Embora a Yamaha YZ125X 2020 seja baseada em um modelo MX, ela possui uma lista de itens que a diferenciam do modelo tradicional. A YZ125X está equipada com roda traseira de 18 polegadas, que já vem de fábrica com um pneu Dunlop AT81 110 / 100-18. A Yamaha diz que o pneu traseiro veio um pouco maior para melhorar a tração. O pinhão traseiro também é maior, e a YZ125X possui uma versão com 50 dentes, onde o modelo MX é de 48.
Assim como a YZ250X, a YZ125X 2020 tem um suporte projetado para ser encaixado e afastado, mas conveniente de usar quando necessário.
O motor da YZ125X é quase idêntico ao modelo de MX, mas possui especificações diferentes de cabeçote, formato da válvula de potência, tempo de ignição e especificações de carburação. Em vez de colocar um tanque maior com mais capacidade de combustível, a Yamaha acabou de adicionar um petcock de combustível que possui um recurso de reserva. Abaixo estão algumas fotos que explicam as alterações na cabeça e na válvula de potência. O objetivo da Yamaha é aumentar o torque em baixa rotação.
A Yamaha também trocou a válvula do amortecedor traseiro, com o intuito em melhorar o funcionamento da motocicleta em cenários de extreme enduro.
A Yamaha espera que, com mudanças muito direcionadas na plataforma YZ125MX, eles possam capturar os entusiastas do enduro e extreme enduro com a nova YZ125X. Nós ainda não tivemos a chance de andar nesta moto e a Yamaha ainda não confirmou a sua vinda para o Brasil, mas ficamos felizes em saber que a Yamaha esta se esforçando para criar modelos 2t específicos para enduro. Hoje você encontra no Brasil a Yz250x que é a irmã mais velha deste modelo.
Publicitário, Designer, Diretor do HEBS e apaixonado por OFF-ROAD desde 1995.