A superestrela espanhola Toni Bou (Montesa) reescreveu o livro dos recordes do Trial mais uma vez com a vitória na sétima e última rodada do Campeonato Mundial Hertz FIM Trial de 2023, na França.
No TrialGP Feminino, a atual campeã Emma Bristow (Sherco) ficou mais perto de seu nono título em dez anos com uma sétima vitória consecutiva da temporada, enquanto a vitória no Trial2 foi para Pablo Suarez (Montesa), Alycia Soyer (TRRS) liderou o Trial2 Feminino e George Hemingway (Beta) assumiu o controle do Trial3.
Novidade no calendário do TrialGP, o local de Vertolaye proporcionou um teste rigoroso para os melhores pilotos do planeta, com uma sucessão de subidas íngremes e pedras enormes em uma encosta densamente arborizada – cercada por obstáculos artificiais para iniciar e terminar a volta – resultando em algumas pontuações consideráveis. O tempo também foi um fator importante, com a maior parte do campo recebendo penalidades nas primeiras voltas.
Para Bou, no entanto, foi simplesmente um negócio normal, enquanto ele avançava para a sua 142ª vitória na carreira no TrialGP – a décima na temporada – e uma sensacional décima sétima coroa consecutiva.
“ É um momento incrível continuar com esse sonho incrível depois de dezessete temporadas ”, disse Bou. “ Obrigado a toda equipe por tornar isso possível. Estou super feliz. ”
Separando-se de quinze marcas na primeira volta depois de obter máximos nas seções três, oito e doze, o que se revelou impossível para todos na primeira tentativa, o jovem de trinta e seis anos ainda liderou o rival pelo título Jaime Busto (GASGAS) por seis em a marca da metade.
Com as condições quentes resultando em poeira que foi arrastada para as rochas imponentes tornando difícil encontrar aderência, Bou então baixou sua pontuação para dez na segunda volta para se afastar de Busto, que somou 21 marcas em seu segundo circuito enquanto lutava contra um forte desafio tardio do compatriota espanhol Gabriel Marcelli (Montesa).
Vencedor do dia de abertura da final de 2022, o veterano italiano Matteo Grattarola (Beta) igualou Marcelli em vinte e sete pontos de observação na primeira volta, mas vinte e três marcas adicionais na segunda volta o tiraram da disputa do pódio.
Os cinco primeiros foram completados por Adam Raga (TRRS), de 41 anos, cujas seis penalidades de tempo – em comparação com as três sofridas por Grattarola e as cinco sofridas por Bou, Busto e Marcelli – custaram-lhe o quarto lugar.
Com uma vantagem de dez pontos na direção de Vertolaye, a leoa britânica Bristow começou o dia em uma posição forte e uma boa volta inicial de nove em observação e duas no tempo reforçou sua vantagem, já que a rival pelo título Berta Abellan (Scorpa) teve quatro penalidades de tempo para adicionar para seu total de doze.
Um cinco surpresa de Bristow na seção sete na segunda volta viu a espanhola fechar dramaticamente, mas Abellan então recuperou o máximo depois de uma grande queda na seção dez que colocou o resultado fora de dúvida, já que Bristow abriu uma vantagem de treze pontos no topo da tabela do campeonato.
“ Foi um dia estressante porque o tempo estava apertado ”, disse Bristow. “ Os troços têm sido muito bons, cometi apenas um erro grave na última volta que tornou tudo mais apertado do que gostaria, mas terminei bem e estou ansioso por amanhã. ”
A francesa Naomi Monnier (GASGAS) completou o pódio em um distante terceiro lugar, à frente de Andrea Sofia Rabino (Beta), que agora parece garantida em terceiro no campeonato, com a tcheca Denisa Pechackova (GASGAS) – campeã feminina do Trial2 do ano passado – conquistando o quinto lugar.
Líder do campeonato Trial2 após a rodada de abertura em abril, Suarez foi forçado a ficar em segundo plano desde então, enquanto os pilotos britânicos Jack Peace (Sherco) e Billy Green (Scorpa) se revezavam na frente, mas o jovem de 22 anos, mas com a vitória o piloto abriu o terceiro dia da série.
Com Green – que liderou rumo à França – terminando fora dos pontos depois de um dia desastroso e Peace apenas conseguindo o sexto lugar, tudo muda no topo, com Suarez empatando com Peace na liderança do campeonato e Green ficando quatro pontos atrás.
“ Hoje foi difícil por causa do terreno ”, disse Suarez. “ Amanhã lutarei novamente e espero conquistar o título. ”
O britânico Harry Hemingway (Beta) manteve uma vantagem de uma marca sobre Suarez no meio do caminho, apesar de ter sofrido cinco no tempo em comparação com as três penalidades de tempo do espanhol, mas na segunda volta Suarez manteve a calma para se afastar.
Depois de somar mais oito marcas ao seu total, o vice-campeão do ano passado emergiu como um vencedor confortável, com o italiano Carloalberto Rabino (Beta) produzindo de longe sua melhor forma da temporada, empurrando Hemingway de volta ao terceiro lugar, à frente de Alex Canales (Sherco) da Espanha. e o piloto francês Hugo Dufrese (GASGAS).
Competindo em casa, Soyer carimbou sua autoridade na classe Trial2 Feminina e com sua quarta vitória do ano agora lidera a disputa pelo campeonato com onze pontos da italiana Alessia Bacchetta (Beta).
Soyer causou danos na primeira volta com um total de cinco, colocando-a dois à frente de Seline Meling (Beta) da Noruega, mas o mais importante é que Bacchetta voltou ao quarto lugar com um total de treze marcas, incluindo uma penalidade de tempo.
Outra volta de cinco de Soyer colocou o resultado fora de dúvida, mas Bacchetta manteve vivas suas poucas esperanças de título depois de lutar pela segunda posição com um total de seis na segunda volta, colocando-a à frente de Meling, que terminou o dia em terceiro com um total de 21.
“ Estou muito feliz com o resultado ”, disse Soyer. “ Foi um bom dia. Não cometi muitos erros, por isso tem sido bom para o campeonato e amanhã tentarei fazer o mesmo. ”
Hemingway ficou muito perto do título do Trial3 com uma vitória impressionante de dezessete marcos à frente de seu compatriota Jamie Galloway (TRRS) como Jone Sandvik (Sherco) da Noruega – o único piloto que ainda tem uma chance matemática de ultrapassar o adolescente britânico – terminou em terceiro.
Hemingway, cujo irmão mais velho, Harry, conquistou o título no ano passado, assumiu o controle na primeira volta com sua pontuação de cinco, dando-lhe uma vantagem de três marcas sobre Galloway, enquanto Sandvik ficou em 11º, com um total de 26.
Uma pontuação de seis na segunda volta viu Hemingway alcançar sua sexta vitória em onze largadas e uma vantagem de dezessete pontos no campeonato, enquanto Galloway se mantinha em segundo, quatro à frente de Sandvik, que encenou uma recuperação corajosa e adicionou apenas mais seis marcas ao seu total para subir para o terceiro no dia.
“ Hoje foi um bom dia para mim ”, disse Hemingway. “ Comecei muito bem com uma volta de cinco, por isso sabia que estava a rodar a um bom nível. Depois fiz uma volta de seis, com a qual estou muito satisfeito – espero poder terminar o trabalho amanhã. ”