HomeMotoraidHonda CRF 450R 2022, Teste Exclusivo, Revista Dirt Action

Honda CRF 450R 2022, Teste Exclusivo, Revista Dirt Action

Num belo dia, Kyrillos entrou na pista para acelerar sua nova CRF 450R e, depois de horas eletrizantes com a máquina lendária, ele nos passou suas impressões sobre a motocicleta. Confira a seguir o depoimento do piloto que teve a oportunidade de andar na CRF 2022.

“Em comparação com o modelo anterior, é uma motocicleta com alguns ajustes finos. A Honda tem um ciclo de mudanças para cada modelo e 2021 foi o primeiro ano do novo ciclo, uma motocicleta completamente nova, e o modelo 2022 foi um aperfeiçoamento do anterior. Visualmente é a mesma motocicleta, mas seus segredos estão internamente.

Acredito que a Honda é conhecida no mundo por ser uma motocicleta com ótima dirigibilidade, de muita confiança, você sabe que é uma motocicleta boa – e isso não é por acaso. O modelo é extremamente bom, de muita dirigibilidade, é leve, uma motocicleta fácil de fazer curvas, de colocar na canaleta. Ela é fácil de pilotar mesmo para um piloto sem muita técnica. Ela é extremamente rápida, forte e potente, além de maleável, também para um piloto rápido. Esse novo projeto atende todos os níveis de pilotagem.

Quanto ao posicionamento, senti que ela está mais agressiva, com a frente um pouco mais baixa. Sei que muitas partes eletrônicas foram colocadas na parte de baixo da motocicleta, levando o centro de gravidade bem pra baixo, e você sente isso na pilotagem. Você já sobe nela em uma posição de ataque, mas mantendo o conforto. Não precisei procurar isso, pois senti esse posicionamento assim que sentei pela primeira vez na motocicleta.

Quanto aos freios, são excepcionais. Para quem não está muito acostumado com o sistema da Honda, aconselho a ter mais atenção, pois são bem eficientes. Você vai se sentir muito confiante ao retardar a frenagem e entrar mais rápido nas curvas.

Eu andei com ela no motocross, 100% original. Sou um piloto com 90 kg, e a suspensão estava um pouco macia para mim,. Realizei ajustes nos cliques, sem exigir grandes acertos, e consegui um bom funcionamento. Ela ficou muito boa, muito equilibrada, ficou boa mesmo para os grandes saltos. Treinei em Pala (Califórnia, EUA), onde aconteceu recentemente a abertura do campeonato americano de motocross. Ela tem saltos grandes e consegui ultrapassá-los sem qualquer problema depois dos ajustes. Tanto no lançamento como na aterrissagem, chegando a zerar alguns para sentir o comportamento do sistema de suspensão, as suspensões funcionam muito bem, sem nenhum susto.

Esse mesmo acerto funcionou muito bem para as frenagens e buracos da pista. A pista de Pala apresenta um piso macio na parte de cima e duro embaixo, então a pista fica muito destruída nos treinos, em qualquer dia da semana. É uma pista que exige uma motocicleta bem acertada na suspensão, e o que realizei na própria pista funcionou bem, não exigiu uma preparação especial para encontrar o seu melhor funcionamento. Então, posso dizer que o conjunto de suspensão é excelente e que, dependendo do nível de pilotagem e peso do piloto, nenhuma preparação será necessária.

Como sou um piloto profissional de freestyle, tenho um cuidado especial com a suspensão, estudo bastante o comportamento e o funcionamento do sistema e consegui ter uma grande sensibilidade nesse item. Sempre preparo a suspensão, mesmo antes de dar as primeiras voltas com a motocicleta, mas dessa vez foi diferente e o sistema da nova Honda me surpreendeu demais, tanto que continuo andando com ela original no motocross.

Quanto ao motor, no primeiro momento senti que a nova CRF 450R ficou mais forte, as respostas estão rápidas. Dos três mapas que testei, dou preferência para o terceiro, pois o motor fica mais agressivo, arisco. Contudo, senti melhor o motor depois de algumas voltas e me pareceu que ele está mais linear do que forte, acredito que ele entrega mais potência em todas as faixas de rotação. E isso dá uma sensação de que está mais forte. Essa força não é deivdo ao ganho de cavalos, mas ele está muito bem acertado, o motor está muito ‘redondo’.

As mudanças realizadas na parte eletrônica deixou a motocicleta muito redonda, lembrando que testei a moto totalmente original, inclusive relação e sistema de escapamento. O motor entrega potência em todas as faixas de rotação sem ser agressivo demais, é esperto e sem nenhum ‘buraco’. Não vai faltar potência em nenhum momento na pista.

Ao comparar com o modelo anterior, acredito que o novo modelo veio mais ‘afinado’. É uma motocicleta que você pode comprar em uma concessionária e ir direto para a pista. Ela é ‘redonda’, extremamente competitiva e com certeza está pronta para brigar por títulos pelo mundo. É muito confortável e confiável, entregando potência com segurança na pilotagem, com muita dirigibilidade, muito controle. Tem muita força no motor, mas sua entrega é muito controlável, com muita segurança, e tem freios e suspensão com bom funcionamento, possibilitando você estar no controle total da motocicleta. Resumindo, é uma motocicleta muito bem balanceada, estreita e esperta”, finaliza Kyrillos.

ESPECIFICAÇÕES

Motor: monocilíndrico, 4V, Unicam, refrigeração líquida

Cilindrada: 449,7 cc

Alimentação: injeção eletrônica

Transmissão: 5 velocidades

Chassi: tipo berço duplo, de alumínio

Suspensão dianteira: Showa, 49 mm de diâmetro

Suspensão traseira: amortecedor Showa

Ferio dianteiro: disco, 260 mm de diâmetro

Freio traseiro: disco, 240 mm de diâmetro

Tanque: 6,3 L

Peso (total): 110,6 kg

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