Quando por primeira vez em 2019, em terras de Marrocos, tivemos a oportunidade de rodar nas Tiger 900 Rally Pro, percebemos de imediato que, face ao anterior modelo 800, representavam uma enorme evolução e uma nova interpretação do conceito “ adventure” no segmento de média cilindrada realizada pela Triumph Motorcycles.
Na altura a moto surpreendeu-nos pelo desempenho do seu motor, com cambota T-Plane, que se comportava de forma totalmente distinta do anterior tricilíndrico de 800 cc, com maior entrega de potência desde os baixos regimes, parecendo-se quase como um bicilíndrico e proporcionando maior tração e resposta, realidade que no fora de estrada se torna mais relevante. A ciclística acompanhava o bom desempenho do motor e a experiência nessa altura mostrou que a Triumph Tiger 900 tinha novos argumentos para disputar o segmento das MaxiTrail de média cilindrada.
Foi por isso que, com muita curiosidade e a convite da Triumph Motorcycles, nos deslocámos desta vez a Málaga para conhecermos a evolução que os engenheiros da marca britânica realizaram neste seu modelo. De facto, ao olharmos para a sua ficha técnica, poucas diferenças encontramos entre a versão 2020 e a versão 2024 para além da evidência do aumento de potência e de binário. Porém, o resultado desta experiência iria ditar uma conclusão totalmente distinta, mas já lá vamos.
O primeiro dia de contacto com as novas Tiger 900 foi inteiramente dedicado ao OffRoad e à sua versão Rally Pro, tendo a organização preparado para o efeito um percurso de cerca de 100 Kms, percurso que, graças a uma pequena chuva de véspera, se encontrava nas melhores condições possíveis. Rodámos em grupos pequenos, de 4 jornalistas cada e com desempenhos semelhantes, realidade que nos permitiu manter um ritmo alto ao longo do dia.
A Evolução
A Triumph definiu 4 princípios que estiveram na base do desenvolvimento da sua nova Tiger 900: Performance, Desempenho, Conforto e Atitude.
Performance
O Tricilíndrico de 888 cc conta com um aumento de 13 CV face à versão anterior, atingindo a potência máxima de 108 CV às 9.500 rpm, com uma distribuição de binário ao longo de toda a sua curva de potência, tornando a sua entrega mais linear e progressiva. O seu funcionamento acusa muito menos vibrações que o anterior, graças a uma evolução dos seus componentes internos principais. Novos pistons e aumento de taxa de compressão, nova cabeça de motor e aumento de dimensão nas janelas de admissão e escape, novas cames que permitem uma maior abertura das válvulas de admissão e escape, para além da introdução de uma nova linha de escape que liberta uma maior sonoridade que marca o carácter e presença da Tiger 900.
De facto sente-se que o motor respira melhor, mais responsivo e progressivo, com potência sempre disponível e com uma entrega precisa e controlável desde os mais baixos regimes. De destacar o excelente funcionamento e escalonamento da caixa de velocidades, que beneficia de um Quickshift bi-direccional que nos faz esquecer que a moto tem embraiagem.
Todo este desenvolvimento levado a cabo no motor da Tiger 900 vem transmitir novas sensações na sua condução, um refinamento global do seu trabalhar que sestá patente em todos os registos de pilotagem da moto e que vem aumentar a nossa ligação à própria moto, garantindo maior tacto, mais tração e controle no comportamento da roda traseira, tanto em terra como em asfalto.
Desempenho
A nível de desempenho, para além da especial atenção dada ao motor da Tiger 900, a Triumph quis melhorar aspectos relacionados com o aumento da segurança do piloto tendo introduzido algumas funções que visam precisamente diminuir o risco de acidentes e melhorar a sensação de condução.
E se as boas sensações do motor nos levam a explorar os limites da sua performance, à hora de controlar a fogosidade deste novo Tigre são necessários “argumentos” que nos garantam maior controle e segurança. Por isso a Triumph decidiu melhorar todo o sistema de travagem e funcionalidades relacionadas com a mesma. Para além do sofisticado sistema de ABS em curva, a travagem dianteira aciona um ligeiro travar do travão traseiro de forma manter o equilíbrio e estabilidade do conjunto, realidade que nos garante maior controle e travagens mais efectivas.
Para assinalar travagens repentinas a Tiger acende as luzes dos intermitentes traseiros. Outra função que que os intermitentes dianteiros passam a ter é o de aumentar a visibilidade da nossa presença, mantendo-se acesos enquanto circulamos, em simultâneo com as luzes normais de presença, também de tecnologia full LED, realidade que se manifestou útil ao circularmos em grupo e muito perto uns dos outros durante o teste que realizámos.
O Setup das suspensões Showa, totalmente ajustáveis, foi criteriosamente preparado pelos engenheiros da Triumph para o fora de estrada e na verdade o seu funcionamento mostrou-se exemplar, garantindo uma excelente leitura do terreno, mantendo a estabilidade do conjunto e garantindo um bom comportamento na roda traseira, beneficiando a tração proporcionada pelos pneus especialmente montados para o dia de OffRoad, uns excelentes Michelin Anakee Wild.
Conforto
Desde logo a versão Rally Pro, face à sua irmã GT, beneficia de um maior curso das suas suspensões realidade que representa à partida uma maior sensação de conforto. As suspensões Showa invertidas com 240/230 mm de curso, totalmente ajustáveis, são um elemento incontornável no conforto e segurança da ciclística que a Rally Pro nos transmite.
Também o assento da nova Tiger foi ergonomicamente desenvolvido, beneficiando de uma espuma mais densa e de um formato distinto. A sua parte dianteira junto ao depósito, deixa de subir junto ao mesmo, tendo sido substituído por um elemento em borracha que proporciona um maior controle da moto com os joelhos, sobretudo quando conduzimos de pé no fora de estrada. O assento é ainda ajustável em altura entre os 860 e 880 mm, existindo uma opção com menos 20 mm ( 840 mm )
Em matéria de conforto a Triumph trabalhou também ao nível das vibrações percebidas pelo condutor, tendo montado sinoblocos de borracha na fixação do guiador, elementos que eliminam grande parte das vibrações nas mãos e retrovisores. No caso da versão Rally Pro a colocação do guiador foi recuada em cerca de 15mm, realidade que torna a nossa posição de condução mais direita e natural e não tão pendurada sobre a frente como na versão de 2020, proporcionando um maior controle no fora de estrada.
Em matéria de conforto a Tiger 900 beneficia de punhos e bancos aquecidos de origem, realidade muito bem vinda face ao frio sentido nas manhãs durante o percurso realizado pelas serras de Málaga. O écran dianteiro ajustável com apensas uma mão garante uma proteção eficiente que beneficia ainda de uns defletores laterais que eliminam parte do vento nos nossos ombros.
Atitude
Aqui a estética aprimorada da nova Tiger 900 joga um papel fundamental, mantendo porém o estilo da sua versão anterior, parecendo mais estilizada, onde a nova frente com um novo bico de pato e os novos painéis laterais se destacam como elementos estéticos diferenciadores. Aliás, os painéis laterais para além do papel estético têm uma função dinâmica acrescida, a de melhorar a extração do ar quente que emana do motor e do radiador e que na versão anterior era projectado sobre as pernas do condutor, tornando-se incómodo sobretudo quando conduzimos em cidade e em tempo de verão.
A silhueta e perfil minimalista da nova Tiger 900 Rally Pro transmite maior sensação de agilidade e atitude aventureira. Na experiência que a Triumph nos proporcionou no fora de estrada pudemos comprovar precisamente essa realidade.
Equipamento e ajudas à condução
A Triumph Tiger 900 monta agora um painel TFT de 7” a cores, idêntico ao da sua irmã 1200, cuja utilização é simples e intuitiva e a leitura de informação fácil e clara graças aos seus grafismos e nitidez de imagem. A conectividade via bluetooth é standard em todas as Tigers de 2024 permitindo gerir chamadas, música e navegação do tipo Turn-by-Turn. No cockpit encontramos ainda uma tomada USB-C e no compartimento debaixo do assento espaço para guardar e carregar o telemóvel de forma segura e hermética.
A Tiger 900 Rally Pro conta com 6 modos de condução, Rain, Road, Sport, OffRoad, OffRoad Pro e finalmente o modo Rider totalmente personalizável. Durante o primeiro dia dedicado ao fora de estrada rodámos quase sempre em modo OffRoad, que permitia um ABS pouco interventivo na dianteira e desligado na traseira e o Controle de Tração em Modo OffRoad na traseira, ideal para quem tem pouca experiência no fora de estrada ou até em condições de percursos muito técnicos ou deteriorados. Não foi o caso, pois os percursos escolhidos pela organização eram perfeitos e permitiram-nos rodar quase sempre em Modo OffRoad Pro, modo que desliga o Controle de Tração e o ABS em ambas as rodas.
Para além das ajudas próprias para o OffRoad as Tiger 900 2024 contam ainda com Cruise Control, muito fácil de acionar e que aumenta o nosso conforto em longas viagens de estrada e também o muito útil controle de pressão de pneus, sobretudo para aqueles que pretendem diminuir pressão de pneus quando saem fora de estrada.
O Cornering ABS tem 3 modos de intervenção e o Cornering Traction Control conta com 5 níveis integrados nos Modos de Condução. Todo o sistema de ajudas electrónicas actua de forma quase imperceptível, de forma que a nossa percepção seja de que o controlo da moto é nosso, embora o nível de segurança seja exponencialmente aumentado.
Conclusão do contacto OffRoad com a Tiger 900 Rally Pro
O ajuste e refinamento levado cabo pela Triumph nas suas versões 2024 das Tiger 900, é imediatamente perceptível assim que começamos a rodar com as mesmas. O motor redondo e sem vibrações, com potência sempre disponível desde os baixos regimes, proporciona uma condução fluida e controlada, sendo que a resposta imediata do tricilíndrico T-Plane é por vezes inebriante e leva-nos a rodar punho com entusiasmo.
Mas aquilo que mais impressiona na versão 2024 da Tiger 900 em relação à sua versão anterior é o de estarmos a rodar numa moto totalmente diferente, com um nível de confiança imediatamente interiorizado desde os primeiros quilómetros. Um motor redondo, com uma caixa extremamente precisa e um Quickshift dos melhores que temos testado, ajudados por uma embraiagem deslizante, umas suspensões com um desempenho surpreendente e um tacto de travagem com enorme eficácia, fazem desta nova Tiger 900 Rally Pro uma moto perfeita para qualquer tipo de utilização ou aventura.
É difícil apontar defeitos à nova Tiger 900 e aquilo que nos cabe concluir é que os técnicos da Triumph souberam ouvir o mercado e a partir de uma base já de si extremamente eficaz, criar uma máquina que, beneficiando de pequenos ajustes, nos proporciona uma experiência e sensações totalmente diferentes.
O dia seguinte deste primeiro contacto com as novas Triumph Tiger 900 2024 foi dedicado ao asfalto, tendo a organização disponibilizado novamente as Rally Pro, desta vez com pneus mais estradistas, assim como a sua versão GT Pro com jantes de liga e roda de 19” na dianteira, mas isso é motivo para um novo artigo.
A Triumph Tiger Rally Pro vai estar disponível em 3 opções cromáticas a partir de 17.295 eur, sendo a versão base a Black Carbon e as restantes a versão Grey/Orange ( +200 eur ) e finalmente a versão Matt. Green/ Matt Black ( +300 eur ).
Gostámos
– Evolução face versão anterior
– Motor redondo c/ entrega desde os baixos regimes
– Estética e conforto global
– Novo painel TFT e Electrónica refinada
A Melhorar
– Opção pneus Michelin Anakee Wild na compra
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