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MOTOVELOCIDADE – TUDO QUE SE CALÇA NOS VESTE DE SEGURANÇA.

Nosso papo hoje segue sendo a segurança pessoal.
Adorei a repercussão da nossa abordagem na edição passada sobre a escolha e os cuidados em relação ao macacão…

Salve, salve galera…

Sejam bem-vindos para mais uma edição da Coluna ALÊ EIRAS. Muito bom falar novamente com vocês por aqui!

Nosso papo hoje segue sendo a segurança pessoal.

Adorei a repercussão da nossa abordagem na edição passada sobre a escolha e os cuidados em relação ao macacão. Inclusive se você leitor ainda não leu, depois de ler essa edição te convido a clicar lá e dar uma lida, espero também ajudá-lo.

Meu desejo hoje é abordar um pouquinho outros itens também importantes no tocante a segurança pessoal, tais como as luvas, botas, cobertores de pneus e com isso levá-lo a refletir um pouco sobre se o que você CALÇA hoje te VESTE de segurança?

Importante lembrar que existem botas e luvas que são de uso urbano, outras de touring e temos também as voltadas para o mundo racing. É sempre importante pilotar a sua moto com o equipamento correto. Observe para qual tipo de uso você necessita e no momento da procura pelo equipamento certifique-se que ele realmente seja o recomendado para o que você realmente precisa e se o item atende prontamente às suas necessidades no tocante a segurança e conforto. As botas e luvas de uso urbano, são normalmente, independente da marca, produtos mais leves, compostos por materiais menos espessos, com fechos menos resistentes e de rápida colocação e retirada, normalmente produzidos para o uso de quem transita em vias de menor velocidade, portanto, com um nível de proteção menor.

Se você gosta de viagens em rodovias, onde os limites de velocidade são maiores e, portanto, uma eventual queda vai fazê-lo arrastar uma distância maior pelo asfalto esse nível de proteção precisa, consequentemente, também ser maior, os fechos de botas e luvas precisão ser mais resistentes para que não se abram facilmente no momento de tensão extrema e assim, esses itens requerem um grau de proteção maior e por isso os equipamentos devem respeitar um padrão mais exigente.

Tá, ok? Você deve estar pensando agora. Mas quais itens devo observar então no momento de escolha da minha luva ou do meu par de botas?

Vamos lá, ao contrário do que dizia o saudoso apresentador Chacrinha, no meu caso, eu não vim para confundir, eu vim para explicar. Nas luvas é importante verificar a proteção das articulações, metacarpo, punho. No tocante ao conforto, atente-se porque a luva precisa estar justa nas suas mãos e não apertada, caso ela esteja apertada no punho ou nos dedos você corre o risco de ter perda de sensibilidade, o que além de se tornar desconfortável com o passar do tempo pilotando, ainda pode lhe causar riscos.

A resistencia, proteção de canela, solado antiderrapante e sistema ante torção no tornozelo são detalhes importantes na escolha da sua bota. No caso da bota também é importante observar a numeração para que ela não esteja apertada, o que pode gerar desconforto, mas, também não adianta querer comprar o produto muito maior, pois aí seus pés não estarão firmes no equipamento e com isso os pés poderão “dançar” dentro da bota causando assim problemas no momento de passagem de marcha ou de uso do freio traseiro.

Todas essas dicas valem no momento da escolha do equipamento que calçamos, mas para quem compete, ou para quem gosta de usar equipamentos combinando ainda fica uma pergunta a ser respondida. 

Como aliar esses itens com o meu macacão?

Evidente que essa preocupação não diz respeito diretamente a questão da segurança, ela está mais aliada com a questão de estilo, de gosto pessoal, no caso dos pilotos profissionais ou mesmo, aqueles que são amadores, mas contam com apoio de patrocinadores para ajudar nas despesas das competições, existe também os interesses comerciais e o cuidado no conflito de uso de determinadas cores, etc.

Importante ressaltar, você não precisa utilizar equipamentos de uma mesma marca para que cada um cumpra sua função, porém, o estilo pode ser bem agradável quando o conjunto foi pensado para que exista uma combinação perfeita. E claro, que o tom de uma determinada cor numa marca seja mais escuro ou mais claro que o da outra e portanto, quando você utiliza-los vai perceber que a combinação tão desejada foi quebrada. Nessa hora cabe a dica, se a marca (independente de qual ela seja) for segura, se os equipamentos por ela produzida (botas e luvas) são comprovadamente aprovadas e testadas, tente compra-las do mesmo fabricante, pois certamente essa combinação tão desejada estará mais próxima do sucesso.

Legal Alê, mas e essa conversa de aquecedores de pneus?

Outro item importante no tocante a sua segurança está nos pneus que você CALÇA sua motocicleta. Fazer a escolha certa avaliando os critérios de segurança, custo-benefício e seguir as recomendações dos fabricantes quanto a calibragem e forma de conservação do produto são essenciais, porém não quero me aprofundar nesse assunto hoje. Meu foco ao me referir aos pneus é sobre a questão do aquecimento para que você inicie seu track day ou sua corrida numa condição segura. 

Ter no seu conjunto de acessórios um bom par de aquecedores de pneus é importantíssimo. Mas já te adianto, só tê-los não resolve nada. A dica que colhi com pilotos importantes que competem aqui no Brasil é, tenha seus cobertores de pneus, utilizem seus cobertores de pneus e certifique-se que seu pneu realmente esteja quente no momento de sair para a pista fazendo isso você mesmo ou através de alguém de sua confiança, tenha a certeza que a energia esteja chegando perfeitamente para que o aquecedor cumpra perfeitamente seu papel enquanto sua moto está nos boxes e tenha sempre em mente a importância de manter esse aquecimento nos momentos que antecedem uma largada. É muito comum em corridas em locais mais frios ou com pista mais frias, como por exemplo uma largada no período da manhã, quando o asfalto ainda está gelado, que essa temperatura dos pneus diminua consideravelmente e com isso perca “grip”. Nessa hora ser prudente é sempre fundamental.

Vamos chegando ao fim de mais uma edição, caso queira sugerir algum tema ou queira conhecer um pouco mais sobre esse que vos escreve mensalmente estou no Instagram @ale.eiras.narrador .

No mais, não esqueça de clicar na logo da 2MT Motorsport para conhecer os produtos e as novidades que por lá não param nunca. 

E para terminar daquela forma que vocês já conhecem.

Forte abraço galera… SHOWWWWW!!!!

No caso das botas eu diria que observar a rigidez da sola, ter um “zíper ou fecho ecler”, o nome pode variar em algumas regiões do Brasil (rsrs), precisa ser forte, velcro



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