A KTM revelou a sua linha EXC Enduro para 2021 e apresenta pequenas atualizações em sua linha de Enduro.
Pela primeira vez em quase 20 anos a KTM não realizou o evento de apresentação da sua linha 2021, devido ao surto de Covid-19. Com isso a marca austríaca fez um lançamento remoto e 100% digital
A linha 2021 da KTM EXC permanece com a seguinte gama, a 150 EXC TPI ao lado dos 250 e 300 EXC TPI dois tempos, bem como o 250 EXC-F, 350 EXC-F, 450 EXC- Quatro tempos e KTM 500 EXC-F – todos homologados para o as normas Euro 4. Para alguns países como os EUA, também tem a disponibilidade do modelo XCW.
A linha 2021 também se estende aos especiais, tais como a SIX DAYS, que já virou uma tradição, e a edição especial 300 EXC TPI ERZBERGRODEO, que provou ser literalmente como ouro nos últimos 12 meses. Essas opções estão disponíveis, apesar do ISDE SIX DAUS e ERZBERGRODEO terem sido cancelados em 2020.
Atualizações dos modelos 2021:
* Ajustadores de pré-carga de garfo WP XPLOR como padrão
* Novo pistão fundido (não forjado) no 150 EXC TPI
* Cacifo de mudança de marchas (tambor de mudança) mais confiável em caixas de câmbio de 450 e 500 EXC
* Novos gráficos / cores, incluindo painéis laterais cinza
* Modelo edição limitada Erzbergrodeo XX6 já vem equipada para enduro extremo
* Edição SIX DAYS estão disponíveis em todos os modelos (exceto 150 TPI)
Falando sobre os novos modelos, o gerente de produtos off-road da KTM, Joachim Sauer disse que após grandes atualizações para o modelo 2020, não tinha muito oque inovar em 2021. “Não há grandes mudanças neste ano após as principais atualizações terem sido feiras para o modelo 2020”. Explica Jochi. “Tivemos um feedback positivo de todas as nações sobre os modelos 2020 e também trabalhamos com o departamento de P&D em algumas pequenas mudanças para este ano, mas é normal manter algumas mudanças e novas cores pelo segundo ano de um modelo”.
As atualizações dos modelos EXC 2020 foram significativas: novos chassis ‘, motores de dois e quatro tempos totalmente reprojetados, atualizações para os modelos TPI, incluindo os novos escapamentos, além de alguns pequenos, mas significativos ajustes nos detalhes, como o comprimento dos pára-lamas traseiros e a força de montagem do motor , o que na realidade fez as motos parecerem bastante diferentes ano a ano. Vale a pena ter isso em mente quando olhamos para as motos MY21 …
Ajustadores de pré-carga do garfo
O garfo dianteiro WP XPLOR recebeu apenas uma pequena atualização para 2021, em grande parte com base no feedback dos clientes. Trata-se de uma pequena alteração nos detalhes dos garfos nos modelos 2021 KTM EXC, simplesmente a adição de um ajustador de pré-carga que permite alterações fáceis de configuração na pista ou trilha. São as coisas simples que fazem a diferença.
Atualizações dos motores 2021
Todos os motores do modelo KTM EXC chegaram com muitas mudanças em suas respectivas capacidades na última temporada. Os modelos TPI receberam atualizações de software e hardware para melhorar seu desempenho, enquanto os quatro tempos receberam atualizações de potência internamente e um novo centro de gravidade após a KTM reposicionar os motores para ajudar na pilotagem. A KTM 150 TPI também estreou na linha EXC homologada no ano passado (anteriormente era um modelo de curso fechado XC). Para 2021, o 150 EXC tem um novo pistão fundido, em vez de forjado, que a KTM diz que trará maior durabilidade.
Além disso, os modelos KTM 450 EXC-F e KTM 500 EXC-F têm um mecanismo de mudança de marcha retrabalhado em suas caixas de velocidades. A KTM o chama de “armário de câmbio”, mas talvez seja mais conhecido como tambor – em qualquer caso, a atualização é “apenas uma evolução para uma melhor confiabilidade”, diz Sauer.
Cinza é a nova laranja
Cada ano o modelo tem uma aparência diferente e, para 2021, a mudança é um pouco mais dramática do que o normal, pois cada modelo EXC veste ‘roupas’ laranja, preto e cinza. Os gráficos impregnados nos plásticos apresentam novas áreas laterais cinza e painéis laterais cinza, além de um retorno às proteções de mão laranja para marcar as novas motos distintamente dos anos anteriores.
Edição especial SIX DAYS e modelo ERZBERGRODEO
Como as principais motos da KTM, os modelos SIX DAYS são feitos novamente em 2021 pela edição especial, KTM 300 EXC TPI ERZBERGRODEO (a versão 300 XC-W TPI Erzberg em alguns países). Ao lado dos modelos EXC padrão, eles completam uma gama oficial de 13 fortes (15 em territórios com os modelos XC-W).
KTM EXC SIX DAYS 2021
“Nenhuma corrente é mais forte que o seu elo mais fraco” A KTM explica sobre a edição 2021 SIX DAYS, que está pronta e aguardando o ISDE Itália – agora a ser realizado em 2021. Os seis modelos (todos exceto o 150TPI têm uma versão SIX DAYS) estão marcados fora dos EXCs padrão por suas molduras laranja (preto nos EXCs de stand) e possui uma lista atualizada de componentes, incluindo garfos WP XPLOR para 2021, mesa tripla usinados em CNC, um interruptor de seleção de mapa e seu próprio conjunto exclusivo de gráficos ISDE Itália
Acessórios da 2021 KTM EXC SIX DAYS:
* Braçadeiras triplas usinadas em CNC
* Seletor de mapa
* Silenciadores com o novo logotipo SEIS DIAS
* Jantes com novo logotipo de SEIS DIAS
* Protetor do motor
* Extrator do eixo dianteiro
* Roda dentada traseira Supersprox Stealth
* Ventilador do radiador para todos os quatro tempos
* Guiador com novo logotipo de SEIS DIAS
* Disco de freio traseiro sólido
* Disco de freio dianteiro flutuante
* Quadro laranja
* Guia de corrente laranja
* SEIS DIAS de assento
*
KTM 300 EXC TPI ERZBERGRODEO
O Erzbergrodeo Red Bull Hare Scramble é um dos mais difíceis testes de enduro extremo do planeta e a KTM estende a edição especial do modelo de homenagem KTM 300 EXC TPI ERZBERGRODEO para 2021. Os números foram limitados para 2020 e não é surpresa vê-lo retornar com componentes adaptados mais para corridas de HARD ENDURO do que os instalados nos modelos SEIS DIAS.
Acessórios da KTM 300 EXC TPI ERZBERGRODEO:
* Gráficos Erzberg (XX6) com moldura laranja
* Rodas de fábrica e cubos anodizados
* Pneu macio traseiro Metzeler Extreme
* Protetores de mão fechados
* Protetores de radiador
* Ventoinha do radiador
* Braçadeiras triplas usinadas em CNC
* Placa derrapante
* Assento de fábrica
* Protetor de disco do freio dianteiro
* Disco sólido traseiro
* Protetor de disco traseiro
* Chave de seleção de mapa
* Roda dentada traseira furtiva Supersprox
* Proteção do suporte do guia da corrente
* Proteção do cilindro escravo da embreagem
* Fio de segurança do freio traseiro