Segundo a Abraciclo, a falta de manutenção em motos é responsável por 8% dos acidentes registrados com esse veículo no Brasil. Dentro disso, 11% estão relacionados aos pneus e 7%, aos freios.
Revisão periódica garante uma viagem de moto tranquila nas férias
Uma falha no sistema ou em componentes do veículo pode causar acidentes graves. Profissional da Honda Blokton lista os itens essenciais que devem ser inspecionados
Por ser um veículo ágil, rápido e de baixo custo comparado ao carro, a motocicleta virou a opção de milhares de pessoas para encarar o trânsito intenso e, sobretudo, as constantes variações nos preços dos combustíveis.
Para se ter uma ideia, na última década o volume de habilitação na categoria A aumentou 51%. Até 2021, já eram 35,2 milhões de pessoas aptas a pilotar motos, segundo dados da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes do segmento.
No entanto, ao rodar somente sobre duas rodas e sem a proteção de um para-choque, o condutor está mais suscetível a riscos de acidentes que o motorista de automóvel. Assim, uma simples falha em qualquer um de seus sistemas ou componentes pode ocasionar queda ou colisão com consequências graves.
Por isso, a revisão periódica torna-se uma grande aliada do motociclista para evitar imprevistos, como também prejuízos de consertos inesperados. Adotada como rotina, ela proporciona trajetos mais seguros e tranquilos. Principalmente nessa época do ano, em que muitos pegam a estrada de moto para curtir as festas de fim de ano e as férias.
“A revisão está ligada diretamente à segurança do piloto. Serve para proteger a parte mecânica e os componentes do veículo. E o mais importante: garantir a segurança do condutor, evitando acidentes”, ressalta Cleverson Bastos, supervisor de Pós-Venda da Honda Blokton, maior rede de concessionárias de motos do Paraná.
Principais itens verificados na revisão
A revisão preventiva passa a ser um atestado de que o veículo está sempre em boas condições de uso. O serviço inspeciona itens essenciais para o perfeito funcionamento da moto. Entre as verificações mais importantes estão a do óleo do motor, do líquido de arrefecimento, da corrente, do fluido de freio e dos pneus.
De acordo com dados da Abraciclo, a ausência da manutenção regular é responsável por 8% do total de acidentes registrados com motos no Brasil. Desse volume, 11% estão relacionados aos pneus e 7%, aos freios.
Óleo lubrificante do motor
O óleo é formado a base de aditivos, que com o passar do tempo vão perdendo suas propriedades, podendo prejudicar o desempenho do motor ou até mesmo danificá-lo. “A troca periódica do lubrificante garante uma durabilidade maior a este componente da motocicleta”, observa o supervisor da Blokton. Geralmente, a substituição do óleo é feita a cada seis meses, contudo, é necessário verificar o que pede o manual do proprietário de cada modelo.
Líquido de arrefecimento
O mesmo raciocínio serve para o líquido de arrefecimento, que mantém controlada a temperatura do propulsor. De acordo com Bastos, não obedecer o intervalo de troca ou não acompanhar o nível correto, completando quando necessário, pode proporcionar superaquecimento e danificar o motor.
É indispensável consultar o que diz o manual do proprietário quanto ao tempo de troca, pois cada modelo pode ter a sua especificidade. Em média, a previsão é indicada a cada dois anos ou 30 mil quilômetros rodados.
Fluido de freio
Conferir e respeitar a janela de uso do fluido de freio, seja por tempo ou quilometragem, é de extrema importância. Caso a solução esteja fora do prazo de substituição – que é de aproximadamente dois anos – poderá estar contaminado por água, o que diminui a temperatura máxima de trabalho. Se a temperatura exceder numa viagem em rodovia, por exemplo, pode resultar em falhas no freio e gerar um acidente.
Corrente
A lubrificação da corrente é uma importante condição para o bom funcionamento da moto, especialmente na estrada. Caso esteja seca, “além de acelerar o desgaste da peça, há o risco de quebra ou rompimento, podendo enroscar na roda e causar um acidente grave”, destaca Cleverson Bastos. A tensão da corrente também deve estar ajustada corretamente – nem frouxa, nem esticada. Em uma viagem, é importante verificar esse item a cada parada.
Pneus
Na lateral dos pneus está registrada a data de fabricação do componente. Se já estiver com cinco anos completos, a recomendação é que seja feita a substituição.
“Se não estiver em bom estado, além de gerar multas de acordo com o Código de Trânsito, pode colocar a segurança do condutor em risco, acarretando acidentes”, enfatiza o profissional da Blokton.
O especialista ainda alerta que a troca do pneu deve ocorrer em média entre 10 mil a 12 mil km, dependendo do cuidado do dono com a calibragem, do tipo de terreno de uso do veículo e se anda com peso ou engarupado.
“Se a pessoa roda muito pouco com a moto, apenas em passeios ou nos finais de semana, o pneu pode ser trocado em até cinco anos. Após esse prazo, ele começa a apresentar rachaduras e ressecamento”, esclarece.
Revisão programada
Na correria do dia a dia, muitas vezes é difícil acompanhar os prazos e quilometragens para realizar as revisões necessárias, e até mesmo agendar uma a uma no tempo certo.
Para ajudar o motociclista, a concessionária Honda Blokton implantou o plano de Revisão Programada, que contempla as sete primeiras revisões da moto. No momento da compra do modelo zero km ou até a realização da terceira revisão, o usuário pode adquirir o plano de revisões que podem ser realizadas até 36 mil quilômetros ou até três anos – o que ocorrer primeiro.
“A equipe Blokton é quem fará o acompanhamento dos prazos e cuidará do agendamento dessas revisões, assim o cliente não precisará mais se preocupar com isso. É mais comodidade e tranquilidade para ele”, salienta Fabiana Magalhães, coordenadora de Pós-Venda da Blokton.
Outra vantagem, segundo ela, é que no plano de revisões programadas o valor do serviço fica menor do que se adquirisse as revisões separadamente. “É possível ainda parcelar em até 12 vezes ou então diluir o valor dentro das parcelas do financiamento da moto”, explica, citando ainda outros benefícios, como: guincho 24h, descontos em peças e risco zero de perder a garantia de fábrica de três anos.
Fonte: V3Com Assessoria
Foto: Divulgação