta plásticos mais cônicos em um beta de “estilo clássico moderno”, com os painéis Alp 4.0 enrolando mais. Ambos apresentam novos faróis de LED com um farol mais angular no 4.0 em comparação com um redondo no modelo X.
Além disso, basicamente o Alp 4.0 e o Alp X compartilham o mesmo motor, componentes do chassi e estrutura. Ambos apresentam um motor de cilindro único de 350cc desenvolvido em parceria entre a Beta e a Tayo Motorcycles, que eles dizem ter sido desenvolvido especificamente para este projeto, portanto, não derivado de outros modelos.
O novo motor tem injeção eletrônica, uma potência reivindicada de 35 cavalos a 9500 rpm, uma caixa de velocidades de seis velocidades e uma velocidade máxima reivindicada de mais de 130 km/h (80 mph).
Um tanque de combustível de 11 litros, com reserva de 2,3 litros, significa que o novo ALP oferece um alcance impressionante (reivindicado 3,5 litros por 100 quilômetros) que, se verdadeiro, a tornaria uma bicicleta muito prática para todos os tipos de equitação.
Quadro e Suspensão
Os novos modelos ALP têm uma estrutura de perímetro de aço com o motor pendurado embaixo e terminado em preto.
Tanto o garfo dianteiro quanto a suspensão mono-choque traseiro são configurados para “diversão” enquanto anda no Beta, digamos, mas mantenha a bicicleta ágil e confortável.
A altura da sela é de 865mm para Alp 4.0 e 855mm para Alp X, o que deve significar um bom contato com o solo para ambos os modelos, mesmo para pilotos menos experientes. Eles também dizem que a sela é “extremamente confortável tanto para o piloto quanto para o passageiro”.
Ambos os modelos são equipados com freio dianteiro de disco único de 290 mm e 220 mm na parte traseira com cilindro de freio Nissin e pinças.
O equipamento padrão também inclui o sistema BOSCH ABS, que tem um mapa “Offroad” para melhor desempenho na sujeira (desengaja), mas que é reativado automaticamente sempre que a bicicleta é reiniciada.
Os instrumentos LCD exibem informações sobre o nível de combustível, status do ABS, alcance e engrenagem engatada, bem como informações tradicionais, como leitura do velocímetro, tacômetro e milhagem parcial e total, tudo com gráficos modernos e fáceis de ler.
Beta fala sobre o Alp como uma bicicleta destinada a uma ampla gama de pilotos diferentes, desde titulares de licença A2 em busca de sua primeira bicicleta, passageiros, motociclistas que retornam à procura de uma máquina confiável e simples com boa economia de combustível, até mulheres que procuram uma bicicleta que pareça legal, não seja muito alta ou pesada, pessoas que querem uma bicicleta off-road leve e, acima de tudo, aquelas em busca de um passeio equilibrado e divertido.
Esporte duplo por categoria, mas tudo duplo pode estar mais perto da verdade. Estamos felizes em ver esta bicicleta de volta ao radar off-road.
Cores: Alp 4.0: Branco; Vermelho
Alp X: Cinza; Cinza Escuro
Disponibilidade: dezembro de 2023
Preço: ainda não conhecido
Especificações técnicas 2024 Beta Alp: