HomeMotoraidBeta RR Enduro 125 de quatro tempos

Beta RR Enduro 125 de quatro tempos

A Beta dobra o tamanho de sua linha de motocicletas RR 125 Enduro graças à colaboração com o fabricante chinês Tayo (também conhecido como Zontes) para motores eficientes e confiáveis.

“Os potenciais clientes Beta RR 125 de quatro tempos são vários”, explica Beta, “de jovens pilotos fazendo seus primeiros movimentos no motociclismo a um piloto mais experiente” querendo uma moto off road ágil, barata, divertida e fácil de usar.

O que há de novo aqui é que a linha anterior de dois modelos RR 125 4T (opções Enduro e Motard) agora dobrou de tamanho graças à colaboração com a Tayo Motorcycles para o fornecimento de motores, criando dois novos para duas faixas de preço.

Para 2023, a nova gama Beta RR 125 Enduro de quatro tempos compreende um modelo 125 T (abaixo) com um novo motor e 125 R com “equipamento premium” e um preço um pouco mais alto. A propósito, eles visam este para o uso de ruas e trilhas.

beta_rr-125-4t-enduro-t-tayo-motor

A ligação com a Tayo, um fabricante chinês de enormes proporções com variações de motos de pequena capacidade, é óbvia por razões econômicas, se nada mais. Garante oferta e preços competitivos, mas com componentes de bicicleta como cárter, carcaça do volante e cabeça de cilindro ainda especificados pela Beta.

Todas as outras peças (e desenvolvimento do chassi) permanecem da Beta e as motos são montadas na Itália.

Conte-nos mais sobre o tie-in Tayo:

  • A colaboração entre a Betamotor e a Tayo Motorcycles significa um novo motor de quatro tempos de cilindro único e refrigerado a líquido, formando um novo projeto com componentes projetados especificamente para os modelos Beta (cárter, caixa do volante, cabeça, etc.)
  • Componentes como a caixa de ar, o sistema de escape e o mapeamento do motor são projetados por técnicos Beta
  • O detimento e o curso (52 x 58,7mm) permanecem inalterados em relação ao motor anterior, mas com uma taxa de compressão mais alta de 12,5:1 e uma vela de ignição específica (especificações completas abaixo)
  • O novo motor significa modificações no quadro Beta, no radiador, nos componentes elétricos e na bomba de combustível, que são adaptados ou deslocados para acomodar o novo motor, sem afetar a geometria ou a capacidade de condução da motocicleta.
  • As novas motocicletas 2023 RR 125 T estão equipadas com um novo CBS (sistema de frenagem combinado) que não gerencia mais o poder de frenagem de maneira direta, mas com um distribuidor convenientemente definido pelos técnicos da Betamotor. Uma pinça de freio dianteira leve e de alto desempenho completa o novo equipamento.

A Tayo Motorcycles (que fabrica sob a marca Zontes) e a Betamotor desenvolveram o novo motor a ser instalado no novo modelo 125 RR Enduro. “Extremamente inovador nas tecnologias de produção”, eles nos dizem. Está abaixo da marca legal de 15kw para uma bicicleta de aprendiz na Europa, mas bom desempenho, confiabilidade e números de consumo de combustível reivindicados de 1,9lt/100 km (do uso de rua, estamos supondo)

Este novo motor combina com componentes como uma caixa de ar, braço oscilante, silenciador e rodas desenvolvidos especificamente, permitiu que a linha Beta 125 4T carregasse um nível técnico atraente, mas mantém um preço muito atraente, dizem eles (o Enduro21 atualmente não tem um RRP).

Enduro de nível básico

Uma coisa é certa, o novo modelo servirá como uma adição forte e de nível de entrada ao mercado 125 e uma boa opção para a primeira bicicleta de enduro ‘seisada’ adequada’. Disponível em cinco cores diferentes, duas para a Motard (preto e vermelho) e três para a Enduro (branco, preto e vermelho), a 2023 RR 125 T traz equipamento padrão de qualidade esperado de uma motocicleta Beta para uma bicicleta prometida com preço econômico.

Novo modelo RR 125 ‘R’

A gama 125 4T da Beta incorporará um modelo adicional destinado a pilotos que querem um pouco mais de desempenho e atitude em relação à máquina de estoque.

Como o modelo LC anterior? No momento em que escrevo, não temos certeza, mas aparentemente a partir das informações técnicas, este modelo continuará a usar o motor único de quatro tempos anterior, construído no Japão.

O modelo RR 125 R Motard está disponível a partir de março de 23 com uma versão Enduro pronta para chegar no final de 2023.

Especificações:

beta_125_four-stroke_enduro_tech_specifications_data_125_2023_-_p52729

 



Veja mais em Motoraid

Leia Também