O Campeonato Mundial de EnduroGP da FIM Paulo Duarte de 2023 entra em ação neste fim de semana com o Acerbis GP da Itália em Arma di Taggia, San Remo – Enduro21 lança alguns fatos rápidos em você antes da abertura da temporada.
O GP da Itália de 2023 não pôde chegar cedo o suficiente para a maioria de nós ansiosos para pegar a classe de 23 em ação uns contra os outros pela primeira vez. Um inverno de mudança de forma entre classes, equipes e uma lista aparentemente melhor preparada do que nunca de potenciais desafiantes em todas as classes já estão fazendo os testes na Itália.
Tudo isso, as trocas entre equipes, classes, pilotos frescos e rápidos, além do início das corridas nacionais, tornam esta uma temporada de campeonato muito aberta. Parece que a primeira vez que tivemos todos os pilotos em forma, as coisas se resolveram e em forma de navio desde a pandemia, para ser honesto, e promete muito nos próximos sete meses.
O atual EnduroGP e campeão da E1 Andrea Verona mudou-se para a E2 no maior 350 GASGAS e já parece rápido, levando vitórias de um dia na série italiana à frente dos rivais do campeonato.
Um principal rival tem que ser Josep Garcia, que voltou para a classe E1 no 250 KTM este ano. O GP da Itália foi sua queda literalmente em 2022, um acidente indiscutivelmente lhe custou o campeonato.
Consistentemente mais rápido nessas duas aberturas da temporada italiana, o Campeão Mundial da E3 Brad Freeman deu de ombros uma lesão e doença atormentada em 22 e se parece com seu eu habitual e determinado.
Seu companheiro de equipe Steve Holcombe caiu para o 350 Beta um pouco menor nesta temporada, mas chega em um humor silenciosamente determinado, muito um ex-campeão mundial com fome de abandonar o apelido de “antigo”.
O atual campeão mundial da E2, Wil Ruprecht, chega sem formulário de pré-temporada, não tendo contestado nenhuma das séries nacionais em seu novo Sherco. Sabemos que ele tem as mercadorias, o que não sabemos é como elas se encaixam na nova bicicleta azul.
Seu companheiro de equipe Sherco, Zach Pichon, tem corrido, no entanto, este ano na série espanhola ao lado de Garcia como referência, à medida que ele sobe para a E1 em seus familiares 250 de dois tempos.
Outro piloto da Sherco, Hamish Macdonald, também está de volta de uma lesão e, reconhecidamente sem aptidão para a corrida, o Kiwi foi outro piloto que brilhou nas corridas italianas de abertura ao lado de Freeman, Verona e Holcombe.
Logo atrás deles na Itália estava o australiano, Daniel Milner, que parece ter se estabelecido bem na família TM Racing/Boano. Seus companheiros de equipe, os dois Matteos Cavallo e Pavoni, também serão os únicos a serem observados em casa.
O solo em casa e a pré-temporada correram bem para a equipe italiana Honda RedMoto, que tem dois potenciais (pelo menos) finalistas do pódio em Nathan Watson e Thomas Oldrati.
Cuidado também com os dois tempos da fábrica de voo de Mikael Persson e Jaume Betriu, que têm papéis de desenvolvimento no TBI 300s de 2024 e fazem parte de uma classe E3 enriquecida nesta temporada.
Você também vai querer ficar de olho em um Billy Bolt correndo seu Campeonato Mundial de SuperEnduro ganhando 350 Husqvarna antes do início da temporada do Campeonato Mundial de Hard Enduro em maio. Há dois anos, Billy veio, viu e conquistou o Friday SuperTest e foi para o pódio no dia seguinte.
Encontre a lista completa de entradas abaixo.
Novo Campeão Mundial Júnior
Escolher um vencedor deste lote é igualmente impossível com um monte de jovens talentos começando a perseguição ao título Júnior, que este ano verá um novo campeão à medida que Zach Pichon avança.
Max Ahlin, Jed Etchells, Albin Norrbin, Campeão Mundial de Enduro Juvenil de 2022 Harry Edmondson, Samuli Puhakainen, os irmãos Navarro são apenas alguns dos potenciais comedores de tortas no pódio.
Vice-campeão do Enduro Juvenil em 2022, Kevin Cristino começa como favorito este ano antes de mais de 30 pilotos da classe EY que entraram na rodada de abertura do campeonato mundial de 2023.
Fique ligado no Campeonato Mundial Feminino
A categoria feminina no nível do campeonato mundial muitas vezes pode ser uma corrida de um cavalo. Nas últimas temporadas, isso tem sido em grande parte de Jane Daniels, que dominou, com exceção de um breve retorno da Rainha Laia há duas temporadas.
2023 parece pronto para enfrentar essa tendência com dois pilotos Rieju muito determinados e um piloto Honda italiano rebentando o formbook, sem mencionar os pilotos de 10 nacionalidades na lista de entradas.
Os desafiantes de Rieju ao domínio de Daniels são Mireia Badia e Rosie Rowett, que correram e treinaram juntos na Espanha durante os meses de inverno e estão altamente motivados para derrubar o atual campeão.
Apenas um piloto venceu Daniels nesta pré-temporada, no entanto, na verdade, o único piloto a vencê-la desde o ISDE no ano passado. Francesca Nocera no segundo nível da equipe Honda RedMoto tem forma e está em casa neste fim de semana. Observe este espaço.
Considere lá a atual campeã europeia de Enduro Nieve Holmes e nós definitivamente temos um Campeonato Mundial Feminino que vale a pena assistir.
Lista de entrada e plano de ataque
O primeiro GP da temporada verá uma casa cheia de pilotos seniores do EnduroGP, o Galfer FIM Junior World Championship e o FIM Women’s World Championship. O paddock principal e o parc ferme estão situados perto da fronteira francesa na Riveira di Ponente em San Remo. Muitos dos pilotos já tiveram mais do que um gostinho do terreno tipicamente italiano com duas rodadas do Campeonato Italiano de Enduro em condições muito semelhantes, incluindo o Acerbis Cross Test na praia de San Remo.
As trilhas de montanha ao redor levarão os pilotos ao Just1 Enduro Test e POLISPORT Extreme Test com o Cross e o AKRAPOVIC Super Test situados perto do acampamento base.
O Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship começa com o AKRAPOVIC Super Test em San Remo na noite de sexta-feira, 31 de março. Fique ligado no Endur21 para todos os resultados e reação do piloto durante o fim de semana.
2023 EnduroGP da Itália lista completa de inscrições:
Calendário do Campeonato Mundial de EnduroGP da FIM de 2023 Paulo Duarte
Rodada 1 – Itália – San Remo/Arma di Taggia – 31 de março a 2 de abril
Rodada 2 – Espanha – Lalin – 5-7 de maio
Rodada 3 – Finlândia – Heinola – 26-28 de maio
Rodada 4 – Suécia – Skovde – 1-3 de junho
Rodada 5 – Eslováquia – Gelnica – 30 de junho a 2 de julho
Rodada 6 – Portugal – Valpacos – 29 de setembro a 1 de outubro
Rodada 7 – Portugal – Santo André/Santiago do Cacem – 6-8 de outubro