Esta pode ser apenas a moto de corrida mais atrevida do Erzbergrodeo 2022. Certamente foi a única Yamaha além do Tenere 700 da Pol Tarres, mas não era apenas qualquer YZ250X antigo, este é molho picante puro direto da fábrica no Japão.
A menos que você estivesse pendurado na metade da lista de inscrições de Erzberg, seria fácil ter perdido essa jóia. Com que frequência você vê Yamahas em qualquer enduro extremo, muito menos encontrar uma alinhada para enfrentar a maior de todas elas e a montanha Gigante de Ferro?
Espere, tem mais. Esta não é apenas uma bicicleta de cavaleiro de hobby corajosa, esta é uma Yamaha de fábrica genuína. Direto do Japão. Uma fábrica japonesa de dois tempos, nada menos.
O piloto, Kenji Suzuki, trabalha para o piloto de P&D da Yamaha, desenvolvendo as linhas de modelos YZ e WR e tem algum pedigree. Ele é ex-piloto da Yamaha Factory Motocross Team, ex-campeão japonês de Enduro (JEC) e membro da equipe japonesa do ISDE Trophy em 2006, 2007 e 2017.
Kenji está prestes a pendurar as botas, ele diz, mas queria correr com Erzberg para tirá-lo de sua lista de desejos, uma última grande corrida, e o que falta para sair! E aqui no Motoraid, estamos muito satisfeitos que ele tenha vindo para a Europa e que a Yamaha tenha aproveitado a oportunidade para dedicar algum tempo e esforço à entrada de Kenji no icônico evento.
Este YZ250X especial é construído à mão para a corrida pela equipe de desenvolvimento da Yamaha com “muita paixão pelo desafio”. É um deleite único e raro ver uma fábrica japonesa em qualquer lugar perto de enduro duro.
Só para constar, Kenji acertou o prólogo em 101o lugar, colocando-o por pouco na terceira fila do evento principal. Infelizmente, ele foi forçado a se aposentar da corrida devido a problemas de freio, mas levou o YZ250X para uma 227a posição oficial de chegada.
Além de Pol Tarres no Tenere 700, ele era a única Yamaha no Hare Scramble, mas a experiência adquirida na Montanha de Ferro faz parte do desenvolvimento futuro dos modelos de enduro YZ e WR.
Motor e exaustão
O motor e o deslocamento da Yamaha são os mesmos do YZ250 original, surpreendentemente sem alterações na cabeça do cilindro e, como entendemos, também não no volante. No entanto, a ECU é um esforço total da fábrica e “especialmente projetada” para Erzberg. Suzuki tinha duas opções, mutáveis por meio de uma chave de mapa nas barras. As opções um eram potência total para o prólogo e uma opção mais suave para o Hare Scramble.
Os radiadores são padrão e não há chaves rad adicionais, mas eles optaram pelo Refrigerante Sem Água Evans e um ventilador de resfriamento. O refrigerante Evans ajuda o motor a funcionar mais frio e visa aumentar o desempenho do motor.
O caso de voo deve ter sido grande porque eles também levaram duas opções para o sistema de escape do Japão até a Áustria. Eles aparafusaram um FMF Fatty para o prólogo que, segundo eles, ganhou 10 kmh em comparação com a câmara de expansão de estoque original.
Eles então mudaram para um HGS para a corrida final junto com o silenciador HGS (bastante curto que observamos – convencionalmente, os proprietários da YZ buscam uma lata final mais longa). As peças HGS forneceram “abundante torque de baixa velocidade”.
Câmbio de forma da caixa de câmbio
A transmissão é toda Yamaha padrão e é a mesma que o modelo de produção em todos os sentidos, exceto nas engrenagens inferiores de menor proporção. A primeira e a segunda marchas são de “velocidade super baixa” e feitas especificamente para Erzberg pela equipe de desenvolvimento.
As proporções finais usadas no fim de semana mudaram de 14 x 48T para prólogo de alta velocidade para 12 × 52T para a corrida principal.
E-starter e suas fontes de energia “não convencionais”
Para esta corrida especial, o YZ250 da Suzuki foi equipado com o importante botão mágico nas barras para disparar o motor de volta à vida. O motor de partida é um mercado de reposição, não uma peça Yamaha, mas as engrenagens e algumas peças internas foram modificadas pela equipe de desenvolvimento da YZ.
A fonte de alimentação do motor de partida não está conectada ao gerador como é convencional. Não convencional é a palavra, já que esta bicicleta de fato tem duas baterias, ambas as quais funcionam como sistemas autônomos diretamente conectados: uma ao acionador de partida e outra ao ventilador.
Não temos certeza por que eles fizeram essa escolha, exceto pela fácil instalação, mas isso naturalmente limita o número de vezes que o acionador de partida pode ser usado. É uma configuração legal, no entanto, e a bateria de partida é escondida sob o assento, posicionada na parte superior da caixa de ar quando o assento está no lugar.
Deslocamento alterado
A empresa especializada Technix trabalha com a equipe de corridas da fábrica japonesa e eles tiveram a tarefa de consertar o ajuste YZ com o objetivo de primeiro executar o prólogo e depois recuar as coisas novamente para o terreno técnico na corrida principal.
São os garfos e amortecedores KYB padrão que acabaram de ser modificados para o peso de Kenji e com algumas mudanças de amortecimento para controlar o chassi para enduro rígido.
Os grampos triplos também são diferentes e substituídos por um conjunto que tem um deslocamento menor para uma direção mais rápida. Infelizmente, não sabemos a medição de deslocamento real.
Isso é tudo o que temos nesta bicicleta. Uma rápida olhada em uma bicicleta Pro do maior pedigree e certamente um deleite raro para os fãs da Yamaha e de dois tempos.