De surpresa em surpresa, o rali Dakar de 2022 prosseguiu hoje com uma especial de 346 km que teve como vencedor Toby Price. Daniel Sanders que liderou quase toda a etapa foi o azarado do dia (furou perto do final), António Maio destacou-se como o melhor português e Sam Sunderland mantém a posição de líder.
Toby Price (KTM) que até ao quarto waypoint se manteve sólido entre os primeiros, atacou muito forte no final para conseguir hoje a sua primeira vitória em etapas no Rali Dakar 2022. Porém, antes do australiano assumir definitivamente a primeira posição na úlima centena de quilómetros, foi a vez de Danilo Petrucci causar nova surpresa: mais rápido à passagem do WP7, o italiano terminaria no segundo lugar, ocupando agora a 18ª posição da geral. Um feito inédito protagonizado pelo ex-piloto de MotoGP.
Nono classificado à passagem do WP2 e sempre a rolar próximo dos dez primeiros nos controlos de passagem seguintes, o privado Antonio Maio (Yamaha) veio a terminar na 16ª posição e como melhor português. Excelente! Rui Gonçalves com a moto francesa da Sherco terminou como segundo melhor piloto luso (19º). À hora em que publicamos este artigo (10h40), a classificação ainda era provisória, pelo que daremos atualizações constantes das mesmas.
Em termos de marcas, a etapa de hoje terminou com a vitória do piloto de fábrica da KTM, a Honda com Nacho Cornejo (4º) e Ricky Brabec (5º) bem posicionados acabou por colocar três dos seus pilotos no top 10, e a Yamaha com Ross Branch (3º) e Andrew Short (7º) tem dois pilotos nos dez primeiros. Sam Sunderland com a GasGas, ainda mantém a posição de líder com cerca de 2 minutos de diferença para o segundo, Matthias Walkner (KTM) que tem atrás de si Adrien Van Beveren (Yamaha), a cerca de 3 minutos.
Portanto, continua tudo em aberto para a sexta etapa de amanhã, Riade-Riade com uma especial de 404 km.