HomeMotoraidChina na briga com KTM 890 e T7, saiba mais!

China na briga com KTM 890 e T7, saiba mais!

A Colove 800X Super Adventure é uma nova moto de aventura, animada por um motor paralelo de dois cilindros que lembra fortemente um motor KTM. Entra em produção em 2022.

A Colove 800 X é uma nova adventure, produzida na China, que apresentámos incialmente na Moto+ em fevereiro de 2021, quando pela primeira vez o fabricante lançou um streaming nas redes sociais a anunciá-la. Quase um ano depois, surgem agora informações bastante mais concretas, de que o novo modelo que tem por base o motor KTM LC8 vai para as linhas de produção em 2022 – não nas três variantes incialmente previstas mas apenas em duas, uma mista terra/asfalto e uma outra absolutamente vocacionada para o fora-de-estrada. Pode se tornar uma concorrente no mercado, não só da KTM 890 Adventure como da própria Yamaha Ténéré 700.

Até agora, os modelos Colove atingiam um máximo de 500cc de cilindrada, sendo movidos por motores de dois cilindros, que vistos de perto se assemelhavam muito ao motor Honda CB500. No entanto, lembramos que como parceira da KTM China, a CF Moto também conta com um motor para a sua Enduro 800 MT muito semelhante ao motor austríaco LC8c. E tudo aponta para que seja esse mesmo motor 800 de dois cilindros, a dar o impulso necessário para a Colove dar o salto para cilindradas maiores com este modelo radical e totalmente novo.

O seu motor de dois cilindros lembra o motor LC8 da KTM, e apenas o desenho das tampas do motor e cabeças do cilindro diferem do dois cilindros austríaco. Com um diâmetro de 88 mm e um curso de 65,7 mm, que corresponde exatamente às medidas do motor KTM e, a mesma cilindrada na faixa dos 800cc, o fabricante especifica para a 800 X uma potência de 105 cv e 86 Nm.

Uma das duas versões tem roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 18. Esta versão possui um depósito de combustível com capacidade de 22 litros e peso de 160 kg. A altura do assento é de 875 mm. A segunda versão é projetada principalmente para uso em estrada. A distância ao solo e a altura do assento diminuem em relação à versão anterior, com um conjunto de rodas de 19 e 17 polegadas.

Ambas as versões têm forquilhas invertidas, rodas de raios, travão de disco duplo à frente, suspensão central atrás, instrumentação LCD com navegação integrada e quadro tubular de aço. A nova Colove 800 X Super Adventure entrará em produção este ano. Embora não se saiba ainda se vai chegar à Europa, dada a sua cilindrada há muitas possibilidades de que chegue também ao nosso mercado.



Veja mais em Motoraid

Leia Também