HomeMotoraidTriumph Scrambler 1200 X e XE – O espírito “off road”

Triumph Scrambler 1200 X e XE – O espírito “off road”

A Triumph anunciou novidades para a sua gama Scrambler a pensar em 2024, com a introdução da nova Scrambler 1200 X, uma proposta que procura ser mais acessível em diversos aspetos, enquanto a Scrambler 1200 XE apresenta-se ao serviço com várias novidades e melhorias interessantes.

Dando uso ao bem conhecido motor bicilíndrico de 1200 cc denominado de “High Power”, estas Triumph prometem uma performance rica em binário, destacando-se pela utilização de roda dianteira de 21 polegadas que as deixa preparadas para enfrentar os desafios de uma utilização todo-o-terreno.

A grande novidade é a nova Scrambler 1200 X. Esta variante da gama oferece as mesmas capacidades, posição de condução e desempenho que motociclistas sempre encontraram nas Scrambler modernas da marca britânica, combinando isso com uma especificação de equipamento e tecnologia que a posicionam ao nível das melhores do segmento.

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Concebida para ser mais acessível, a Scrambler 1200 X tem uma altura de assento de 820 mm, altura essa que poderá ser reduzida para 795 mm caso o proprietário decida instalar o assento baixo opcional.

Para aqueles que procuram algo mais em termos dinâmicos e de especificações, a Triumph redefine alguns dos parâmeros da Scrambler 1200 XE, que chega à estrada com atualizações desportivas, incluindo pinças Brembo Stylema de última geração, nova suspensão com capacidade de regulação melhorada, detalhes de estilo melhorados e capacidades turísticas melhoradas.

Ambos os modelos ostentam o mesmo motor bicilíndrico Bonneville de 1200 cc e com a exclusiva afinação Scrambler, uma opção criada pela marca britânica tendo em vista uma resposta rica em binário.

Isto foi conseguido graças ao novo corpo de acelerador único de 50 mm e coletores de escape revistos, proporcionando um melhor fluxo e uma maior distribuição do binário através da gama superior de rotações, mais precisamente a partir das 5.000 rpm até ao “red line”.

Os modelos de 2024 também foram ajustados com precisão para proporcionar melhor equilíbrio na entrega de potência para condução em estrada e fora de estrada. A potência de pico chega agora um pouco mais cedo, atingindo 90 cv a 7.000 rpm, com pico de binário de 110 Nm também a chegar mais cedo, às 4.250 rpm.

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O “obrigatório” sistema de escape duplo de ponteiras elevadas é completado fabricado em aço inoxidável escovado, proporcionando um particular tom profundo, característico da Scrambler.

Ambas as variantes partilham a mesma estrutura tubular Scrambler em aço, bem como jantes raiadas em aço inoxidável de alta especificação com jantes de alumínio leves e resistentes.

Pese embora as muitas semelhanças a vários níveis, a verdade é que os dois modelos oferecem diferenças ergonómicas importantes, incluindo diferentes desenhos de guiador, com o XE a oferecer 65 mm a mais em largura do que o X, garantindo assim um maior controlo em terrenos mais exigentes numa utilização “off road”.

Os apoios do guiador são reversíveis, o que permite que os condutores ajustem a posição do guiador, e no caso da variante XE também encontramos um espaçador removível, para um ajuste de altura de 10 mm, permitindo um grau ainda maior de personalização. Expandindo ainda mais a ergonomia, o XE também possui poisa-pés ajustáveis para se adequar a uma variedade de estilos de pilotagem e tipos de calçado.

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Tanto a X como a XE apresentam um braço oscilante fabricado em alumínio fundido, de qualidade superior ao habitual alumínio, de acordo com a Triumph. Com 579 mm, a Scrambler 1200 XE tem um braço oscilante 32 mm mais longo e uma distância entre eixos mais longa do que a X, o que resulta num maior controlo e a confiança em todo-o-terreno, enquanto a distância entre eixos mais curta da X contribui para uma condução ágil e reativa em estrada.

Ao nível das suspensões, a variante X apresenta uma forquilha Marzocchi com bainhas de 45 mm, com uma afinação de fábrica mais talhada para a estrada, e dois amortecedores na traseira com reservatórios externos possibilitando a regulação da pré-carga.

A XE tem uma configuração mais focada no “off road”, com forquilha Marzocchi com bainhas de 45 mm e afinação mais “agressiva”, enquanto no eixo traseiro encontramos instalados dois amortecedores Marzocchi “premium”, totalmente reguláveis, para garantir ao proprietário a possibilidade de ajustar o comportamento dinâmico do conjunto de acordo com as necessidades.

Esta suspensão proporciona um curso das rodas à frente e atrás de 250 mm para maior capacidade fora de estrada e uma distância ao solo superior, permitindo assim que mesmo os maiores obstáculos sejam ultrapassados sem dificuldades de maior.

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No que diz respeito à travagem, ambos os modelos apresentam equipamento de destaque para garantir a eficiência em estrada e em terra batida. A XE possui pinças dianteiras radiais Brembo Stylema de construção monobloco que mordem discos flutuantes de 320 mm, proporcionando um desempenho de travagem superior. Na traseira destaca-se um disco de 255 mm acionado por pinça Nissin.

A Scrambler 1200 X possui dois discos dianteiros flutuantes de 310 mm, com pinças axiais de pistão duplo da Nissin. Enquanto isso, a traseira é apoiada por um disco traseiro de 255 mm e uma pinça de travão flutuante Nissin, para proporcionar um desempenho de travagem que a marca britânica pretende que seja inspirador de confiança para explorar os limites.

A posição da manete de travão dianteiro também pode ser ajustada de acordo com a preferência do condutor, sendo esta uma característica válida para ambos os modelos.

Tanto a Scrambler 1200 X como a XE apresentam ABS e controlo de tração otimizados em curva, regulando a intervenção para proporcionar e manter a tração ideal em qualquer ângulo de inclinação.

 

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Do ponto de vista da tecnologia encontramos ainda cinco modos de condução para a Scrambler 1200 X, cada um com a sua própria resposta dedicada ao acelerador e definições específicas de ABS e controlo de tração. Os condutores podem escolher entre Sport, Road, Rain, Off Road e Rider (personalizável), enquanto o XE também tem Off Road Pro para permitir aos condutores mais experientes um controlo completo e ininterrupto para a condução mais desafiante fora de estrada.

Tudo isto é possível graças a uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) de elevada especificação que foi desenvolvida em conjunto com a Continental.

Este sistema permite a otimização do ABS em curva e do controlo de tração, selecionando automaticamente a configuração correta através da medição dos mais diversos parâmetros e forças que atuam sobre a moto.

Uma das diferenças que encontramos nestas duas motos são os seus painéis de instrumentos.

Enquanto a Scrambler 1200 XE recebe um ecrã TFT a cores personalizáveis, com dois temas de design de layout de informações, cada um com mais três opções para alterar o nível de informações exibidas, a Scrambler 1200 X recebe um ecrã LCD/TFT multifunções híbrido, incorporado num mostrador de instrumentos circular, uma opção minimalista, mas, de acordo com a Triumph, não causa qualquer dificuldade em termos de visualização das informações apresentadas.

 

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Estas motos ficam completas com uma variedade de acabamentos e detalhes marcantes, incluindo painéis laterais esculpidos que incluem o emblema Scrambler 1200 em alumínio escovado, o icónico emblema Triumph triangular no depósito, uma tampa do depósito de combustível em alumínio escovado estilo Monza e uma bracelete inoxidável escovada.

A XE tem acabamento com guarda-lamas em alumínio escovado, enquanto a X apresenta guarda-lamas pintados.

Por último, temos de referir que existem três esquemas de cores exclusivos disponíveis para cada modelo.

Quanto a preços e disponibilidade destas novidades nos concessionários nacionais, a Triumph Portugal confirma desde já que a Scrambler 1200 X estará à venda a partir de 15.495€, e a Scrambler 1200 XE começará nos 16.995€. As encomendas já podem ser feitas nos concessionários clique aqui para saber qual o mais perto de si, com as motos a chegarem aos concessionários a partir de janeiro de 2024.



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