Ei, motociclista, você sabia que o CDI convencional da moto pode ser substituído por um CDI Performance?
O CDI — Ignição por Descarga Capacitiva — é um circuito elétrico responsável por dar o sinal para a bobina de ignição gerar faísca na vela. Esse componente eletrônico é que define a curva de avanço e o corte de giro da moto.
A curva de avanço é o adiantamento do momento em que a faísca é gerada na vela de ignição para queimar o combustível, antes do pistão chegar no ponto máximo superior. E o corte de giro é o limite máximo de rotação do motor.
A VEDA desenvolve e fabrica CDIs Performance com ajustes na curva de avanço e corte de giro e até mesmo programáveis, pra quem gosta de explorar toda a potência do motor. Vamos entender um pouco mais sobre eles logo a seguir!
Como funciona o CDI convencional?
Bom, antes de falar sobre o CDI Performance, vamos te explicar como funciona o CDI convencional.
O CDI pode ser considerado um interruptor inteligente, pois consegue antecipar a faísca quando a rotação aumenta. Esse mecanismo funciona da seguinte maneira:
- O capacitor (componente interno do CDI) é carregado com grande quantidade de eletricidade;
- A partir disso, o CDI recebe um sinal da bobina de pulso, que é a referência para o cálculo da rotação do motor;
- Então, o CDI descarrega completamente a energia elétrica armazenada sobre a bobina de ignição. Isso é o que causa a faísca na vela para a queima do combustível na câmara de combustão.
Quais os benefícios do CDI Performance?
Agora que você entende como o convencional funciona, falaremos do CDI Performance. Vamos lá?
Como dito no tópico acima, o CDI tem a função de prever o momento exato da ignição e descarregar a corrente elétrica na bobina de ignição. As motos saem de fábrica com CDIs que possuem apenas uma única programação da curva de avanço e corte de giro, mas um CDI Performance permite alterar essas configurações originais e fazer com que a moto tenha um desempenho melhor.
Utilizar o CDI Performance no lugar do convencional possibilita:
- Personalizações no corte de giro e curva de avanço;
- Utilização de mapas com pontos de ignição diferentes e chave de troca rápida;
- Melhora no desempenho em termos de potência e torque do motor, com uma resposta mais ágil do acelerador da moto.
Conheça o CDI Performance da Vedamotors!
A Vedamotors fabrica mais de 30 modelos de CDI Performance, compatíveis com mais de 50 motos. Assim, você pode escolher o que melhor se encaixa na sua situação!
Alguns modelos possuem uma programação melhorada em relação ao CDI original da moto. Já no caso do CDI Performance programável, o próprio motociclista pode escolher o melhor ajuste entre 23 curvas de avanço e 6 cortes de giro. Ótimo, né?
E também temos opções totalmente programáveis do zero que permitem parametrizar uma curva de avanço completa, além de modelos com até dois mapas e chave de troca rápida.
O João Henrique da Cunha, do setor de qualidade aqui da VEDA, explica um pouco mais sobre as funções dos CDIs Performance da VEDA neste vídeo:
Eletrônicos é Vedamotors!
A Vedamotors é uma indústria com mais de três décadas de atuação, com um portfólio amplo e suporte técnico para auxiliar todo o mercado — do distribuidor ao usuário final — em dúvidas ou questões voltadas para instalação, configurações ou garantia dos produtos.
Possuímos uma fábrica de eletrônicos aqui no Brasil, com engenheiros especializados e laboratórios de testes para garantir a qualidade e a durabilidade dos produtos.
Além dos CDIs Performance, a VEDA possui diversas linhas de produtos no seu portfólio de eletrônicos. Acesse o catálogo aqui!
E se quiser saber onde encontrar nossos produtos, entre em contato com a gente por WhatsApp clicando aqui!