A pergunta que não quer calar: como conduzir uma criança com segurança na garupa de uma moto?
Reunimos algumas informações que podem lhe ajudar a responder essa pergunta com bastante tranquilidade, para fazer de sua paixão por moto algo a ser transmitido de geração para geração.
1 | Cuidado com a altura
Dependendo do tamanho de sua motocicleta, uma criança não ficará confortável ou sentindo-se segura. Então faça um teste, verifique se as pernas ficam encaixadas e se os pés alcançam os apoios.
2 | Nunca esqueça de manter os pneus calibrados
Assim como em um carro, as motocicletas precisam estar com a pressão adequada para que o desempenho ou a dirigibilidade da moto não sejam afetados.
Não esqueça que quanto mais pesado o veículo estiver, maior será a dificuldade de conduzi-lo. Com a carga correspondente a mais um passageiro, você precisa sentir que é seguro acelerar.
3 | Ensine a criança a como se comportar em cima da moto
A maioria das motocicletas contam com apoio para as mãos do carona. No entanto, é provável que a criança sinta-se protegida abraçando o condutor. Então, oriente-a a fazê-lo.
Além disso, o corpo do carona sempre deve acompanhar o movimento do corpo do piloto, mais um ponto de alerta a destacar. Além disso, nada de movimentos inesperados. Ambos correm um grande risco caso a criança considere difícil entender sua responsabilidade.
4 | Nunca carregue crianças à sua frente
Lugar de carona é na garupa!
Lembre-se que você não está andando de bicicleta. Além disso, a motocicleta não possui cinto de segurança. Ou seja, em caso de um acidente, será inevitável sua projeção para frente, e os machucados poderão ser muito sérios.
5 | Seja defensivo em sua pilotagem
Não corra, observe as condições gerais do tráfego, faça as transmissões e acione o freio nos momentos adequados. Respeite a sinalização e, principalmente, a velocidade máxima permitida em cada trecho.
Priorize a segurança da vida que você carrega consigo.