O motocross é uma paixão de quem pratica. Um dos motivos é a oportunidade de presenciar o momento que une somente você, sua moto e uma trilha. Não há trânsito, muito menos pedestres ou um semáforo para interromper sua trajetória.
Se você ainda não pratica e está interessado, acabou de comprar sua moto off-road ou pensa em adquirir uma e não sabe por onde começar, separamos quatro dicas fundamentais para os primeiros passos no motocross:
1 – Dê uma volta de mountain bike para conhecer esse tipo de percurso
Fazer uma viagem em trilhas locais e nas florestas com uma bicicleta dará aquele seu primeiro contato com esse tipo de solo, além de te ajudar a se adaptar ao tipo de traçado. Claro, sua velocidade será menor, mas as dificuldades das técnicas são bastante semelhantes – será possível até mesmo tentar algumas manobras e saltos.
As bicicletas BMX te ajudarão a entender um pouco da mecânica do motocross, como a necessidade de uma combinação de tempo, ritmo e até a ousadia necessária para as manobras.
2 – Encontre as trilhas mais próximas de você
É comum ter dificuldades no início para encontrar o trajeto ideal para treinar. Há locais mais complicados, com restrições por causa de poluição sonora e outras reclamações de moradores locais. Mas fique tranquilo, que há sim soluções: busque por circuitos off-road estabelecidos pela comunidade local. Além de trocar uma ideia sobre o esporte, esses circuitos podem ser separados por diferentes níveis de dificuldades, com até mesmo trajetos específicos para iniciantes.
3 – Tenha aulas de motocross
Se você tem condições de investir em aulas de motocross, essa pode ser uma ótima dica. Uma possibilidade interessante das escolas é poder experimentar diferentes tipos de veículos. Outro ponto é o acesso a uma melhor estrutura das pistas e instalações, facilitando que você encontre uma zona de conforto. E, claro, o mais importante é a presença de um profissional que te dará dicas de pilotagem e aprimoramento, na qual você poderá trocar uma ideia sobre segurança e até falar de manobras mais radicais.
4 – Equipe-se de maneira apropriada
É normal que o principal investimento no motocross seja a compra do próprio veículo. Mas para a prática segura e mais eficiente, é fundamental você investir em equipamentos para a sua segurança durante o esporte. Coletes, luvas e botas são essenciais, além de joelheiras, cotoveleiras e óculos goggles.
A Red Dragon pode te ajudar a ter os melhores equipamentos para a prática do motocross. Confira nossos produtos, equipe-se de maneira adequada e pise fundo: https://reddragonracing.com.br/equipamentos/