HomeMotoraidProtótipos da KTM 690 2025… AGORA MUDA!

Protótipos da KTM 690 2025… AGORA MUDA!

A KTM não parece muito preocupada em esconder os seus planos para o futuro e continua a experimentar os seus protótipos em desenvolvimento de ‘cara destapada’. Estes dois foram fotografados na Áustria e fazem parte do que a marca reserva para 2025.

Durante anos, a KTM 690 SMC R monocilíndrica e a sua irmã 690 Enduro R têm estado entre as motos mais vendidas nos países de língua alemã. Ambas vão em breve ser renovadas.

Característica dos dois modelos KTM 690 SMC R e 690 Enduro R: o motor monocilíndrico mais potente de produção em série com 75 cv! Mas os regulamentos sobre gases de escape e ruído estão a tornar-se cada vez mais rigorosos, tornando o desenvolvimento e homologação dos motores nesta categoria uma tarefa gigantesca. Portanto, as sucessoras diretas da 690 SMC R e do 690 Enduro R ficaram na balança por muito tempo.

No entanto, tanto a 690 Enduro R como a sua irmã Supermoto, a 690 SMC R, serão completamente renovadas num futuro próximo – e acima de tudo o lendário motor monocilíndrico conhecido como LC4.

 

Motor completamente novo

Isto é agora sugerido por fotos de protótipos que estão a fazer as primeiras voltas de teste na Áustria. E estes mostram uma coisa acima de tudo: o motor, que continuará a funcionar como o LC4 no futuro, não só será modificado suavemente, mas quase tudo no motor e no seu ambiente parece ter sido desenvolvido do zero.

O bloco do motor em si tem pouco a ver com a versão atualmente instalada. Inovações também podem ser encontradas no sistema de refrigeração, deve haver mudanças profundas na área do alternador, a embraiagem e a transmissão parecem ter sido mais desenvolvidas.Resumindo: todo o motor parece ter sido revisto, já que até o desenho do escape, suavemente ajustado para longe do cilindro, é prova dessa mudança. A maioria dos desenvolvimentos adicionais provavelmente visará principalmente melhorar a suavidade de funcionamento e a conformidade com futuros regulamentos de emissão de ruído, mas um melhor rendimento de desempenho e ajustes no deslocamento também não devem ser descartados.

 

Afinal, o fabricante de Mattighfen deve querer contrariar o tradicional fabricante italiano Ducati, que se prepara para trazer o título de monocilíndrico mais potente para Borgo Panigale com uma nova Supermoto, abaixo da Hypermotard de 2024. Porém, a Ducati deverá ter um preço bem acima da atual 690 SMC R, o que revela outro problema: os custos de produção.O motor LC4 na sua configuração atual, por exemplo, é considerado mais caro de produzir do que o biciclindrico em linha LC8c significativamente mais potente, usado nos modelos 890 Duke, Husqvarna Norden 901 e vários outros modelos, alguns dos quais vendidos a preços significativamente mais alto. Seria, portanto, óbvio adaptar também os processos de produção do futuro monocilíndrico.



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