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Dica de PILOTAGEM, passando pelo TRONCO


Dica de PILOTAGEM, passando pelo TRONCO

Na parte 4 da série de hard enduro ace Nick Fahringer sobre como enfrentar terrenos extremos, ele demonstra um flutuador em subida sobre um tronco. Não é uma combinação fácil, especialmente quando você joga o fato de que é escorregadio. Neste cenário, o piloto da FactoryOne Sherco está se aproximando de uma curva direita e subida com um tronco bem no ápice. Veja como ele lida com a situação.

motociclista de sujeira se aproximando do tronco em uma única trilha na floresta
“No Michigan, o solo só melhora com a umidade, mas as rochas e troncos ficam muito escorregadios. Então, temos uma abordagem fora da brasa em uma trilha estreita, depois uma curva de subida à direita para um tronco que tem uma curvatura que se afasta da esquina. É uma calha íngreme e estreita com algumas pedras antes e depois, e então a trilha continua a ter alguns zigs e zags após o tronco, então você tem que ser preciso com como e onde você sai deste obstáculo.” Shan Moore
motociclista de sujeira subindo em uma única trilha se aproximando do tronco caído
“Eu me aproximo da curva lentamente. Estou nas estacas, articulada nos joelhos e nos quadris. Os cotovelos são fluidos. Eu viro a curva olhando para frente, emplumando a embreagem. Apenas deslizando a embreagem levemente para permitir uma resposta instantânea. Eu começo a aumentar um pouco as rotações para descarregar a roda dianteira, porque se o pneu dianteiro atingir este tronco, então sua extremidade dianteira vai deslizar pelo tronco ao longo da curvatura e você não vai fazer a subida.” Shan Moore
motociclista de sujeira levantando a roda dianteira sobre a toras caídas em uma trilha de pista única na floresta
“Estou ponderando os dois pinos porque, em uma situação como essa, vou descarregar a frente e carregar o pneu dianteiro do chão e sobre este tronco quando saio da curva, então grande parte da direção está realmente acontecendo com os pinos. Na verdade, estou empurrando o pino interno para baixo para girar o chassi, enquanto tento colocar o chassi. Estou dirigindo a bicicleta com os pinos enquanto rolo para trás em um cavalinho leve, onde o pneu dianteiro bate no tronco, mas não forte o suficiente para deixar o pneu perseguir o tronco para fora da curva.” Shan Moore
motociclista de sujeira pegando ar enquanto pulando tronco caído em uma trilha de pista única na floresta
“Em seguida, eu carrego o pneu traseiro com um pouco de torque e peso, e então, pouco antes do pneu traseiro bater no tronco, tento cortar o acelerador e descarregar a suspensão traseira para permitir que a bicicleta role sobre o tronco. É inevitável que o pneu traseiro tente deslizar aqui, a menos que você consiga um coelho limpo. Mas se você for longe demais, perderá a trilha. Então você tem que obter a velocidade certa para limpar o tronco e depois voltar ao chão para navegar pelas rochas que se seguem. Todo o meu impulso está chegando enquanto o pneu está envolvido com o solo e, em seguida, à medida que me aproximo do tronco, estou sem energia para permitir que o pneu role. Assim que entrar em contato com o chão, estou de volta dirigindo com as estacas para girar a bicicleta para seguir a trilha acima.” Shan Moore
motociclista de sujeira passando por tronco caído enquanto anda subindo em uma única trilha na floresta
“Como você pode ver, meu pneu traseiro chutou e, obviamente, meu pé saiu como consequência porque está tão escorregadio da casca sendo quebrada. Está em um ângulo que é mais tangencial à curva do que perpendicular. Então ele redirecionou a bicicleta. Este é um obstáculo que provavelmente pararia qualquer piloto que não esteja tentando flutuar o pneu. Então você quer minimizar o torque e a rotação da roda traseira, [então] redirecione a roda traseira assim que chegar lá para simplesmente aparecer e depois voltar e se recompor.”Shan Moore



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