A Tesla anunciou a expansão da sua rede de carregamentos rápidos, o que permite não só a carros de outras marcas beneficiar do sistema de recarga baseado no protocolo CCS-Combo2, como ainda motos elétricas das marcas Harley-Davidson e Energica.
A Tesla tem um dispositivo de carregamento denominado Superchargers que está atualmente a expandir na Europa. Este sistema permite a recarga de carros elétricos de outras marcas que disponham de uma entrada para um conector CCS-Combo 2, que dará acesso aos pontos de carregamento em solo europeu do fabricante. No que respeita às motos, apenas a Harley-Davidson e Energica vão poder aceder aos pontos de carregamente com estes supercarregadores.
Atualmente, a rede de recarga de veículos elétricos do fabricante californiano é uma das mais extensas e melhor gerenciadas. Até Outubro de 2021, esta rede estava reservada apenas aos proprietários de um automóvel da marca, mas em Novembro do ano passado, a Tesla lançou um programa piloto em que apenas 10 estações Supercharger foram abertas na Holanda para que pudessem ser usadas por carros elétricos não Tesla. O objetivo foi verificar a viabilidade dessas recargas e agora o fabricante anunciou que a disponibilidade foi estendida a 40 estações na Holanda, França e Noruega.
A Tesla confirmou que não haveria contratos prévios com nenhum outro fabricante . Para usufruir dos Superchargers, iria adicionar uma opção na sua aplicação móvel (versão 4.2.3), com a qual permitirá aos proprietários de veículos elétricos criar um utilizador e introduzir um método de pagamento para iniciar e encerrar sessões de carregamento. Para o utilizador, o único requisito técnico necessário é que o veículo tenha um sistema de carregamento rápido ao abrigo do protocolo CCS.
Este requisito também existe em algumas motos elétricas no mercado, mas a oferta de veículos de duas rodas que que têm esse protocolo é muito reduzida. Uma das marcas que o inclui é a Harley-Davidson, que por enquanto tem apenas um modelo no mercado: a Livewire One (que foi renomeada após a criação de uma marca exclusiva de motos elétricas) é uma delas e pode ser recarregada em carregadores de carregamento rápido graças ao conector CCS2 (conector de carregamento IEC tipo 2 nos mercados europeu e internacional). A outra marca de motos com este este tipo de carregamento é a empresa italiana Energica, que foi um dos primeiras fabricantes a adotar o carregamento rápido no setor das duas rodas .