O Campeonato Mundial Paulo Duarte FIM EnduroGP vai para Valpacos, Portugal, neste fim de semana, para o penúltimo GP crucial da temporada de 2023, onde todas as principais classes estão em jogo.
Com todas as classes do campeonato mundial de enduro deste ano ainda a serem decididas, a sexta rodada das oito neste fim de semana em Valpacos, Portugal tem muita carona. A temporada prometeu muito no início, com os principais pilotos mudando de equipe e classes, mas tudo isso parece ter sido há muito tempo, com apenas quatro dias de corrida restantes – ambos em GPs consecutivos em Portugal neste fim de semana e no próximo.
A temporada pode ter prometido muito, mas a realidade é que os quatro rápidos fugiram com os testes o ano todo – Steve Holcombe, Brad Freeman, Andrea Verona e Josep Garcia provaram novamente a classe do campo GP. A intriga vem de problemas de lesões e dúvidas de condicionamento físico, já que ser um alienígena rapidamente teve seu preço para alguns no verão.
Não há notavelmente australianos nesses quatro primeiros este ano, mas o contingente estabelecido de baixo terá um companheiro para enfrentar neste fim de semana, quando Kyron Bacon chegar para agitar a classificação.
Penúltima rodada de Portugal
Provando mais uma vez que cavalgando com sua cabeça e seu coração, Steve Holcombe lidera a luta pelo título do EnduroGP, tendo se mudado para a liderança do campeonato na quinta rodada na Eslováquia. Steve montou uma temporada impressionante, construindo-se constantemente à medida que o ano progredia e claramente gelificando melhor do que nunca com o Beta de quatro tempos.
Na verdade, ele já está em Portugal há algumas semanas, acostumando-se com o terreno com sessões de treinamento e uma vitória no campeonato português de Sprint Enduro no fim de semana passado.
O piloto da Beta Factory Racing tem uma vantagem de 13 pontos sobre o companheiro de equipe Brad Freeman, mas há pontos de interrogação sobre a aptidão de Brad e até mesmo a participação neste penúltimo GP.
Freeman perdeu sua vantagem no campeonato depois de cair no primeiro dia na Eslováquia, mas o dano já havia sido feito após vários acidentes, um dos quais resultou em uma lesão na cabeça.
Brad permaneceu quieto durante as férias de verão, levando a recuperação a sério e nem mesmo correndo em casa como no início da temporada.
A notícia não insignificante de que ele se tornará um pai à parte, o campeão mundial da E3 permanece em dúvida à medida que a luta pelo título vai até o fio. No mínimo, um longo verão sem andar não é o ideal.
Vencedor de Verona da última vez
Com uma vitória na última vez na Eslováquia, a campeã defensora do EnduroGP Andrea Verona também fez um início mais lento para a temporada de 23, mas está de volta ao mix com duas rodadas e quatro pontos marcando dias a poucos.
O piloto da GASGAS Factory Racing provou no ano passado que andar com a cabeça alguns dias, ou seja, não bater, pode ser a chave para um título mundial e fica em terceiro lugar no geral por apenas 19 pontos.
Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, fica em quarto lugar no geral, tendo tido seus próprios ossos quebrados este ano e perdido uma rodada. O espanhol, que também acabou de se tornar pai (deve ser algo na água?!) está em 130 pontos para o 164 de Holcombe e pode contar como sorte que sua lesão ocorreu pouco antes das férias de verão.
Hamish MacDonald, da CH Racing Sherco, completa os cinco primeiros e é o único outro piloto com uma chance matemática de conquistar o título do EnduroGP.
Classificação de pontos do EnduroGP à frente da rodada 6
Batalhas de classe
Com seis vitórias a seu crédito, Garcia lidera a classificação da classe E1, apesar de perder uma rodada em seu acidente no segundo dia na Suécia. Sentado 18 pontos atrás está Theo Espinasse, que teve um ano forte no OxMoto Beta antes da luta pelo terceiro lugar entre Jamie McCanney, da Fast Eddy Racing, e Zach Pichon, da Sherco. Esta é uma classe com todos os quatro dos quatro primeiros tendo vencido esta temporada, mas os seis 20 pontos de Garcia são a chave para sua liderança.
No Enduro2, Holcombe também lidera a classificação em 18 pontos sobre Verona. A dupla provou ser a mais forte até agora este ano, tendo vencido todas as 10 corridas até o momento entre elas. 23 pontos atrás, Hamish MacDonald detém uma vantagem saudável de 21 pontos sobre Nathan Watson da Honda em uma classe que prometeu ter mais candidatos no início do ano, mas.
Apesar de não ter pontuado na última rodada na Eslováquia, Brad Freeman ainda se agarra à liderança do Enduro3 por quatro pontos graças às suas oito vitórias na corrida. O sueco Mikael Persson (Husqvarna) sentirá uma sensação de déjà vu entrando em Portugal, já que a luta pelo título da E3 mais uma vez parece estar pronta para ser decidida entre os dois pilotos, como foi em 2022. Antoine Magain, montado em Sherco, completa os três primeiros e chega com um pulso em recuperação, mas um título francês da E3 sob seu cinto do fim de semana passado.
Etchells e Norrbin na luta pelo título Júnior
As coisas estão apertadas na luta pelo GALFER FIM Junior Enduro World Championship entre a dupla da Fantic, Jed Etchells e Albin Norrbin.
Etchells, que também recentemente reivindicou seu próprio título doméstico na Grã-Bretanha, ocupou a vantagem na maioria de 2023, mas Albin Norrbin ganhou terreno e confiança graças à sua recente corrida de vitórias. São 250 quatro tempos contra os 300 de dois tempos da Fantic nesta luta pelo título também. O novato Jeremy Sydow (Sherco) lidera Max Ahlin (KTM) por um ponto na batalha pelo terceiro lugar na classe Júnior geral.
Este fim de semana também verá a adição de mais um australiano rápido, Kyron Bacon. O piloto da Yamaha correrá os dois últimos GPs da temporada que entendemos sob o toldo da equipe Johansson MPE Yamaha.
Nas classes dentro da classe, Etchells tem 22 pontos sobre Sydow na corrida pelo título J1, enquanto Norrbin tem que olhar por cima do ombro no J2, enquanto os compatriotas suecos Max Ahlin e Axel Semb estão a uma distância.
Classificação júnior
A dupla francesa pode balançar Kevin?
O italiano Kevin Cristino é o piloto a vencer no Enduro Youth com oito vitórias no salto para definir sua vantagem de pontos. Mas o italiano vacilou muito na Eslováquia, nem mesmo entrando no pódio.
A dupla francesa Thibault Giraudon e Leo Joyon estão se estimulando e o que parecia ser o mais pregado no campeonato nesta temporada foi regado para 13 pontos.
Classificação de pontos da juventude
Fique atento
A sexta rodada do Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM acontece em terreno familiar para muitos pilotos na cidade de Valpacos, cerca de uma hora e meia ao norte e leste do Porto.
O AKRAPOVIC Super Test está programado para iniciar o processo na sexta-feira à noite, seguido como sempre por dois dias de três testes especiais portugueses – JUST1 Enduro Test, ACERBIS Cross Test e Polisport Extreme Test – durante todo o sábado e domingo.
As temperaturas parecem estar definidas para cerca de 30 graus e claras para o que esperamos ser um biscoito de um penúltimo GP da temporada.
NB. Não há aula de Enduro Feminino neste fim de semana, sua temporada termina no próximo fim de semana no Portugal II – fique de olho em Rossie Rowett recebendo um pouco de sujeira portuguesa sob o colarinho e uma em seus rivais competindo nas aulas do Open neste fim de semana.