A média cilindrada da marca esbanja beleza, boa ciclística e economia.
A Honda faz da CB500x uma moto versátil, econômica e com uma boa entrega de potência mais do que suficiente até para longas viagens.
Se você procura por uma moto que já te atendeu no que eu disse acima, a CB500x é uma ótima recomendação para se observar melhor. Seu aspecto aventureiro leva a uma aparência de big trail, com posição de pilotagem mais ereto, uma bolha e suspensões maiores. Mas seu pneu de uso urbano deixa claro que a proposta principal da moto não é se aventurar no fora da estrada. Mesmo com as características citadas, ela ainda carrega um DNA de asfalto, e é onde ela se sente mais à vontade.
Quando subi na moto pela primeira vez, foi como se ela fosse projetada para mim. Tenho 1,70m de altura e achei a disposição de todos os itens perfeitas, sem contar que não achei ela alta, com uma altura do solo de 812 mm. Tudo isso contribuiu e muito para minha experiência de pilotagem com ela, a altura do guidão é elevada, as pedaleiras não são nem tão recuadas e nem tão para frente, diria que em uma posição estratégica que vai atender tanto quem gosta de uma pilotagem mais agressiva ou mais conservadora. O manete do freio dianteiro ainda conta com cinco níveis de regulagem. O banco foi um item que me chamou bastante a atenção, ele além de ser largo é bem macio.
Em movimento, o som dos dois cilindros é agradável e seu motor de 50,4cv a 8.500rpm e torque máximo de 4,55 kgf.m a 7.000rpm é bem robusto, você sente nas acelerações que é uma moto forte e divertida quando se entra em uma estrada sinuosa, seu câmbio é de 6 marchas, o que da uma folga na velocidade de cruzeiro. Na cidade não senti dificuldades em andar com ela pelo corredor, ela não é grande a ponto de ocupar bastante espaço, o que facilita para realizar manobras em lugares apertados, junto é claro com seu bom ângulo de esterço do guidão. E se na estrada ela entrega uma ótima performance, na cidade sobra potência, e o mais legal é seu consumo, que comigo chegou a fazer 29km/l, somados ao tanque de 17,7 litros pode gerar uma autonomia de até 513 quilômetros, ponto positivo para o quesito aventura.
Nas curvas é uma moto divertida, sempre uma marcha pra baixo e entra, porque achei que faltou torque em baixa, o que faz você sempre reduzir para realizar alguma ultrapassagem também. As suspensões têm ajustes tanto no garfo dianteiro quanto no ajuste da pré-carga da mola, na traseira. Ela que conta com freios ABS, me atendeu muito bem quando precisei usar de um modo mais agressivo. Possui um disco de 320mm na dianteira e um disco de 240mm na traseira.
No off-road, se o piloto tiver um mínimo de perícia, ele não vai encontrar dificuldades com ela, a suspensão absorve bem as imperfeições do solo e a posição do guidão elevada é algo essencial para uma pilotagem em pé na moto. Para quem gosta de uma pimentinha na terra, infelizmente o freio ABS não da pra desligar, impossibilitando dar algumas escorregadas, mas repetindo: não é uma moto desenvolvida para o off-road.
O painel é 100% digital, numa cor âmbar, que ajuda na leitura durante o dia. Possui contador de giros, velocidade, hora local, odômetros totais, odômetros parciais, consumo médio e indicador de combustível. Senti falta de um indicador de marcha.
A CB500x pode ser encontrada nas cores: Vermelho, Preto e Laranja Perolizado com preços a partir de R$26.990. A Honda ainda oferece 3 anos de garantia + Honda assistance.