Num belo dia, Kyrillos entrou na pista para acelerar sua nova CRF 450R e, depois de horas eletrizantes com a máquina lendária, ele nos passou suas impressões sobre a motocicleta. Confira a seguir o depoimento do piloto que teve a oportunidade de andar na CRF 2022.
“Em comparação com o modelo anterior, é uma motocicleta com alguns ajustes finos. A Honda tem um ciclo de mudanças para cada modelo e 2021 foi o primeiro ano do novo ciclo, uma motocicleta completamente nova, e o modelo 2022 foi um aperfeiçoamento do anterior. Visualmente é a mesma motocicleta, mas seus segredos estão internamente.
Acredito que a Honda é conhecida no mundo por ser uma motocicleta com ótima dirigibilidade, de muita confiança, você sabe que é uma motocicleta boa – e isso não é por acaso. O modelo é extremamente bom, de muita dirigibilidade, é leve, uma motocicleta fácil de fazer curvas, de colocar na canaleta. Ela é fácil de pilotar mesmo para um piloto sem muita técnica. Ela é extremamente rápida, forte e potente, além de maleável, também para um piloto rápido. Esse novo projeto atende todos os níveis de pilotagem.
Quanto ao posicionamento, senti que ela está mais agressiva, com a frente um pouco mais baixa. Sei que muitas partes eletrônicas foram colocadas na parte de baixo da motocicleta, levando o centro de gravidade bem pra baixo, e você sente isso na pilotagem. Você já sobe nela em uma posição de ataque, mas mantendo o conforto. Não precisei procurar isso, pois senti esse posicionamento assim que sentei pela primeira vez na motocicleta.
Quanto aos freios, são excepcionais. Para quem não está muito acostumado com o sistema da Honda, aconselho a ter mais atenção, pois são bem eficientes. Você vai se sentir muito confiante ao retardar a frenagem e entrar mais rápido nas curvas.
Eu andei com ela no motocross, 100% original. Sou um piloto com 90 kg, e a suspensão estava um pouco macia para mim,. Realizei ajustes nos cliques, sem exigir grandes acertos, e consegui um bom funcionamento. Ela ficou muito boa, muito equilibrada, ficou boa mesmo para os grandes saltos. Treinei em Pala (Califórnia, EUA), onde aconteceu recentemente a abertura do campeonato americano de motocross. Ela tem saltos grandes e consegui ultrapassá-los sem qualquer problema depois dos ajustes. Tanto no lançamento como na aterrissagem, chegando a zerar alguns para sentir o comportamento do sistema de suspensão, as suspensões funcionam muito bem, sem nenhum susto.
Esse mesmo acerto funcionou muito bem para as frenagens e buracos da pista. A pista de Pala apresenta um piso macio na parte de cima e duro embaixo, então a pista fica muito destruída nos treinos, em qualquer dia da semana. É uma pista que exige uma motocicleta bem acertada na suspensão, e o que realizei na própria pista funcionou bem, não exigiu uma preparação especial para encontrar o seu melhor funcionamento. Então, posso dizer que o conjunto de suspensão é excelente e que, dependendo do nível de pilotagem e peso do piloto, nenhuma preparação será necessária.
Como sou um piloto profissional de freestyle, tenho um cuidado especial com a suspensão, estudo bastante o comportamento e o funcionamento do sistema e consegui ter uma grande sensibilidade nesse item. Sempre preparo a suspensão, mesmo antes de dar as primeiras voltas com a motocicleta, mas dessa vez foi diferente e o sistema da nova Honda me surpreendeu demais, tanto que continuo andando com ela original no motocross.
Quanto ao motor, no primeiro momento senti que a nova CRF 450R ficou mais forte, as respostas estão rápidas. Dos três mapas que testei, dou preferência para o terceiro, pois o motor fica mais agressivo, arisco. Contudo, senti melhor o motor depois de algumas voltas e me pareceu que ele está mais linear do que forte, acredito que ele entrega mais potência em todas as faixas de rotação. E isso dá uma sensação de que está mais forte. Essa força não é deivdo ao ganho de cavalos, mas ele está muito bem acertado, o motor está muito ‘redondo’.
As mudanças realizadas na parte eletrônica deixou a motocicleta muito redonda, lembrando que testei a moto totalmente original, inclusive relação e sistema de escapamento. O motor entrega potência em todas as faixas de rotação sem ser agressivo demais, é esperto e sem nenhum ‘buraco’. Não vai faltar potência em nenhum momento na pista.
Ao comparar com o modelo anterior, acredito que o novo modelo veio mais ‘afinado’. É uma motocicleta que você pode comprar em uma concessionária e ir direto para a pista. Ela é ‘redonda’, extremamente competitiva e com certeza está pronta para brigar por títulos pelo mundo. É muito confortável e confiável, entregando potência com segurança na pilotagem, com muita dirigibilidade, muito controle. Tem muita força no motor, mas sua entrega é muito controlável, com muita segurança, e tem freios e suspensão com bom funcionamento, possibilitando você estar no controle total da motocicleta. Resumindo, é uma motocicleta muito bem balanceada, estreita e esperta”, finaliza Kyrillos.
ESPECIFICAÇÕES
Motor: monocilíndrico, 4V, Unicam, refrigeração líquida
Cilindrada: 449,7 cc
Alimentação: injeção eletrônica
Transmissão: 5 velocidades
Chassi: tipo berço duplo, de alumínio
Suspensão dianteira: Showa, 49 mm de diâmetro
Suspensão traseira: amortecedor Showa
Ferio dianteiro: disco, 260 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco, 240 mm de diâmetro
Tanque: 6,3 L
Peso (total): 110,6 kg
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