Por um trânsito melhor e mais seguro, o moto clube Bodes do Asfalto no Espírito Santo resolveu se juntar e criar a campanha de conscientização “Eu uso a seta”, pois o uso deste equipamento de segurança é a comunicação de todos motoristas e motociclistas no trânsito.
As estatísticas apontam que a falta do uso regular da seta é a terceira maior causa de acidente no trânsito em nosso país, a seta é a luz do veículo que indica para os outros motoristas que o condutor quer entrar a direita ou à esquerda da via.
Quando um motorista não sinaliza a sua intenção com antecedência no trânsito, ou seja, não faz uso correto da seta, os demais condutores podem não conseguir se programar para reduzir a velocidade ou frear em tempo.
Neste caso, como você deve imaginar, as consequências podem ser fatais. Sobretudo, porque conversões não sinalizadas podem levar a graves acidentes.
Mas, por incrível que pareça, muitos motoristas acabam ignorando essa obrigatoriedade.
Assim, acabam contrariando não apenas o que diz o Código de Trânsito Brasileiro. Mas também colocando a própria vida e de outras pessoas em risco.
Portanto, dar um basta nesse comportamento imprudente é algo que não pode ficar pra depois.
A melhor forma de moelhorar a comunicação no trânsito é observar as regras fundamentais e sempre que houver uma mudança de direção, é preciso utilizar a seta nos seguintes momentos: para sinalizar utlrapassagens, fazer conversões ou retornos, efetuar mudanças de faixas e desviar de um obstáculo.
E lembrar também que para uma parada ou demais intenções é obrigatório o usa da seta de atenção.
Esse movimento pretende ser um estímulo a todos os condutores – de automóvel, caminhão, ônibus, van, moto ou qualquer tipo de veículo motorizado que trafega nas vias – a optarem por um transito mais seguro.
Ligar a seta nas conversões em qualquer sentido e em mudanças de faixas é mais do que uma obrigação. É a preservação da vida e a promoção de um trânsito mais seguro e de paz.
LIGAR A SETA É UM ATO DE AMOR E MANTÉM A VIDA !
#euusoaseta