Ao comprar uma nova moto, é provável que a suspensão seja configurada para alguém mais leve ou mais pesado do que você, e de um nível de habilidade diferente – daí por que há tantas lojas de suspensão de reposição. Mesmo que você encaixe no molde do fabricante para a configuração da suspensão de estoque em seu novo passeio, é provável que você queira fazer algum ajuste com os clickers para ajustar sua configuração de garfo e choque.
Com isso em mente, pedimos ao dedicado técnico de WP da equipe off-road da FMF KTM Factory Racing, Damon Nash, para nos dar algumas dicas básicas para os pilotos ligarem sua suspensão em sua bicicleta de sujeira. Se você acabou de pegar aquele novo corço brilhante em uma concessionária ou tem algumas (ou muitas) horas em sua viagem atual, esse conhecimento se aplica.
De acordo com Nash, ao rolar uma moto nova para fora do chão do showroom, a primeira coisa que você precisa fazer é ter certeza de que tem a taxa de mola certa, tanto para o seu tamanho quanto para o seu estilo de pilotagem. Ter a taxa de mola correta é essencial, pois ajuda a manter a suspensão em uma parte ideal do curso.
“Ter a taxa de mola correta é a primeira e mais importante coisa que você pode fazer, especialmente na suspensão de estoque”, disse Nash. “[Tomar nota de] seu peso com equipamento de equitação faz uma grande diferença [em determinar isso].”
Antes de jogar com clickers, é vital obter a configuração de inclinação correta. Nash nos diz para definir a flacidez quando o choque estiver frio, porque ele tende a se expandir à medida que chega à temperatura de operação e permanece bastante coberto.
“Você deve definir sua queda antes de sair na pista para saber qual é esse número”, disse ele. “Dessa forma, você sabe qual caminho seguir quando voltar, porque será uma leitura imprecisa se a bicicleta e o choque estiverem quentes. Quando você verificar logo depois de voltar, não lhe dará uma leitura precisa, então verifique se isso em um choque frio antes de sair e assim você saberá qual caminho seguir.
“Quando você define o sag, tudo o que você está fazendo é definir a pré-carga da mola, o que afeta a altura da viagem. Tudo se resume a que tipo de terreno você está. Quanto mais pré-carga você adicionar, mais rígida será a compressão, mas também mais rápida será a recuperação. É principalmente a preferência do piloto.”
Em seguida, Nash nos deu uma cartilha sobre clickers.
“Ao brincar com os clickers, você sempre pode voltar à configuração padrão”, disse ele. “A configuração perfeita para seus clickers deve estar em algum lugar no meio [da faixa de ajuste]. Se você está em um extremo ou outro, então você precisa ter sua suspensão revalorizada para o seu peso [e capacidade de pilotagem].
“Essa é a coisa legal sobre a suspensão: você pode fazer uma mudança e, se não gostar, pode voltar para onde começou. Então brinque com os clickers e veja o que isso faz por você. Além disso, você precisa experimentar com sag e ver o que permite que você se sinta mais confortável nessa pista em particular.”
Nash acrescentou que alguns ajustes de pré-carga são um pouco diferentes em algumas motos
“Obtenha uma ideia de quantas voltas, mais ou menos, lhe darão um milímetro adicional, mais ou menos, de onde está sua base e anote isso”, disse ele. “O manual do proprietário da moto deve dar uma boa compreensão de quais são as configurações básicas e o que você está procurando, ou pelo menos um ponto de partida.”
Nash aconselha sempre fazer anotações e anotar onde está sua queda e onde estão seus clickers. Ele acrescentou que há muitas informações on-line que dão uma ideia das taxas de primavera para o seu tamanho, peso e estilo de pilotagem.
“Essas são uma boa linha de base para começar e depois você pode ir de lá”, disse ele.
Tenha em mente que os clickers são apenas um ajuste fino. Se você não conseguir encontrar uma configuração com a qual esteja feliz ao ajustá-las, poderá precisar de assistência externa na forma de uma mola ou revalve.
“Os clickers não resolverão o valving”, disse Nash. “Você só pode fazer tanto com eles. Se você se encontrar maximizado de uma maneira para a outra com os clickers, então é hora de uma revalva. Você gostaria de estar naquela linha de base onde você está na área do meio em seus clickers para que você ainda tenha alguma capacidade de ajuste. Contanto que você tenha esse conforto de condução, a moto está funcionando do jeito que você quer, e você está em uma configuração média nos clickers—é aí que você quer estar.”