Precisamos ser objetivos. Pegue tudo o que vamos falar agora e faça uma profunda reflexão: será que você sabe mesmo como pilotar uma moto!? O quanto suas atitudes e hábitos estão contribuindo para a longevidade da sua máquina?
Para tudo há um planejamento! Existem cuidados que são esporádicos, preventivos, e outros que são diários, mais urgentes e que podem definir a segurança do motociclista. No entanto, a verdade é que eles por vezes são deixados de lado. E isso é um problemão.
A seguir, confira a lista que preparamos com os 12 erros que você deve parar de cometer. Assim você garantirá a saúde do seu bem por um longo tempo.
NÃO PRESTAR ATENÇÃO NA QUALIDADE DO COMBUSTÍVEL, INFLUENCIA EM COMO PILOTAR UMA MOTO DO JEITO CERTO!
Para aprender como pilotar uma moto do modo certo, depois que você sai da autoescola, tudo começa pelo combustível.
Infelizmente, nem todos os postos oferecem produtos de qualidade, sendo não raro encontrarmos por aí os famosos “batizados”.
Uma das formas mais fáceis de identificar “uma furada” é ficar de olho nos preços. Aquela “super pechincha” e o “preço mais atrativo da cidade” podem ter por trás uma mistura desagradável, que acabará com a eficiência e qualidade de sua motocicleta em um prazo bem curto.
ESQUECER QUE O ÓLEO TEM VALIDADE
Na verdade, a melhor prática que você pode ter para prolongar a vida útil da sua moto é trocar o óleo antes do vencimento. Diferentemente dos carros, as motocicletas dependem de um único lubrificante para todas as peças.
Além disso, indiscutivelmente, você deve sempre ficar de olho no nível, puxando aquela famosa varetinha. Caso perceba que há uma baixa significativa nesse volume, é hora de visitar um mecânico para entender qual é o problema – possivelmente, um vazamento.
LAVAR SUA MÁQUINA DE QUALQUER JEITO
Tenha cuidado! Não use jatos por pressão. Eles danificam e até estragam de forma irreversível peças como motor e suspensão.
Lave de forma suave, utilizando um balde ou a mangueira tradicional e uma esponja macia para não riscar a lataria.
MALTRATAR O MOTOR COM GIRO ALTO OU BAIXO DEMAIS, DEFINITIVAMENTE, É UMA PÉSSIMA PRÁTICA SOBRE COMO PILOTAR UMA MOTO
Nem oito, nem oitenta. Utilize as marchas de forma correta, fazendo as trocas a cada necessidade imposta pela velocidade.
Esticar demais ou deixar cair drasticamente o giro do motor, é o mesmo que rasgar o seu investimento e jogar sua motocicleta no lixo.
CALIBRAR OS PNEUS COM POUCA FREQUÊNCIA
Além de aumentar o consumo, diminuir a potência, e deixar os pneus e as rodas suscetíveis a diversos danos, não fazer a correta pressurização dos pneus, sempre que necessário, cedo ou tarde, destruirá outras partes importantes e até mesmo a estrutura da motocicleta como um todo.
QUEM UTILIZA A ESTRATÉGIA DA “BANGUELA” NÃO SABE COMO PILOTAR UMA MOTO
Nem no carro, nem na moto. As descidas em “ponto morto” não economizam combustível. Isso é um mito!
Outra má prática é desligar o motor e esquecer que nas ladeiras as engrenagens internas continuam trabalhando, mas sem o óleo lubrificante tão essencial para o bom funcionamento de tudo.
NUNCA FAÇA ISSO, se quiser garantir a longevidade e aprender a como pilotar uma moto com segurança.
FAZER DA EMBREAGEM PONTO DE DESCANSO PARA AS MÃOS
Acontece o mesmo problema nos carros, mas com os pés, claro. Em ambos os casos, a finalidade da embreagem é uma só: auxiliar no câmbio das marchas.
Utilize-a conforme a necessidade e, depois, retire a mão de cima. Isso garantirá que a peça dure longos anos.
ESQUECER DE FISCALIZAR O BÁSICO: CORRENTES E CAIXA DE DIREÇÃO
Correntes ressecadas e frouxas? Folga na caixa de direção?
Diariamente, você precisa observar o estado dessas duas peças imprescindíveis. A lubrificação da corrente com uma graxa, na sua própria casa, já é suficiente. No entanto, para dar aquela “apertada” na medida que ela precisa e também na caixa de direção da sua moto, procure seu mecânico de confiança.
DEIXAR A MANUTENÇÃO APENAS PARA OS MOMENTOS CRÍTICOS DIZ MUITO SOBRE O SEU CONHECIMENTO SOBRE COMO PILOTAR UMA MOTO
Nem precisamos lhe dizer que prevenir é melhor do que remediar. Portanto, não deixe de procurar a ajuda de mecânicos especialistas, para realizar as manutenções (inclusive, nos prazos indicados pelo fabricante de sua moto).
Ah, e nesse combo, ligue-se no que está sendo feito com os amortecedores. Com o tempo e o desgaste natural, a eficiência deles vai ficando prejudicada.
Aliás…
E o que dizer dos freios, né!? De tempos em tempos, é preciso trocá-los, já que vão ficando muito finos.
ADAPTAR PEÇAS PORQUE SÃO MAIS BARATAS
Fuja dos profissionais que lhe oferecerem esse jeitinho de consertar as coisas.
O fato dessa prática ser prejudicial para a longevidade da moto é um ponto de foco, porém, não é o mais significativo. Aqui o que conta, acima de tudo, é o risco à vida pela grande facilidade de ocorrerem acidentes e, até mesmo, explosões.
JOGAR O FILTRO DE AR FORA
Por mais que você considere que o ar flui melhor entre as peças sem o filtro, a entrada de qualquer resíduo e a alta exposição às mudanças climáticas reduzirá consideravelmente a saúde do motor.
SOBRECARREGAR A PILOTAGEM
Carregar grandes volumes com o agravante de serem pesados, não é uma boa ideia. Escolha outro veículo se precisar transportar qualquer coisa que dificulte sua pilotagem, tornando dolorosa, por exemplo, a manobra de frenagem.
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Entendeu como pilotar uma moto garantindo sua longevidade? Preparado para seguir os nossos conselhos? Juntando essas 12 dicas e colocando-as em prática, com certeza você economizará muito, terá sua máquina por muitos anos (se assim quiser) e se auto poupará de aborrecimentos desnecessários.
Já está na hora de trocar ou está querendo comprar a sua primeira motocicleta?
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